Como concertar rachaduras de parede?

Estou concertando rachaduras na parede da minha casa. Quebrei o revestimento e apliquei uma camada de 10mm de chapisco na proporcao 1:2 (cimento, areia grossa e um pouco de areia fina vermelha para dar liga). Quero saber se posso revestir com massa fina - reboco (1:2:9 - cimento-cal-areia fina), direto sobre o chapisco sem fazer o emboço ou massa grossa. Em alguns lugares ainda está fundo, como mais de 30 mm, devo colocar mais chapisco nestes pontos antes de fazer a camada de MASSA FINA ?

Update:

Ok, e depois de chumbar, como é feito o reboque ? É preciso de 2 camadas, emboço (massa grossa onde vai areia grossa) e depois massa fina (reboque)? Ou posso colocar o reboque direto sem a massa grossa?

Comments

• Amigo,

Eu costumo consertar rachaduras,fazendo uma canaleta de atravessado na rachadura,coloco um ferro pode ser de 3/8 ou 5/16 de uns 30 centímetros de comprimento com as duas pontas entortadas um ao lado contrario da outra. a canaleta pode ter uns 4 centímetros de profundidade,coloca o ferro dentro e chumba com uma massa de cimento e areia.A cada uns 20 centímetros chumba um ferro deste em toda a extensão da rachadura.depois de chumbado os ferros,vai abrindo mais a rachadura e coloca uma massa de cimento e areia,depois de devidamente rebocada pode fazer o acabamento.

• Realmente usar o sistema de grampos em toda extensão da rachadura é bem mais pratico.

Em rachaduras pequenas grampos feitos com vergalhão condizente ao serviço resolve já em grandes rachaduras prefiro usar barras chatas com tres furos sendo um central no ponto da rachadura e os outros dois a mais ou menos uns 25 cm do centro parafusos arruelas e porcas no tamanho que o emboço cubra depois este metodo é para grande rachaduras .

Mas tudo isso pode ser evitado no inicio de uma construção quando deve ocorrer atracação geral da mesma tanto no alicerce quanto na parte superior ( percintas ) isso evita rachaduras.

Em geral usam o sistema de um alicerce basico e só fazem a atracação superior mas sempre incorrem no erro da atracação rodada e sem atracação entre elas ou seja so as paredes externas temm percinta e isso por causa do telhado.

Use o sistema de grampos é mais seguro e não terá surpresas futuras " no mesmo ponto " pode ter em outros e ai resolve tudo percintando geral em uma reforma.

Meu EMAIL, MSN e ICQ são abertos

<[email protected] >

< ICQ 552054365 >

Saudações

▲▼ЖÁĶĶÁĹ ▲▼

Sign In or Register to comment.