Scanear livros PARA VOCÊ, é válido ou é crime?

Scanear por exemplo livros de psicologia para quem tem certos problemas como depressao e não pode pagar é válido?

Não vou escanear nada. É que me peguei pensando sobre isso, já que hoje é super comum livros digitais disponiveis de graça na internet.

Comments

  • Locke,

    Difíicll se pronunciar sobre isso. É uma faca de dois gumes né? Porque alguém teve um custo para gerar a publicação e cada vez que alguém faz cópias analógicas ou digitais está pirateando né?

    Então entendo que é crime sim. Porém, aproveito para fazer uma análise: se os custos de impressão, impostos e papel não fossem tão altos, com certeza esse recurso nem seria discutido, pois todo mundo prefere ter o livro original.

    bjs.

  • Caso você não tenha autorização do autor e da editora, é CRIME sim.

    Independente se vc está lucrando ou não. É você que está disponibilizando. Se vc scanear para voce apenas, como uma forma de backup, é valido. Mas se distribuir para pacientes não é.

    []s

  • Sim, é crime.

    No entanto, é prática corrente nas próprias universidades brasileiras disponibilizarem textos e até livros inteiros para xerox, notadamente de livros de difícil obtenção.

    Sabemos que a carga de leitura da maioria dos cursos impossibilita que o homem médio adquira todos os livros da sugestão bibliográfica, então, em homenagem ao aprendizado, costuma-se relevar esta prática - embora já existam exceções.

    Disponibilizar os livros na internet, obviamente, também é crime - um crime muito mais "sério" do que o de xerocar livros na faculdade. O crime é o mesmo, mas o impacto social da distribuição digital é muito maior do que a xerox em universidades - e isso tende a aumentar com a chegada dos ebooks com eink no Brasil (sabe-se lá quando vão trazer isso pra cá).

    Resumindo: é crime, de qualquer forma.

  • É crime como: comprar Cds e DVDs piratas, mas essa pratica está se tormando tão comum q as pessoas acham q não estão fazendo nada de errado mas q na verdade estão...

  • Bom, é crime por causa da lei de Copyright.

  • Depende do que o autor acha.

    O autor tem os direitos autorais sobre sua obra e pode decidir o que ele permite e não permite fazer.

    Se eu fosse um autor, eu daria permissão para copiarem e redistribuírem meus livros sem restrição, pois acho isso mais justo.

    Mas se um autor não dá essa permissão, então é necessário respeitar.

    Digo o mesmo para música e software.

  • nao acho que é crime vc scanear um livro, pois hj em dia existem muitos livros que vc pode ate baixar pela net...hj em dia temos essas facilidades, então pq nao usa-las!

  • Cara..

    Isto aqui é BRASIL.

    Pode se Copiar CD e DVD

    Entaum o que tem copiar um Livro..

    Boa Noite »» Ha¢her Jeff ««

  • Certamente que voce jah fez fotocopias quando andou na escola porque os pais nao tinham muitas posses

    para comprar todos os livros de que necessitava.

    Nesta linha de pensamento, entendo que pode scanear um livro para seu uso pessoal, do mesmo modo que pode fazer uma copia de seguranca de um CD. Voce nao esta a fazer negocio nenhum.

    Boa sorte.

  • se o livro não é pirata e com a autorização do autor,não é crime,só passará ser crime se vc comercializar este livro.

Sign In or Register to comment.