É possível inventar uma história com elementos tão vagos? Como?
Há tempos venho querendo escrever um livro, mas não tenho uma história, tenho somente elementos muito vagos, coisas que eu gostaria que houvesse no enredo, mas nada concreto e suficiente para eu começar.
Seria uma história intrigante e que prendesse a atenção. Ela aconteceria numa praia tropical, num lugar paradisíaco.
Os personagens seriam jovens, talvez surfistas...
A história começaria bem light, com um romancezinho light e fofo entre dois personagens. Depois tudo mudaria, haveria uma espiral de acontecimentos, uma tensão crescente se faria notar.
(Meu ideal seria construir uma história com o ritmo parecido com o do filme Cisne Negro)
Haveria um clima sensual, chantagens, mentiras, ameaças. Contudo, não haveria vilões porque os personagens seriam muito humano e reais, apenas pessoas errando.
Bom... é só isso que eu tenho, e já faz anos que venho idealizando uma história assim, mas nunca consigo tecer nada mais concreto. O que faço para conseguir escrever o meu livro?
Update:*Correção: "os personagens seriam muito humanoS e reais"
Comments
Uma história intrigante e que prenda a atenção, tensão crescente, mentiras... Não vejo como desenvolver um livro com estes elementos sem ter em mente algo realmente concreto e consolidado.
Por exemplo, você falou da mentira... Você teria que criar a mentira para o personagem X, dar um motivo pelo qual ele mentiu, criar a expectativa do personagem Y (aquele que foi alvo do mentiroso), criar a reação dele referente a mentira (já que você disse que são "muito humanos e reais", devo entender que possuem personalidades únicas, com manias... temores e méritos por conta), deveria criar o que aconteceria caso ele descobrisse a mentira e qual seria a reação do personagem X caso isso acontecesse (baseado na personalidade que você criou).
Enfim, você escolheu um aspecto bem difícil de escrever e seria extremamente complicado fazer algo se você não tiver domínio total sobre a história.
Te aconselho o seguinte, dê uma lida em livros de RPG da White Wolf (Vampiro: A Máscara. Lobisomem: O Apocalipse, Demônio: A Queda). Indiquei esses livros (nessa ordem) porque demonstram bem como criar personagens com passado/presente/futuro e como desenvolver tais personagens.
Se quiser pegar umas dicas de escrita, aconselho o livro O Exorcista de William Peter Blatty... Pois, ele possui exatamente esse clima de tensão ascendente que você procura criar.
Enfim, boa sorte (me manda uma cópia de presente quando for publicado rsrs)
m