Gostaria de saber se minha mãe e eu temos direito a pensão.?
Oi! Boa Tarde! Tenho 20 anos e irei começar a cursar a faculdade de Direito em julho, e meu pai de uns tempos para cá começou a me pressionar, dizendo que tenho que trabalhar porque ele não tem obrigação de mandar dinheiro para mim e tals.. Minha mãe tem 51 anos e ainda é casada com ele no papel há 22 anos e são separados a 14 anos e meu pai vive com outra mulher e não tem filhos com ela, mais com minha mãe teve dois. Minha mãe tem problemas de saúde, é merendeira do estado e ganha apenas um salário mínimo, nós pagamos aluguel e ela tem despesas com seus remédios e segundo meu pai ele não tem nenhuma obrigação em mandar dinheiro para ela e agora para mim. E agora ele está falando em se divorciar de minha mãe, quanto a isso creio que não haverá problema da parte dela, mais quero saber de nossos direitos. Do meu direito como filha e ainda dependente dos meus pais, ainda preciso estudar para fazer minha vida e os direitos da minha mãe como esposa legítima perante a lei. Por Favor Me Ajudem! Obrigada!
Comments
Seus pais podem formalizar o divórcio quando bem entenderem, se não teem bens a dividir, nem filhos menores fica tudo mais fácil. Existe o divórcio consensual direto no cartório, é mais barato e rápido. Consulte Advogados ou Defensor Público. Quanto a pensão para sua mãe, ela terá que entrar com ação de alimentos na justiça contra seu pai, e se ganhar, será um pequeno valor, por algum tempo. Você já é maior de idade, seu pai também não lhe deve pensão, mas poderá entrar na justiça contra ele, solicitando ajuda de custo para os estudos. Certamente, receberá ajuda para a faculdade, até concluir o curso ou conseguir emprego. Se seu irmão é menor, ele sim, tem direito a pensão alimentícia, mas, neste caso, seus pais não poderão fazer divórcio em Cartório, só via Judiciário. Consulte Advogados ou Defensor Público, a defensoria pública normalmente fica no Fórum da cidade.
Muito simples: - Vc cria vergonha e vai trabalhar e a sua mãe tem que viver com o que ela ganha! - Se a sua mãe mal pode se sustentar, porque ela quis se separar? - Se a sua mãe tem problemas de saúde, ela deve se aposentar pelo INSS, não pelo seu pai...
Te aconselho a se aproximar mais do seu pai, tratar ele com respeito, com amor, conviver mais com ele, não veja seu pai como uma fonte de renta... VAI TRABALHAR, se vc não souber ou não gostar de trabalhar, APRENDA PELO MENOS A ROUBAR!
Olá.
Dificilmente sua mãe conseguira pensão pelo tempo que se passou entre a separação de fato, mas é possÃvel tentar, vai caber a seu pai provar a separação de longa data já que não oficializou esta separação.
Mas pelo percurso de tempo já corrido as chances são mÃnimas de sua mãe receber pensão.
Quanto a vc, se ele entrar hoje com a solicitação de exoneração da pensão ele consegue, já que hoje vc é de maior e não cursa faculdade, e sim, tem expectativa de cursar.
Para tanto ele deveria solicitar na justiça que o liberasse da obrigação.
Assim suas chances São pequenas de continuar recebendo pensão, já que se considera que nesta idade a pessoa já deva estar no mercado de trabalho caso necessite.
Oi Meire, entre neste site que com certeza você encontrará a resposta pertinente ao seu caso:
www.consulteja.com.br
Boa noite.
Como vc nao trabalha vc tem direito sim e quando vc comecar a trabalhar vc perde a pensao