Qual a regra dos poquês,alguem sabe?

Update:

O "erre"passou batido.A palavra é porquês,a regra dos porquês.

Dá uma ajuda aí!!!

Comments

• Há quatro maneiras de se escrever o porquê: porquê, porque, por que e por quê. Vejamo-las:

Porquê

É um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os),

pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, três,

quatro)

Ex.

• Ninguém entende o porquê de tanta confusão.

• Este porquê é um substantivo.

• Quantos porquês existem na Língua Portuguesa?

• Existem quatro porquês.

Por quê

Sempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o elemento que surja antes dela.

Ex.

• Ela não me ligou e nem disse por quê.

• Você está rindo de quê?

• Você veio aqui para quê?

Por que

Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.

Ex.

• Por que não me disse a verdade? = por qual razão

• Gostaria de saber por que não me disse a verdade. = por qual razão

• As causas por que discuti com ele são particulares. = pelas quais

• Ester é a mulher por que vivo. = pela qual

Porque

É uma conjunção subordinativa causal ou conjunção subordinativa final ou conjunção

coordenativa explicativa, portanto estará ligando duas orações, indicando causa, explicação ou

finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por já que, pois ou a fim de que.

Ex.

• Não saí de casa, porque estava doente. = já que

• É uma conjunção, porque liga duas orações. = pois

• Estudem, porque aprendam. = a fim de que

VLW

• Por que você quer saber o porquê disso? Sabe mesmo por quê? É porque você nunca estudou com alguém que faz a pergunta com Por que separado no seu início e com por quê separado com acento no final. Devia saber por que uma resposta deve ter a conjunção porque e que este assunto do "porquê " tem até substantivo com acento que não se pode escrever separado.

Entendeu? Não? Por quê?

• Usa-se "Por que" separado e sem acento no início de uma pergunta

Ex: Por que você não veio?

Usa-se "Por quê" separado e com acento circunflexo no final de uma pergunta ou como uma única pergunta

Ex: Está cansado? Por quê?

Usa-se "porque" junto e sem acento na construção de uma resposta

Ex: Estou cansado porque trabalhei até tarde.

e finalmente usa-se "porquê" junto e com acento circunflexo como substantivo se não me engano

Ex: Quero saber o porquê de você trabalhar tanto.

ajudei?

mas confirme se estou certa, ok?

abraço

• vc quis dizer poker?

Sign In or Register to comment.