Como se chama a doença onde crianças tem cabeça grande?

Alguem sabe como se chama a doença que as crianças ficam com a cabeça grande? Vi crianças assim no hospital e fiquei impressionada. E essa doença os bebes ja nascem assim ou pode ocorrer mais tarde???

Comments

  • A alteração, não é doença, chama-se Macrocefalia. Agora o que causa a macrocefalia em geral é a hidrocefalia que é o excesso de líquido céfalo-raquidiano (ou líquor) nas cavidades do cérebro (ventrículos) ou no espaço subaracnóide.

    A macrocefalia decorre do fato de que a pressão dentro da cabeça, pelo acúmulo de líquor, aumenta. Os ossos então vão crescendo. Se a hidrocefalia ocorre no adulto ela não produz macrocefalia porque aí as junções entre os ossos já se ossificaram. Nas crianças a junção entre os ossos (as suturas) são constituídas por tecido conjuntivo fibroso e permite o crescimento ainda dos ossos. Por isso que depois que desaparecem as suturas não mais é possível o crescimento dos ossos do crânio. As criança podem nascer com macrocefalia ou pode ocorrer mais tarde, antes de desaparecerem as suturas.

    Espero ter esclarecido. Não falei das causas da hidrocefalia pq vc não perguntou. Se vc tivesse perguntado eu teria que fazer uma explanação a respeito da formação, circulação e absorção do líquor e isso exigiria algum conhecimento (superficial) de anatomia.

    Abraços.

  • Hidrocefalia.

  • hidrocefalia

  • acho que você está falando da HIDROENCEFALIA, uma doença séria que pode ocasionar morte. Quando eu era criança (e já vão mais de 40 anos), pegava ônibus no mesmo horário um adulto com esta doença. Eu tinha pavor dele pois era muito desproporcional e desforme, porém parecvia que tinha uma vida normal. Hoje vejo que é uma doença que deve ter tratamento, pois nunca mais vi ou ouvi falar até agora

    Pra descontrair (humor negro): já pensou se cresce ainda dentro do útero, coitadinha da mãe na hora do parto...

  • hidrocefalia!!!!!!!!!

  • Chama-se hidrocefalia, a pessoa tem um acúmulo de água na cabeça.

  • vc deve estar falando da hidrocefalia, tem crianças q o médico instala uma válvula q drena a água/ líquido q acumula na cabeça.

    é muito triste p/ família e p/ a criança.

    saúde é tudo!

    bjos

  • Caldeirao do hulk, ah nao esse e nariz grande, desculpe.

  • hidrocefalia...

  • Cabeção

Sign In or Register to comment.