O que são os "intelectuais orgânicos", e qual a sua função na revoluçao passiva ?

Segundo Antônio Gramsci.

Update:

Tito tergiversando...!

Comments

  • Para Gramsci, cada grupo social fundamental, com papel decisivo na produção, engendra seus próprios intelectuais, ditos "orgânicos" a este mesmo grupo social.

    Analogamente, a classe operária - que, na visão de Gramsci, era a classe que então comandaria a mudança social - teria seus próprios intelectuais de novo tipo, que, no entanto, não é correto identificar aos intelectuais dos partidos de esquerda ou aos seus militantes. Tratar-se-ia, aqui também, de "funcionários" de uma nova e complexa superestrutura, que se pode supor como mais democrática e e até racional.

    O que o fanatismo e a paranoia não fazem... Vossa senhoria é bem mais instruído sobre o comunismo que muitos que se dizem comunistas convictos.

  • Olha, Severiano !

    Entre tantos "títulos" inventados para aprisionar as já bastante confundidas mentes dos "inocentes úteis", penso que esta de "intelectual orgánico" sería melhor aplicada para aqueles que: depois da ingestão de alimentos como chucrut e feijoada demonstrassem suas "ideias" de forma "gasoza".

    Na prática, sua principal função podería ser a de "despejar a área" de elementos "indesejáveis". . Ou seja: daqueles que não encontrassem agradável o "perfume ambiental".

  • Opa!!Epa!!Passivo...não é comigo..sou ATIVO!!!!Esse papo do Gramxi não é comigo...prefiro Nítchi.

    Passivo..é ruim,hein?

    Vou pra minha caminha q é o melhor q faço.

    Fui.

Sign In or Register to comment.