Pode ou não pode casamento na igreja catolica entre religiões diferentes?

Bom dia.

Eu sou evangélico ( não discrimo nem tenho preconceito com nenhuma religião )

Minha namorada é catolica praticante.

Namoramos a 2 anos e 6 meses..

Estavamos conversando sobre casamento, ela disse uma coisa a mim que me deixou muito triste, disse que não da para nos casarmos na igreja catolica pq eu não sou catolico, eu teria que virar catolico para poder casar.

Eu fiquei espantado.

Li alguns topicos de pessoas que se encontram no mesmo caso que eu, e esta bem dividido, uns falam que dá para casar sim, sendo um de nos catolico.

Outros dizem que não da.

Eu falei para ela realizarmos uma cerimonia legal, com juiz de paz, ou até um padre se puder.

Mas ela não quer, diz que a tradição da familia dela casar na igreja catolica.

Sendo assim, pode ou não pode haver casamento sendo de crenças diferentes?

Obrigado.

Update:

obs: não vou virar catolico apenas para me casar, acho injustiça com deus comigo e com ela.

Comments

• Re: Casamentos mistos

Escrito por: Padre João Luis (IP registado)

Data: 18 de May de 2005 01:02

De facto estão contemplados os casamentos mistos na Igreja Católica - isto é entre uma pessoa católica e outra de outra religião cristã mas não católica com um baptismo valido (protestantes, ortodoxos, anglicanos etc. Os baptismos das seitas não são considerados validos). São os chamados casamentos misto. Os noivos vão a uma Igreja catolica - se for essa a decisão e falam com o Padre que tratará do Matrimónio, que neste caso é Misto. Sendo este caso um impedimento para o Matrimónio é necessário que a parte catolica peça a Licença necessária ao Bispo diocesano - e que normalmente é concedida.

Condições:

1º A parte catolica comprometé-se a não ir a um ministro acatólico prestar ou renovar o consentimento matrimonial - só o faz na Igreja Católica.

2ª A parte catolica promete evitar tudo o que possa constituir perigo para a sua fé catolica e fazer os possiveis para os filhos sejam educados na fé católica.

3º A parte catolica delarar que está elucidade quanto aos fins e propriedades essenciais do matrimónio e que as aceita.

A Parte Não Catolica apenas declara que tomou conhecimento do compromisso da parte catolica e está disposto a aceitá-lo e que está elucidado sobre os fins e propriedades essenciais do matrimonio e que os aceita.

Após obtida a Licença, o Matrimónio é celebrado e e recebem a Benção de Deus.

Se a outra parte não possui qualquer baptismo valido - Muculmano, Hindu, ou até é ateu e nunca foi Baptizado, o impedimento é outro. Trata-se de disparidade de Culto. Também é possivel, e os passos são os mesmos, pedindo dispensa desse impedimento ao Bispo diocesano.

• Buscar a Deus inclui entrar em seus misterios não condenar as pessoas.O amor de deus e incondicional por isso ele deu seu unico filho para morrer por nos. Ou segue a cristo ou segue as coisas que convém.

• !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

....SIM ECXISTE... MAS EU DESEJARIA POUPARVOS DE TRIBULAÇÕES...

???????????????????????

• Eu tive este problema quando ia casar, minha noiva era católica e eu não tinha religião definida. Quando respondemos com sinceridade ao padre, ele disse que não faria a cerimônia e se eu tivesse mentido, dizendo ser católico, ele a faria sem problemas. O questionei sobre o pecado da mentira e ele retrucou que o pecado seria meu, mesmo tendo sido sugerido por ele. Procurei seu superior, expliquei toda a situação e o mesmo me garantiu que casaríamos conforme nosso desejo e falaria isso ao padre, que ao invés de nos criticar, deveria entender que estávamos em busca do deus, de uma crença e isso era mais importante que qualquer coisa! Vcs precisavam ver a cara de bunda que o padre fez quando entramos na igreja. Hoje minha mulher frequenta o candomblé, sou agnóstico, meu filho é kardecista e a filha é católica não praticante.

• Pode sim.Se ela é católica é só falar com o padre.Você faz um cursinho rapido e casa.A maioria dos que conheço não são nem católico e se casam la.Nem falam que não são.E de todas as religiões.Só que tem de aprender o básico para saber o valor do casamento.Deus não é injusto e sim a sociedade com suas manias que prejudicam filhos e netos.Por isso diz que os filhos pagam pelo que os avós fizeram.

• Não tem como vc vai ter que.que.fazer crisma e primeira comunhaao e se.batizar também ...

• Os católicos erram por não conhecer as Escrituras.

Jesus nos deixou 2 ordenanças a Santa Ceia, a ceia do Senhor e o Batismo. O casamento o Senhor estabeleceu como a união entre o homem e mulher numa só carne sem compromisso algum religioso, mas a Igreja católica colocou o casamento como um dos 7 sacramentos.

A igreja católica descumpre a Palavra do Senhor e tenta laçar as pessoas pela força e pela coerção, promovendo o batismo de crianças, casamento entre catolicos, missa para os mortos, etc

Sign In or Register to comment.