Como pode uma frase de milênios atrás ser tão real e atual?
"O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem."
Sócrates (em grego antigo: Σωκράτης, transl. Sōkrátēs; 469–399 a.C.) foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. Conhecido como patrono da Filosofia, Sócrates influencia até hoje o pensamento ocidental. Não deixou nenhuma obra escrita, sendo seus discípulos Platão e Xenofontes responsáveis por difundir seu pensamento.
Será que em algum dia isso realmente venha a mudar?
Comments
Olhe, eu já me fiz essa pergunta inúmeras vezes, e com incontáveis frases, e quase todas se não milenares, ao menos seculares de longa data, e a conclusão a que cheguei é uma só:
Toda a sabedoria é ancestral e conhecida pela humanidade, o problema é que ela é muita e muito ampla, pois que está em toda parte. Há sabedoria na semente que produz uma árvore que produz um fruto que produz sementes e sabedoria há no ovo que produz uma ave que produz um ovo, da mesma forma que há sabedoria num planeta que desliza ao redor de um centro de energia.
Assim, nós humanos por aqui de passagem e rápidos (considerando que a eternidade é maior que os milênios e que nós não atingimos na média de vida um único século), temos pouco tempo para absorvê-la e alguns entre nós o conseguem e quando o fazem deixam para os demais frases assim, eternas.
Parmênides compreendeu o ser. Sócrates deleitou-se no tema, Platão brilhou como catedrático e também Aristóteles e até Jesus falou um pouco desse, pois que humanizou ao ser chamando-o de irmãos e só depois de 15 séculos é que Shakespeare resolveu questionar a humanidade sobre o que era esse tal... e pasme: até hoje ninguém sabe o que é o ser, e todo mundo sabe que na vida, é ser... ou não ser.
Isso vai mudar, e é isso o que os maias diziam sobre o calendário: quando o tempo vier, a humanidade vai compreender a que serve. Ou, no caso dos apocalípticos, a quem.
pois é meu amigo quem diria né mas fala a verdade quem sabe fazer o bem por favor se apresente.
Há controvérsias, como tudo na vida. Fazer o bem também tem seus grandes perigos, como a ingratidão, e, por incrÃvel que pareça, tem até o sério risco de a gente ser odiado por fazer o bem a alguém... Porque "a gratidão é um peso e a vingança, um prazer". Boa quinta.
Olá caro amigo.
Eu discordo.Na minha opinião Thomas Hobbes estava certo quando dizia que o homem é o lobo do homem,segundo Hobbes,o ser humano possui um estado natural que visando a sobrevivência é capaz de guerrear para consegui-lo.Ou seja,o mal realizado pois o ser humano já é previamente dotado com esta caracterÃstica.
Abraços
duvido muito,filosofo e filosofo,karl marx uma vez disse"...natureza nao aceitara mais e se oposicionara..." i e o q esta acontecendo .aquecimento global. marx ja sabia ha 200 q isso vai acontecer
http://www.youtube.com/watch?v=bZNCkvh0NTY