Posso dizer que minha gata é uma pelo curto brasileiro?

A dois anos adotei uma gata, e agora descobri que ela é igual a da raça pelo curto brasileiro. Mas, dizem que só é considerada gata de raça quando tem pedigree, ela não tem. Mas mesmo assim, posso dizer que ela é de raça, pelo curto brasileiro???

Por favor, e obrigado a todos.

Comments

• Não, você não pode dizer.

O pelo curto brasileiro é uma raça que foi desenvolvida a partir dos nossos vira-latas... isso não quer dizer que todos os nossos vira-latas sejam pelo curto br. Porque a idéia da raça, independente de qual seja, é delimitar padrões... não só físicos, mas também comportamentais. Ou seja, pra começar essa raça, foram "coletados" vários animais vira-latas com um tipo físico determinado e comportamento determinado, e daí em diante os criadores foram manejando até chegar ao tipo de animal que eles estavam procurando... e isso foi registrado como a raça, então os exemplares dessa raça são os animais decendentes desses primeiros... se você realmente tiver um animal que se encaixe no padrão, apesar de não ter a descendencia, então o que você pode fazer é levar ele pra ser analisado pelos juízes da Federação Br. do Gato, e se for comprovado que está dentro dos padrões, então você consegue não pedigree, mas o que chamam de registro inicial... tendo esse registro, daí então é possível dizer que ele seja pelo curto br. Sem registro nenhum, é só um vira-lata. O que, é claro, na prática, não faz muita diferença...mas...

[]'s

Sign In or Register to comment.