Quais os cuidados devo ter com o FIAT MAREA?

Tenho um Marea 99 HLX 2.0 20V, gostaria de saber como melhor cuidar do veículo....a questão do óleo, etc. Eu comprei um essa semana e todo mundo fica dizendo que o carro vai quebrar e as peças serão muito caras......

Comments

  • complementando as respostas dadas pelos colegas,um item importantíssimo,é o cuidado com esse motor "20v",quero disser que se por algum motivo vc tiver que fazer esse motor,ou simplesmente trocar as válvulas...que são 20,vc pagará muito caro,para ter certeza do que estou te dizendo,faça uma simples pesquisa de preço para ver quanto custa o preço de uma,repito apenas uma válvula do seu carro...depois multiplique por 20,e lembre-se que isso é só o preço da peça!!!

    em tempo:para trocar a correia dentada desse tipo de motor é um verdadeiro " parto " ,deve-se praticamente arriar todo o motor para se ter acesso a essa peça,o que encarece,e muito o valor do serviço,atente para esse detalhe também!!!

  • Meu Amigo: Motores de alta performance exigem alguns cuidados especiais: Use óleo de boa qualidade ( Recomendo o Semi-Sintético ) e troque a cada 10.000km - troque o filtro de óleo também . Os mecânicos falam muita bobagem deste carro ( se mecânico fosse inteligente não seria mecânico:seria engenheiro ) recomendam trocar correia dentada a cada 6 meses e outras babaquices deste tipo.

    Nada disso! Leia e respeite o manual. E se alguma peça quebrar tem o atacadão na Vila Guilherme.

    Como o carro tem cerca de 8 anos, se fosse meu eu abriria o carter, limparia a parte inferior do motor, verificaria as folgas das bielas e dos moentes, e limpava a peneirinha do pescador de óleo porque se ela entupir, a bomba de óleo vai trabalhar em seco e vai acabar fundindo o motor ( ja vi isto acontecer em um Focus 2003 !! ).

    E se voce precisar de mecânicos de confiança eu te indico o meu , que cuida do meu Alfa Romeo 1997 ha 5 anos e ele está como novo !! (tem motor 2.0 - 16V de 150 CV muito parecido com o do seu Marea embora seja um pouco mais sofisticado - tem Variador de Fase e eixos antivibratórios) .

    Em tempo, sou engenheiro e entendo alguma coisa de motores , pois eles são meu hobby e paixão.

  • Não ligue para torcida, isso é inveja. Quanto aos cuidados, são os mesmos de qualquer carro. Valeu?

  • Concordo com o Dudu em gênero e número vou cuidar do meu que ele merece. Carlos

  • Jamais deixe a correia dentada quebrar, troque logo, tem que tirar o motor p trocar, prepare o bolso pq é caro mas se ela quebrar vai ser bem mais.

  • Os carros da Fiat são bons se souber lidar com eles.

    Os motores de 16 Válvulas, da Fiat ou de qualquer outra marca, exigem um pouco mais de cuidados quanto ao óleo e ao sistema de refrigeração devido a maior temperatura de trabalho.

    Não se assuste com o que dizem, os motores destes carros bem cuidados atingem facilmente 300/400.000 km.

    Se acabou de comprar o carro, espero que tenha examinado bem ou verificou o carro acompanhado de um bom mecânico.

    Sugiro que leve seu carro a uma boa oficina para um check-up completo principalmente no que diz respeito ao sistema de injeção.

    Dentro das suas possibilidades e orientado pelo seu mecânico faça tudo o que for necessário a partir de uma ordem de importância.

    Nenhum veículo deve andar ou trafegar com problemas.

    Pequenos problemas quando se acumulam viram um problemão e em geral lhe deixa na mão quando menos espera.

    Quanto ao óleo, o recomendado é o sintético, mas o semi-sintético da Ipiranga atende bem os motores da Fiat.

    Muitos proprietários num primeiro momento trocam o sintético ou o semi-sintético pelo mineral porque é mais barato e depois pagam a conta do reparo.

    O mesmo com o sistema de arrefecimento, use o fluído recomendado.

    Isto é necessário devido a maior temperatura de trabalho destes motores, fato que exige melhor lubrificação que só os óleos mais caros podem garantir.

    Verifique se o seu usa óleo mineral, se estiver com óleo mineral, troque para o semi-sintético, filtro inclusive, rode uns 2.000km e troque tudo novamente, daí vai rodar uns 10.000 sem dor de cabeça.

    Se seu carro estiver em ordem e usar gasolina de boa procedência, recomendo Ipiranga, normal para a cidade e aditivada para a estrada vai rodar 20/30.000km sem problemas. Depois disto é só revisar, bicos, bomba de gasolina, correia dentada, coisa pouca.

    Quanto aos custos, Fiat é que tem as peças mais baratas e o seguro também é mais barato.

    Se está em São Paulo, existe na vila Guilherme uma empresa chamada Mercadão Fiat que tem de tudo inclusive os plásticos do interior. Dá para manter ele novo!

    Leia o manual se tiver, se não tiver procure em uma concessionária e seu carro lhe dará muito prazer.

    É um carrão para estrada, bom de chuva, bom de curva.

    Um carrão!

  • não ande sobre as claçadas, não bata em postes, não ultrapasse 200 por hora, e não carregue a sogra.

  • Esse carrinho é meio sinistro mesmo, mas procure sempre trocar os filtros e óleo dentro do prazo ou até antes da hora, combustível de boa qualidade e não force ele.

    Abs

  • O cuidado que você tem que ter com esse carro é o de ficar bem distante dele...

Sign In or Register to comment.