quem é bom de português me ajude...?

1) Defina e exemplifique:

a) verbos regulares; irregulares; auxiliares; abundantes; defectivos e anômalos;

b) formas nominais;

c) vozes do verbo:

2) Conjugue o verbo abaixo em todos os tempos e modos verbais.

O verbo é: ALARMAR.

por favor quem souber fazer me ajude. Obrigado.

Comments

  • 1)

    1.a)verbos regulares são os que seguem o modelo comum de sua conjugação: amar, comer, dormir,p.ex.

    1.b) verbos irregulares: são os que sofrem alterações no radical e nas terminações, ao serem conjugados. Ex: ;faço,fazes,faz...feito

    1.c) verbos auxiliares: são os que ajudam a formar os tempos compostos da voz ativa (ter) e a passiva (ser):ex: tinha feito, terei feito, etc.

    1.d) abundantes: são os que têm mais de uma forma para o mesmo tempo verbal. Isso ocorre em geral no particípio passado: gastado e gasto; pegado e pego, etc

    1.e) defectivos: são os que não se conjugam em todas as pessoas, algumas faltam. Ex: abolir, reaver, relampejar...

    1.f) anômalos: verbos cuja conjugação é muito irregular: Ex: verbo ser: sou,és , fosse,...Verbo ir: vou, ía, irei, vá, fosse...

    2) Formas nominais::formas que não se conjugam: Infinitivo (amar), Gerúndio (amando), particípio (amado)

    3) Vozes dos verbos; Voz é a forma que o verbo toma para indicar que a ação verbal é realizada ou sofrida pelo sujeito. São três as vozes dos verbos:

    Voz ativa - é aquela em que está o verbo quando o sujeito é aquele que realiza a ação expressa pelo verbo. Ex: Maria canta muito bem. Maria tem cantado muito bem. Maria cantará muito bem.

    Voz passiva- é aquela em que está o verbo quando o sujeito é paciente da ação expressa pelo verbo. Ex: José foi muito amado por Maria.

    Voz reflexiva- É aquela em que está o verbo, quando o sujeito é agente e paciente da ação expressa pelo verbo. Ex: Lúcia olhou-se no espelho (Lucia olhou Lúcia no espelho )

    Quanto à conjugação, você mesmo pode encontrá-la em uma gramática . Basta seguir o modelo da 1a conjugação em -ar. Eu gosto de ter um manual de conjugação de verbos. Tenho o de Hugo Bellard e o de Segismundo Spina.

  • alarmar é dar alarme

  • a)Verbos regulares são aqueles que não sofrem alteração em seu radical e cujas desinências são as mesmas do verbo paradigma ou modelo de conjugação.

    Ex: Conjugação do verbo regular "mandar":

    Verbos irregulares são verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, afastando-se do modelo a que pertencem

    Ex: faço - fiz

    Verbos auxiliares, em gramática e em linguística, são uma classe de verbos que fornecem informação semântica adicional ao verbo principal, ou seja, acrescem informações sobre tempo, número, pessoa, etc. ao verbo principal.

    Verbos abundantes são aqueles que apresentam duas formas de mesmo valor. Geralmente ocorrem no particípio, que chamaremos de particípio regular, terminado em -ado, -ido, usado na voz ativa, com o auxiliar ter ou haver, e particípio irregular, com outra terminação diferente, usado na voz passiva, com o auxiliar ser ou estar.

    Verbos defectivos são aqueles que não possuem conjugação completa.

    Ex. falir, reaver, precaver = não possuem as 1ª, 2ª e 3ª pes. do presente do indicativo e o presente do subjuntivo inteiro).

    Verbos anômalos são aqueles que sofrem grandes alterações no radical.

    Ex. ser = sou, é, fui, era, serei.

    b)São três as chamadas formas nominais do verbo:

    01) Infinitivo:

    São as formas terminadas em ar, er ou ir.

    02) Gerúndio:

    São as formas terminadas em ndo.

    03) Particípio:

    São as formas terminadas em ado ou ido.

    c)Voz verbal é a flexão do verbo que indica se o sujeito pratica, ou recebe, ou pratica e recebe a ação verbal.

    01) Voz Ativa: quando o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação verbal ou participa ativamente de um fato.

    Ex. As meninas exigiram a presença da diretora.

    A torcida aplaudiu os jogadores.

    O médico cometeu um erro terrível.

    02) Voz Passiva: quando o sujeito é paciente, ou seja, sofre a ação verbal.

    A) Voz Passiva Sintética:

    A voz passiva sintética é formada por verbo transitivo direto, pronome se (partícula apassivadora) e sujeito paciente.

    Ex. Entregam-se encomendas.

    Alugam-se casas.

    Compram-se roupas usadas.

