Só para ateus: em que você se baseou para se tornar um ateu ou atéia?

.

Só uma pesquisa. Não tenho nada contra e nada a favor de quem fez esta opção. Quem sou EU para optar e dar palpites nas escolhas dos outros?

Mas é que gostaria de saber se os motivos foram os mesmos ou se variam de pessoa para pessoa.

Ah, sim: e a quanto tempo você é ateu ou atéia?

Comments

  • Lírio, antes de qualquer coisa gostaria de deixar bem claro que em minha opinião o fato de ser ateu ou crente não nos torna melhores do que ninguém.

    As pessoas são boas ou más independentemente das suas crenças.

    Nenhuma religião e nem o ateísmo ainda são capazes de nos dar respostas para tudo.

    Ainda temos muito a evoluir antes de acharmos que já sabemos de todas as verdades.

    Agora, vamos ao que interessa: os motivos que me levaram ao ateísmo.

    No meu caso, foi justamente a leitura da bíblia que me levou a buscar o ateísmo.

    Mas não pense que foi porque julguei deus como um tormento, um medo, um assassino ou um punidor implacável.

    Até porque a leitura do velho testamento nos mostra claramente que isso é até um elogio perto de todas as maldades realizadas em nome deus ou por ele próprio.

    O que me levou ao ateísmo foi justamente o conhecimento do texto bíblico.

    Vejo a bíblia como um livro de história.

    O velho testamento conta a origem e a formação do monoteísmo hebreu.

    E se conhecermos a história do povo hebreu e das demais civilizações antigas, principalmente aquelas que dominaram os hebreus, fica muito mais fácil entender o texto bíblico.

    Os hebreus eram nômades beduínos que sempre foram escravizados por outros povos. E durante os vários períodos de cativeiro foram absorvendo os mitos religiosos dessas outras civilizações e foram formando a sua própria.

    Com base nisso passei a considerar a bíblia como um livro que reúne a base filosófica, ética e moral da religião do povo hebreu.

    Quanto ao novo testamento, o considero pouco crível porque se baseia em 4 livros de pouca ou nenhuma credibilidade e, além do mais, todos os mitos a cerca da vida de Jesus são claramente copiados do deus Mitra.

    Apenas para não esquecer, até hoje não foi encontrada nenhuma evidência da existência de Jesus.

    Até do deus Mitra já se achou!!!

    As únicas fontes de pesquisa sobre a vida de Jesus são justamente os pouco críveis 4 evangelhos canônicos e outros que são considerados apócrifos.

    Não é intrigante como alguém importante e perturbador para a sua época não tenha deixado nenhum registro de sua vida? Ou mesmo que não haja nenhum registro romano sobre ele?

    Portanto, para mim, por enquanto, isso nada mais é do que mitologia.

    Assim como consideramos hoje as religiões grega e romana que um dia foram as religiões mais importantes do seu tempo.

    Um dia o judaísmo, o cristianismo e o islamismo serão substituídos por novas religiões, com novos mitos, pela simples razão que é assim que a religiosidade do homem evoluiu ao longo dos tempos.

    Espero ter ajudado em alguma coisa.

    Abraços a todos, independente de crença.

  • ok vamos la

    sou ateu já faz uns 5 anos, no começo è um pouco diferente e difícil tbm pq o cristianismo vem d berço então cresci com a idéia da religião, durante algum tempo eu frenquentei igreja e comecei a me aprofundar dai q vieram as contrações na bíblia a forma d interpretação e mais um monte d outras coisas. Hje em dia vejo q o importante na vida è a pessoa valorizar a familia principalmente os pais, trabalhar se possível estudar tentar sempre buscar o melhor pra si msmo mas de uma forma sadia sem prejudicar ninguém e com esforço saber valorizar as pessoas q estão perto d ti e suas qualidades,buscar sempre estar bem com si msmo, sei q não precisamos d um deus pra nos obrigar ou impor a fazer tido isso...

    espero ter te ajudado na sua pesquisa!!!

  • No de(lírio) da biblia!

    Desde que comecei a pensar por mim.

  • Sou ateu a 3 ou 4 anos, antes era agnóstico e mais tempo atrás eu era católico.

    Duvidei pela primeira vez da existência de Deus quando fui a parte pobre da cidade, e notei: "Se existe Deus, e ele é tão bom, porque há pessoas sofrendo desta maneira? Elas tem culpa de algo?"

    Deixei de crer totalmente quando notei que a ciência trás respostas a todas as perguntas que eu justificava por Deus quando católico e que fiquei sem saber quando agnóstico.

