Caro invocado, na verdade não é radiador e sim a ventoinha que resfria a água que passa pelo radiador, em carros modernos, ao desligar a chave de contato, a ventoinha também desliga, isso foi feito para evitar acidentes no caso do mecânico ou mesmo o proprietário estar mexendo no local para manutenção, em carros mais antigos, a ventoinha funciona mesmo estando a chave de ignição desligada. No caso dos carros modernos, não há com que se preocupar, já que ao desligar o motor, a água do sistema de arrefecimento vai gradativamente esfriando, caso você for desligar só por um momento, digamos que você pára o carro para comprar um jornal, ao dar a partida, a ventoinha logo se arma para resfriar a água do radiador, caso ele esteja muito quente. Abçs!
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Caro invocado, na verdade não é radiador e sim a ventoinha que resfria a água que passa pelo radiador, em carros modernos, ao desligar a chave de contato, a ventoinha também desliga, isso foi feito para evitar acidentes no caso do mecânico ou mesmo o proprietário estar mexendo no local para manutenção, em carros mais antigos, a ventoinha funciona mesmo estando a chave de ignição desligada. No caso dos carros modernos, não há com que se preocupar, já que ao desligar o motor, a água do sistema de arrefecimento vai gradativamente esfriando, caso você for desligar só por um momento, digamos que você pára o carro para comprar um jornal, ao dar a partida, a ventoinha logo se arma para resfriar a água do radiador, caso ele esteja muito quente. Abçs!
A unica ressalva é carro turbinado que é bom deixar um pouco ligado depois que para para o oleo refrigerar a turbina.
Ja a ventoinha do radiador, desligando o motor acaba com a fonte de calor que ele esta refrigerando. Tem carro que as vezes mantém a ventoinha ligada mesmo com o carro desligado e trancado.
Bem eu sempre espero desligar por q percebi q a ventoinha puxa muita energia e se vc ligar o carro com ela ligada vai força muito a bateria é so esse o problema
tmb queria saber