BACKUP ...NUNCA FIZ E QUERO APRENDER A FAZER SOZINHA?

QUERO APRENDER A FAZER BACKUP SEM PRECISAR CHAMAR O TÉCNICO MAS TENHO ALGUMAS DÚVIDAS E TAMBEM MEDO DE DELETAR ARQUIVOS IMPORTANTES, VERIFIQUEI ALGUNS SITES E QUERO SABER SE ESSE É SEGURO

http://www.baboo.com.br/2004/03/ferramenta-de-back...

Ferramenta de Backup do Windows XP - BABOO

www.baboo.com.br

DUVIDAS:

1 - precisa eu copiar as pastas de imagens e documentos para um cd ou pendrive? bjs

2 - todas as vezes que o pc estiver lento posso fazer backup?

3 - de quanto em quanto tempo é necessário fazer?

NESTE SITE QUE COLOQUEI ONDE TEM A JANELA QUE DIZ ESCOLHER AS PASTAS QUE SERÃO COPIADAS PARTE ESQUERDA DO ASSISTENTE. CASO VC QUEIRA ESCOLHER ARQUIVOS INDIVIDUAIS, MARQUE NA PARTE DIREITA DA TELA ( MARCO QUAIS?)

E TB NA JANELA ONDE DIZ QUAL O ARQUIVO OU DADOS QUE DEVEM SER RESTAURADOS (MARCO QUAIS)

POR FAVOR NÃO QUERO PERDER MINHAS FOTOS...OBRIGADA.

Comments

  • Discordo totalmente do blackie.

    Backup, por uma regra básica de segurança, deve sempre ser feito em um disco diferente da unidade em que o arquivo original foi salvo. isso porque se o seu hd der pau (e isso é mais comum do que muita gente imagina), você vai perder todos os seus arquivos (o original e a cópia), a não ser que esteja disposta a pagar muito caro por algum serviço de recuperação de dados.

    A forma mais pratica e moderna que existe hoje pra fazer backup de seus arquivos, é armazenar seus dados "na nuvem".

    Isso significa que uma copia de seus arquivos importantes são mantidos em servidores na internet, disponibilizados por serviços como o dropbox, skydrive e google drive.

    O skydrive disponibiliza gratuitamente 7 Giga pra armazenar qualquer tipo de arquivo na sua conta, que só você acessa por meio de uma senha pessoal.

    O Google drive disponibiliza 5 Giga, lembrando que também existem as versoes pagas desses serviços que disponibilizam muito mais espaço. com apenas 5 reais por mês, por exemplo, você tem à sua disposição 30 Giga de espaço no google drive pra salvar o que quiser.

    Depois de criar sua conta gratuita, baixe os programas que fazem a sincronização dos dados do seu computador com os dados salvos remotamente.

    O que fazem esses programinhas?

    Eles pedem pra você definir a pasta do seu computador que devem monitorar e só isso.

    Sempre que você gravar uma foto nessa pasta, ele fará o upload dessa mesma foto para o servidor do dropbox, skydrive ou google drive. Qualquer alteração feita diretamente no servidor também reflete no seu pc. Se você apagar alguma foto no skydrive, ela também será apagada na pasta monitorada pelo programa, no seu pc.

    Agora, se você prefere a forma clássica de backup, vai precisar de uma unidade (de preferencia externa e removivel, e que caiba todos os dados que são valiosos pra você.

    Identifique em quais pastas esses arquivos foram salvos e a quantidade de espaço que ocupam. Se for algo até 64 giga, um pendrive dá conta. se você precisar de muito mais espaço, vai precisar de um hd externo usb, que permite armazenar até 1000 giga ou mais.

    Um disco ótico (CD, DVD) até pode ser usado como backup, desde que o espaço necessário não seja muito grande. um dvd normal cabe normalmente 4,7 Giga.

    depois, você precisa escolher uma ferramenta de backup e ter algumas noções de como funciona o processo de copia de segurança.

    Um backup verdadeiro, não é somente copiar e colar. mas sim, a criação de um grande e único arquivo compactado que contém todos os dados que você escolheu para salvar. Se um dia você precisar dos dados, basta restaurar com a mesma ferramenta, os dados desse pacotão.

    A primeira vez que esse arquivo é criado, dizemos que você fez um backup completo dos seus arquivos.

    A partir da segunda vez que o backup desses mesmos dados é criado (você escolhe a frequencia de backup que melhor lhe convier) o programa não copia todos os dados novamente. seria uma burrice imensa porque você gastaria um tempo enorme pra isso e teria dois arquivos contendo praticamente os mesmos dados. Ao invés disso, ele compara os dados que foram gravados anteriormente no arquivo de backup completo e dependendo do tipo de backup escolhido, que pode ser incremental ou diferencial, ele cria um arquivo menor contendo apenas as diferenças entre a situação atual dos seus arquivos (arquivos que foram incluidos, modificados ou excluidos) desde a criação do primeiro backup. Com isso, o backup fica muito mais rápido e o espaço necessário para criar um espelho dos seus dados importantes é o menor possível, pois não contém nenhuma redundancia ou duplicata.

    A diferença entre o backup diferencial e o incremental é sutil, mas simplificadamente, o incremental cria um novo arquivo sempre que o backup é criado, que contém as diferenças existentes entre o backup incremental anterior realizado. Assim, você tem uma grande quantidade de pequenos arquivos encadeados, em que um aponta para o seguinte.

    No backup diferencial, você tem apenas dois arquivos pois o segundo contém os dados de modificaçao consolidados desde a criação do backup completo. Então, a tendencia do segundo arquivo fique cada vez maior com o tempo, e a operação de copia demore mais do que o incremental.

    Em termos de ferramentas para criação de backups, existem muitas. Não conheço a ferramenta de backup do windows xp, mas creio que ela deva ser muito simplória.

    Existe muita ferramenta eficiente e gratuita pra criação de arquivos de copia de segurança como a que vem juntos com os hds externos da samsung (agora seagate).

    Ou então o excelente e rapido Cobian Backup que você pega no baixaki:

    http://www.baixaki.com.br/download/cobian-backup.h...

    Ele é muito completo e funciona automaticamente, tudo o que você tem que fazer é escolher quais pastas e arquivos deseja copiar, agenda quando quer que o programa rode o backup, e o tipo de backup.

    Abs e boa sorte.

  • aff vc chamava um tecnico pra faze backup \o/

    Backup é na verdade copiar e colar : )

    Mina seguinte:

    1 - Olha se o tecnico que formatou seu PC deixou duas partições:

    Se sim - elas são a c: e a d:

    Se não - esse tecnico é noob

    2 - Crie uma pasta na d: e dentro dela crie uma pasta para cada tipo de arquivo:

    ex: Músicas, fotos, filmes, etc:

    assim se seu windows se estragar e tiver que formatar vc não ira perder seus arquivos:

    Ainda existe gente que guarda arquivos no c: /o/ kkkkkkkkkkk

    3 - compre um HD externo ou vários DVDs virgens e toda semana copie os arquivos novos para eles!

    4 - Nunca guarde coisas importantes demais na mesma partição que está o windows!

    5 - Não precisa fazer backup das pastas de programas do c:

    6 - Não precisa usar a Ferramenta de Backup do Windows XP pois o que vc vai fazer é simplesmente copiar os arquivos de um local e colar em outro (No caso de ser um HD externo) ou gravar em dvd (No caso usando o Nero)

    7 - Faça backup sempre que achar necessário

    8 Mil bjs do Blackie

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