Alguem sabe da lenda do joão de barro? o passaro dizem que é a especie mais intelingente do mundo?

o maior engenheiro falam tb q a especie na trai sua femea de jeito nenhum ele é fiel e se caso a femea tiver com outro passaro ele dar alhumas coisa pra ela dormir e fecha a casa dele com ela dentro e mata se alguem sabe mais coisas digam se vai falar besteira é melhor não falar

Comments

  • CONTO POPULAR DO BRASIL - Mal o sol nascia e João iniciava seu trabalho. Ele adorava erguer as casas e depois cobri-las com capim. Era um bichinho tão caprichoso que, além de escolher o melhor local para a moradia, preocupava-se em construí-la voltada para o sol para que não faltasse iluminação na moradia. Certo dia, houve uma cidade inteiramente destruída pela guerra e seus habitantes pediram a ajuda de João, que partiu para atender ao chamado. No fim da guerra, os homens seguiram os exércitos e as mulheres, os velhos e as crianças ficaram abandonados à própria sorte. Mesmo sabendo que os habitantes do local não poderiam pagar por seus serviços, João empenhou-se em reconstruir a cidade, ensinando a todos como e onde construir suas moradas. Por essa época, João estava bastante velhinho. Como João houvesse construídos casas maravilhosas pelo mundo todo, o Senhor achou por bem levá-lo para construir casinhas no céu. Sem se conformar em perder João. Os homens da Terra formaram uma comitiva para pedir ao Senhor que prolongasse a vida de João. O Senhor respondeu que a hora de João, realmente, havia chegado, mas mandou, para que todos lembrassem de João, um passarinho da cor da terra, que constrói sua casinha de barro voltada para o sol. Foi assim que surgiu o joão-de-barro.

  • Só quem é do interior q sabe esse folklore popular, e é muito interessante. O João de Barro , um pássaro de canto triste , é o percussor desse conto de como tratar a companheira traída. Vc sabe q uma vez , em Pinhal ( interior de SP) achamos uma casinha de joão de barro abandonada e meu amigo subiu na árvore e a retirou cuidadosamente. Meu, vc precisava ver o acabamento interno dela, lisinho e aconchegante duma liga perfeita de barro com saliva do pássaro bem condensada e imune à umidade da chuva. Como pode né? A Perfeição da Natureza...

    bjaum

  • Ele constroi uma bela casinha, mas isso de traição só existe com seres humanos, não existe traição entre pássaros.

    Pura lenda....

    E os pássaros mais inteligentes são os psitacideos (familia dos papagaios).

  • Que ele é um bom construtor isso é sem duvida, mas agora disso de ser a espécie mais inteligente do mundo, está muiiiito longe, que me diz de macacos, golfinhos, elefantes, até mesmo papagaios e outros pássaros estão bem a frente dele, a casa é construída pelo instinto e não pela inteligência.

    Agora esse negocio de que se a parceira trair o macho ele a tranca na casinha é pura lorota, cansei de ver machos que espantavam outros que estavam acasalando com sua fêmea e não trancaram portinha nenhuma.

    E pode acreditar, ele também pula a cerca se alguma fêmea der trela.

  • Musica sertaneja de muito sucesso, em todas as épocas é Mais um Conforto para os Traídos!

  • Denisson, podes ir a Wikipedia e digitar "João-de-barro", la' tem muita informação e bonitas fotos. Se queres saber das lendas digite Joao de barro e aparecera' muitos links que devem te levar a elas. Abraços...

  • Isso é verdade que qdo ele volta e encontra outro macho com a sua femea ele simplesmente fecha a porta do ninho com os2lá dentro!Matando os dois !!!

    Mais existe outros passaros que são incriveis tbm cada especie tem sua forma incrivel de mostrar que Deus existe!

  • eu acho isso impressionante tambem,infelizmente nao sei mais informação pra te passar

  • ele sabe tb o lado qu deve construir sua acasinha para não entrar agua de chuva e costrui sempre perte de um rio é muito lindo esta passado e tm muito a nos ensinar assimcom mutas coisas na natureza ..mas infelismente estamos sempre tão ocupador que não temos tmpode ver e comtemplar as obras de DEUS

Sign In or Register to comment.