Conduçao mais convecçao????

Socorro!!! como relacionar a formula da conduçao com a de convecçao?

vejam este exercicio: a face de uma chapa de aço, com 10mm de espessura e k=0,7W/m.k é mantida a 90ºC pela condensaçao de vapor de água, a face oposta esta exposta a uma corrente de ar de 20ºC, h=25W/m2.K. qual a tmp desta face?

ora, q''rad=K(t1-t2)/L

q''conv=h(Tsup - Tvizinhança)

ou seja,

q''rad= 10(90-T2)/1x10-2

q''conv=25(T2-20)

A resposta é 88,3ºC, eu tentei igualar q''rad a q''conv, nao deu certo, tenho que considerar o calor latente de vaporizaçao? como faço isto

ajudem!!! é o ultimo exercicio da ficha e o unico que nao sei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comments

  • Você não tem que considerar o calor latente de vaporização, já que a massa de água não é fornecida. A informação referente a condensação do vapor d'água serve unicamente para dizer que o fluxo de calor é constante e a temperatura naquele lado da chapa também.

    Qcond = k*(T2 - T1)/L

    Qconv = h*(T2 - T3)

    Ora, o fluxo de calor deve ser constante em toda a transferência, já que não há aumento de temperatura (acúmulo de energia) em todo o sistema. Então podemos escrever Qcond = Qconv = Q.

    (0,7W/m*K) * (90ºC - T2) / (0,010m) = (25W/m²*K) * (T2 - 20ºC)

    A resposta é:

    T2 = 71,58ºC.

    Acho que a resposta da sua ficha está errada. Se você usar o "k" igual a 10W/m.K (como você detalhou no cálculo), a resposta dá 88,3ºC. Mas, segundo o enunciado, o "k" equivale a 0,7W/m.K.

    Mais um detalhe: não deverias chamar q''rad o calor transferido por condução, pois confunde com calor transferido por radiação, que não é o caso.

    Outra forma de resolver o problema seria fazendo uma analogia com resistências elétricas, mas só desenhando pra entender fácil.

  • Não te resposnder, mais saiba que sou seu fan Stewie!! :D

Sign In or Register to comment.