    Reforcei minha descrença com os anos de estudo.

    E nesses últimos meses em que passei aqui no Yahoo, reforcei ainda mais essa descrença, pela pesquisa que faço para responder certos usuários.

  • 1. Muitos anos de esclarecimento, através de livros [tenho aproximadamente 3.000], documentários, vivência, e, de saber de tragédias, sem explicação.

    2. No ateismo ha 1 (um) ano: Tornei-me atéia em abril do ano passado, depois de ser agnóstica desde os 12 anos de idade; ao descobrir a grande mentira da minha familia e dos religiosos: Papai Noel.

    Agarrei meu altarzinho e desmanchei tudo. Dei os santinhos, rosário, catecismo e tudo as amigas, as velas e as flores, joguei tudo ao lixo. Apenas com 12 anos.

    Contra a vontade de minha familia, madrinha e autoridades eclesiásticas, deixei a escola das freiras.

    Fui para a escola da Igreja Metodista [uma das protestantes], onde religião não era ensino obrigatório [escola americana, fundada em 1870, uma das mais antigas do Brasil]. Adorei!

    3. Durante minha vida de agnostica: Cancei de ver gente rezando, com tanta desgraça do mundo: Guerras, terremotos, crianças estupradas, assassinato dos inocentes, governos corruptos, aids, cancer, pragas, etc. .

    4. Ateismo: Tudo isso, me convenceu de que DEUS NÃO EXISTE. De que não pode existir um ser de supremo poder e bondade!

    De que se existisse: Jamais permitiria isso! Questao de logica, nao acha?

    Tambem, de que se fosse onipotente [unico com poder], o Satanaz nao existiria.

    Uma serie de aberracoes, adicionando a lenda de Adao e Eva . . .

    ======================

    Ateísmo não é fé, ATEÍSMO É CONCLUSÃO.

    Beijão.

    _____/OOOOoo=(^.^)=

    .

  • Me baseio pela lógica! nada me leva a crer q existe um ser superior. E comecei a pensar assim qdo tive maturidade suficiente de ñ ser infruenciado pelo q os outros falam.

  • Sempre gostei desse assunto: nasci católico e praticava...

    Depois fui estudando, aprendendo, questionando...

    Virei agnóstico (situação inevitável pra quem estuda a história das crenças, mitologias e religiões)...

    Mas isso não quer dizer que estou certo ou errado... é apenas o meu modo de vida... hei de ter respeito pelas opiniões adversas...

    (Uma vez ou outra eu esqueço e surto aqui, mas sou humano, não esqueça... ;-) )

    Paz pra vc...

  • Olha eu fui catolica por um bom tempo depois me interessei por uma igreja evangelica frequentei 7 anos ai comecei a ver q as pessoas eram hipocritas uma colega inclusive apanhava e apanha do marido ate hj e na hora da igreja vao os 2 de maos dadas

    comecei a ver pessoas passando fome, pessoas assassinadas crianças violentadas, torturadas e mortas recentemente o caso da isabella q crueldade acho q se existisse algum ser superior q pudesse ajudar nao acha q ajudaria?

    mas esses casos dao pano pra manda neh se eu começar a falar vou passar a noite aki rsrs

    e digo q nao foi decepçao apenas vi q nao existe afinal se existir pra q serve? se qdo as pessoas mais precisam ele nao esta la

    existir apenas pra ficar esperando nossa morte pra nos julgar isso seria muito cruel

    penso q realmente nao existe afinal cada pais e cada lugar tem uma crença diferente

  • Daterra, sou ateu e cheguei a esta conclusão quando pude pensar por mim mesmo, rompendo as amarras do medo, do condicionamento cultural e regularly used e pela sensatez. Na história, sempre que os homens não obtiveram respostas para algo atribuiram a um deus. À medida que a ciência ia explicando, então buscavam outra coisa para confirmar um deus que ele precisa desesperadamente para não se sentir só. Aprendendo a conviver consigo mesmo e meditando sobre a vida...é fácil não precisar mais destas figuras mitológicas e folclóricas, próprias para sociedades e pessoas primitivas (em se tratando de mente).

  • Já faz tempo.....Parto do princípio que não pode haver um ser superior com necessidades de seres inferiores....Por exemplo:Criar.

    Qual a necessidade de um ser que seria: tudo, todo e mais um pouco?....Teria que ser desprovido de carência e necessidade de criar....não é.Logo não poderia querer criar...pois já é auto-suficiente

Sign In or Register to comment.