Por que as pessoas gostam tanto de São Paulo?

Pessoal, posso estar enganado, mas mediante tudo que ouço de pessoas do meu convívio (e até mesmo de membros da mídia artística) acho que idolatram muito essa cidade.

Vivo em São Paulo; nasci aqui, meus pais nasceram aqui, meus avós nasceram aqui, e até mesmo meus bisavós em seus navios imigratórios desembarcaram aqui, em grande parte na região da Mooca e Vila Prudente (Zona Leste, para quem não conhece, ou Zona Sudeste para os mais achegados da região). Apesar de toda essa história, acho que a época da "Terra da Garoa" já se foi há muito tempo.

São Paulo não é mais aquele lugar cheio de histórias boas que lembravam um passado humilde, mas orgulhoso; não é mais confortável, cheio de pureza, como na época em que os imigrantes europeus se reuniam na Praça da Sé assistir às apresentações no Coreto (sim, São Paulo tinha um Coreto assim como as cidadezinhas do interior!); ou na época em que se andava à cavalo, onde tudo era tão difícil, mas tão honesto e honroso; São Paulo não é mais a terra nevoada na qual, não importando a circunstância, às 06 da manhã caía aquele sereno frio, mas aconchegante.

A terra das oportunidades e prosperidade, prosperou tanto que saiu das rédeas. É como o pobre que, da noite para o dia, enriquece e não sabe administrar sua riqueza, fazendo-o retornar à lama que saiu. A terra falada por nossos antepassados não existe mais, pois tornou-se um lugar sujo, poluído, cheio de maltrapilhos que foram tentar a sorte na "cidade grande" e findaram piores do que começaram; lugar lotado de corrupção, filas gigantescas de carros nos horários de chegada e saída do trabalho, stress interminável, transporte público caro e de qualidade duvidosa, imóveis caríssimos, etc.

São Paulo cresceu desproporcionalmente ao seu preparo estrutural, o que transformou a qualidade de vida de seus antigos habitantes em um caos completo.

Quem, em sã consciência pode dizer que gosta de uma cidade como essa? Porque as pessoas dizem que gostam do agito da cidade ao invés da calmaria do campo? Porventura não há como se ter uma vida boa em Boituva e realizar as necessidades em Sorocaba, que é um pouco maior, por exemplo?

Em questão de oferta de mão-de-obra, não tenho dúvida que é uma terra de oportunidades, realmente, mas tirando esse aspecto, a nossa vida se resumo ao sucesso profissional? E a qualidade de vida? Com um salário que, muitas das vezes, você levaria uma vida de mendigo em São Paulo, você pode levar uma vida de rei em uma cidade interiorana...

Bem, era isso que eu tinha para falar pessoal, EXPRESSEM-SE!!!

Comments

  • Não existe cidade perfeita,uns idolatram sua cidade,mas o que afeta cidades grandes é muita favelas,poluição,trafico,pedofilia ,políticos corruptos,gente vagabunda,assacinos,enfim,concordo com vc que hj em dia é melhor morar no interior,apesar que ate msm aqui a violência vem crescendo,isso porque gente ruim,maus governantes e migração existe no país todo,cidades super lotadas geram,congestionamentos infinitos,assalto,e muitas outras coisas que prejudicam qualquer cidade,sinto falta de tudo isso que vc citou!!abraços..

  • mude para uma cobertura na zona oeste e você vai ver por que as pessoas adoram essa cidade!

  • Cara o rio e muito melhor que qualquer estado do Brasil cara 2 coisas maravilhosas as mulheres e o lugar par se morar muda po rio de janeiro

Sign In or Register to comment.