ACD (Auxiliar Cirurgião Dentista), o que vc sabe? Vc pode me ajudar?

estou pesquisando a profissão de ACD. Estou interessada em me inserir nesta carreira, mas preciso saber maiores informações

Quero saber se mesmo não tendo experiência profissional nenhuma na área de odontologia posso , após fazer o curso, conseguir um emprego como ACD. Apenas fazer o curso e ter boa dicção e comunicação são os requisitos para conseguir uma colocação no mercado de trabalho?

Quais são as instituições capacitadas e reconhecidas pelo CROSP aqui na capital de São Paulo para eu fazer o curso?

Quais são os requisitos básicos para se tornar ACD?

E, por fim, qual é a faixa salarial e como está o mercado nesta área? È fácil conseguir um emprego?

Comments

  • Olá

    Sinceramente, não se trata de uma profissão com um bom mercado de trabalho. A ACD tem um piso salarial de pouco mais de 500,00 (acho que é 526, para ser exata), porém muitos dentistas, para economizar, preferem contratar recepcionistas.

    Eu, por exemplo, não me importo em contratar pessoas sem o curso. Prefiro que as meninas sejam de confiança, melhor ainda se forem indicadas por alguém. Escolho as minhas assistentes em meio as minhas próprias pacientes, treino-as e pago o curso, que é de 6 meses e custa perto de 110,00 (nas APCDs, que são os melhores locais para vc fazer o curso). Não acho muito importante que o curso seja reconhecido pelo CRO, o que importa para mim é o conteúdo programático (prefiro que minhas assistentes façam um curso no qual eu conheça o professor, embora o mais importante seja mesmo o treinamento no meu consultório).

    Quando vou contratar uma menina, observo se ela tem boa aparência, bom asseio, se são educadas, se falam bem. Outros fatores importantes são onde elas moram ( melhor se morarem por perto da clínica para que possamos economizar condução e vale refeição) e especialmente se tem vontade de aprender. Só fico efetivamente com a candidata se percebo que ela tem iniciativa, se é responsável e se domina o trabalho com rapidez.

    Dê uma olhada no site da APCD caso esteja interessada em fazer o curso: www.apcd.org.br

    Na própria APCD há uma especie de cadastro para pessoas que fizeram o curso e estão procurando emprego no qual os dentistas consultam quando procuram uma ACD.

    Boa sorte, []s

  • é facil conseguir tb. sim em clinicas ou consultórios odontológicos, ter boa aparecia e dicção também , mas procure a associação odontológica de sua cidade para fazer curso de acd.faixa salarial em serviço público é em media dos 800 reais e privada o salario minimo.

  • OS ESTÁGIOS Q VC FARÁ DURANTE O CURSO TÉCNICO CERTAMENTE SERÃO SUFICIENTES COMO EXPERIÊNCIA P Q VC CONSIGA O EMPREGO. SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL (SIMPATIA E APARÊNCIA) TAMBÉM SÃO IMPORTANTES.

    PROCURE ORIENTAÇÃO SOBRE INTITUIÇÕES NOS SITES DA ABO-SP E DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA-SP (PONHA-AS COMO PALAVRAS-CHAVES NO GOOGLE PARA ACHAR O SITE DESTAS INSTITUIÇÕES). A FAIXA SALARIAL É DE 01 A 02 MÍNIMOS. SE VC FIZER O CURSO PARA ACD E APÓS PARA THD CERTAMENTE PODERÁ CONSEGUIR ALGO MELHOR. BOA SORTE!

  • A respeito do CROSP, curso, instituições não posso falar nada, pois não sou ligada a esses assuntos.

    Mas quanto ao mercado, posso dizer que é ótimo, se você for interessada, disposta a aprender sobre a Odontologia e trabalhar bem. Auxiliares de consultório boas são raridade na minha cidade. Até hoje, nunca encontramos uma que atendesse a todas nossas expectativas. Conheço apenas uma auxiliar, que trabalha para um colega, que é disputada por muitos profissionais pelo seu trabalho excelente. Está sempre recebendo propostas para trabalhar em outras clínicas, com salário ainda maior... ela só não sai do consultório desse colega pois está há anos trabalhando com ele.

    Ou seja, o sucesso na área depende apenas do seu interesse e vontade.

Sign In or Register to comment.