Educaçao especial e inclusao?
Preciso falar sobre este tema e me sinto insegura, porque o assunto e muito complexo.E por isso preciso muito de texto bem simplificado para que eu possa passar para as colegas em uma reuniao.
Me ajudem!! Podem mandar para meu email [email protected] e muito obrigada!
Comments
Inclusão é um Direito do cidadão, um Dever do Estado e uma Necessidade da sociedade. Humanizar olhares e respeitar o outro reconhecendo a diversidade humana e a cidadania de cada um. Aproximadamente 10% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, é preciso respeitá-los como cidadãos, buscando soluções, garantindo direitos a todas as pessoas, sem seleção, distinção ou exclusão.
Razões para promover a educação inclusiva:
Todas as crianças têm direito a aprender juntas;
Crianças não devem ser desvalorizadas, discriminadas ou excluídas por sua deficiência, diferença ou dificuldade de aprendizagem;
Crianças não precisam ser protegidas de outras crianças;
Não existem razões legítimas para separar crianças na educação;
A heterogeneidade ensina;
Crianças devem estar juntas e beneficiar-se de suas mútuas companhias e inevitáveis diferenças;
Pesquisas demonstram que crianças aprendem mais, tanto acadêmica quanto socialmente, em ambientes inclusivos;
Não existe nenhum conteúdo de ensino ou cuidado que ocorra em uma escola especial, que não possa ser implementado na escola regular;
A segregação ensina às crianças a terem temores infundados;
A segregação promove o preconceito e a intolerância;
Todas as crianças requerem uma educação inclusiva que as ajude a estabelecer relações, respeitar as diferenças e preparar-se para a vida;
A educação inclusiva tem potencial para reduzir o medo do desconhecido e promover a amizade, o respeito, a compreensão e a cooperação.
Eu tenho um filho de 8 anos portador de síndrome de down. Ele estuda desde os 2 anos em uma escola "normal", atualmente está na 2ª série ou 3º ano com os mesmos coleguinhas do maternal. No colégio ele também faz ginástica olímpica e participa do coral. Faz inglês no PBF. No colégio ele faz as mesmas atividades dos coleguinhas, quando necessário a professora conta com a ajuda de uma auxiliar ou mesmo de algum coleguinha dele. Ele faz a mesma prova que os coleguinhas, só que a professora cobra dele menos questões que as dez normais. Muito se fala que as escolas e professoras não estão prepradas para inclusão, acho que primeiro se precisa querer fazer, o resto vem depois. Eu não me preparei para ter um filho com síndrome de down, mas quando ele nasceu eu disse, e agora? corri atrás, me informei e fiz o que achei necessário para que ele se torna-se o mais independente possível. Mas acho que as escolas não precisam que chegue o aluno com necessidade especial para começar a se informar sobre o assunto.
Dê uma olhadinha neste site:
http://www.saci.org.br/
sou interprete de LIBRAS e atuo na area com surdos há 27 anos. acredito poder ajudar bastante no assunto relacionado a inclusão e educação especial.
e como voce se sente insegura, acredito que o melhor é fazer um levantamento do que sabe do assunto, consultar instiuições a respeito, conversar com pessoas que vivam nesse contexto, ler reportagens, consultar o site do ministerio da educação e a LDB 9496 (art relacionados). há também varios sites que poderão servir de base para o assunto. um deles que poderá utilizar como base é o www.acessobrasil.org.br
espero ter ajudado
e-mail para contato: [email protected]