Vale a pena usar gás natural para aquecimento de água no lugar da eletricidade?

Há muito tempo ouvi dizer que o uso de gás natural era compensador para aquecimento de água. Fiz as estimativas comparadas considerando que os banhos em minha residência são cerca de 60 minutos por dia.

Um chuveiro elétrico tem 2000 W de potência. A Eletropaulo cobra R$ 0,35 por kWh já embutido o valor do ICMS (o valor livre é cerca de R$ 0,25 por kWh), então

2 kWh x 60 minutos x 30 dias x 0,29 R$/kWh = 21,00 R$/mês

Um aquecedor a gás consome 1,19 m³/h (modelo Lorenzetti L-8 [ http://www.lorenzetti.com.br/produto.asp?id=AG0006 ], o mais simples e possivelmente o mais econômico). Pela tabela da Comgas o custo do m³ pode variar de R$ 1,32 a R$ 4,11. Nas mesmas bases do cálculo anterior

1,19 m³/h x 60 minutos x 30 dias = 35,7 m³/mês

35,7 m³/mês x R$ 1,32 R$/m³ = 47,12 R$/mês

35,7 m³/mês x R$ 4,11 R$/m³ = 146,73 R$/mês

Ou seja, no melhor caso 2,2 vezes mais caro que o chuveiro elétrico e no pior caso 7,0 vezes mais caro.

Update:

Comentário sobre a resposta do Luiz

Obrigado pela sua resposta, mas veja que você morando sozinho gasta R$ 15, que é próximo dos R$ 21 que estimei com 60 minutos de chuveiro elétrico, que no meu caso representa três pessoas tomando banho diariamente, que dá uma média de 20 minutos cada um. Se o seu tempo de banho for aproximadamente esse, poderia gastar um terço disso, talvez R$ 5 se fosse energia elétrica, ainda que esteja desconsiderando que você deve gastar um pouco do gás para cozinhar.

Update 3:

Artigo científico

Olha só como apesar dos meus cálculos, que leva em conta um cenário muito simples, a coisa pode se complicar.

Achei um artigo com teor científico, elaborado por engenheiros do IEE (Instituto de Eletrotécnica e Energia) da USP. É de se esperar que eles saibam do que estão falando, e eles dizem que o gás natural é melhor, mas li isso indo direto a conclusão, porque tentei ler a descrição e não entendi de primeira, preciso ler com mais cuidado. Mas aparentemente considera que só é viável em instalações coletivas e com retorno de investimento em mais de 10 anos.

Segue o link:

http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/4/resumos/4PD...

Comments

• Depende do que você procura, se é custo ou conforto.

Eu, por exemplo, instalei um aquecedor à gás da Komeco 7l, sem necessidade de instalação de bomba, paguei na promoção R$ 285,00. Estou satisfeito. Pois não há comparação entre aquecedor e chuveiro elétrico. O aquecedor esquenta muito mais que o chuveiro elétrico. Aliás, achei estranho você ter um chuveiro com 2000w de potência (!?); pois eu tinha um de 5500w e passava frio, no inverno, mesmo ligando na potência máxima.

Aqui em casa, somos em 2 pessoas e tomamos banhos de 10min cada. Geralmente, o botijão de gás dura 1 mês, sendo que minha esposa usa água quente pra lavar a louça, quase que diariamente. Sem contar, que usa o gás pra cozinhar. E, tem mais, minha sogra vem passar todo sábado em casa, e toma banho aqui.

Ah, lembrando que não troquei o chuveiro elétrico, ele continua lá, pois se não houver água da rua, eu ligo o chuveiro elétrico e uso a água da caixa.

Mas, de uma coisa você pode ter certeza, eu nunca passo frio mesmo num inverno rigoroso, quando a água da torneira está gelada (moro em SP, capital). Sem contar que, fiz uma banheira e tomo banho de ofurô, 1 vez por mês.

E também, não desperdiço água, enquanto espero a água esquentar, vou enchendo em um balde, depois uso na privada. Ou seja, desperdício zero.

• Você economizará na energia elétrica, mas gastará mais água!!

pra compensar tem que morar várias pessoas na casa (4 por exemplo) e Todos tomarem banho um em seguida do outro, para apenas o primeiro perder mais tempo (e água) esperando a tubulação do gás esquentar.

• Mió usá gáis qui ficá soprano im baixo da chalera, né?

• Olá,

No prédio onde moro já havia aquecimento central a gás.

Meu aquecedor é o SAKURA, pago em média R$ 15,00 por mes.

OBS: moro só!

tudo de bom!

luiz

Sign In or Register to comment.