    B) Voz Passiva Analítica: a voz passiva analítica é formada por sujeito paciente, verbo auxiliar ser ou estar, verbo principal indicador de ação no particípio - ambos formam locução verbal passiva - e agente da passiva. Veja mais detalhes aqui.

    Ex. As encomendas foram entregues pelo próprio diretor.

    As casas foram alugadas pela imobiliária.

    As roupas foram compradas por uma elegante senhora.

    03) Voz Reflexiva:

    Há dois tipos de voz reflexiva:

    a) Reflexiva: será chamada simplesmente de reflexiva, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo.

    Ex. Carla machucou-se.

    Osbirvânio cortou-se com a faca.

    Roberto matou-se.

    a) Reflexiva recíproca: será chamada de reflexiva recíproca, quando houver dois elementos como sujeito: um pratica a ação sobre o outro, que pratica a ação sobre o primeiro.

    Ex. Paula e Renato amam-se.

    Os jovens agrediram-se durante a festa.

    Os ônibus chocaram-se violentamente.

    Passagem da ativa para a voz passiva ou inversa

    Para efetivar a transformação da ativa para a passiva e vice-versa, procede-se da seguinte maneira:

    1- O sujeito da voz ativa passará a ser o agente da passiva.

    2- O objeto direto da voz ativa passará a ser o sujeito da voz passiva.

    3- Na passiva, o verbo ser estará no mesmo tempo e modo do verbo transitivo direto da ativa.

    4 Na voz passiva, o verbo transitivo direto ficará no particípio.

    Voz ativa:A torcida aplaudiu os jogadores.Sujeito = a torcida.Verbo transitivo direto = aplaudiu.Objeto direto = os jogadores. Voz passiva:Os jogadores foram aplaudidos pela torcida.Sujeito = os jogadores.Locução verbal passiva = foram aplaudidos.Agente da passiva = pela torcida.

    2)Formas Nominais:

    infinitivo: alamar

    gerúndio: alamando

    particípio: alamado

    Presente do Indicativo

    eu alamo

    tu alamas

    ele alama

    nós alamamos

    vós alamais

    eles alamam

    Imperfeito do Indicativo

    eu alamava

    tu alamavas

    ele alamava

    nós alamávamos

    vós alamáveis

    eles alamavam

    Perfeito do Indicativo

    eu alamei

    tu alamaste

    ele alamou

    nós alamamos

    vós alamastes

    eles alamaram

    Mais-que-perfeito do Indicativo

    eu alamara

    tu alamaras

    ele alamara

    nós alamáramos

    vós alamáreis

    eles alamaram

    Futuro do Pretérito do Indicativo

    eu alamaria

    tu alamarias

    ele alamaria

    nós alamaríamos

    vós alamaríeis

    eles alamariam

    Futuro do Presente do Indicativo

    eu alamarei

    tu alamarás

    ele alamará

    nós alamaremos

    vós alamareis

    eles alamarão

    Presente do Subjuntivo

    que eu alame

    que tu alames

    que ele alame

    que nós alamemos

    que vós alameis

    que eles alamem

    Imperfeito do Subjuntivo

    se eu alamasse

    se tu alamasses

    se ele alamasse

    se nós alamássemos

    se vós alamásseis

    se eles alamassem

    Futuro do Subjuntivo

    quando eu alamar

    quando tu alamares

    quando ele alamar

    quando nós alamarmos

    quando vós alamardes

    quando eles alamarem

    Imperativo Afirmativo

    alama tu

    alame ele

    alamemos nós

    alamai vós

    alamem eles

    Imperativo Negativo

    não alames tu

    não alame ele

    não alamemos nós

    não alameis vós

    não alamem eles

    Infinitivo Pessoal

    por alamar eu

    por alamares tu

    por alamar ele

    por alamarmos nós

    por alamardes vós

    por alamarem eles

  • Verbos Regulares: São aqueles que não sofrem alteração em seu radical e cujas desinências São as mesmas do verbo paradigma ou modelo de conjugação. Ex : Eu mando.

    Verbos Irregulares:São verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências , afastando -se do modelo a quem pertence. Ex: Faço - Fiz

    O resto você poderá encontrar no Site Wikipedia.com.br.

    Espero ter ajudado.

    Margaridas no seu Jardim.

  • QUERIDA VC É MUITO BURRA MESMO,EU TENHO 12 ANOS E JA ESTOU NA SEXTA SERIE E SEI ISSO , VC TERIA QUE SABER PELO MENOS ISSO .....................................RSRSRSRSRSRS

    VAI PRA ESCOLA QUE VC APRENDE ..............DÃHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

    ALIÁS:QUEM SABE SABE QUEM NUM SABE É BURRO..........................

  • Dá uma olhada neste site. Pode ser que te ajude.

Sign In or Register to comment.