Preciso da ajuda de vocês pra sugestões de experimentos que sejam bem objetivos, e 'fáceis', pois serao apresentados na feira de ciências da minha escola!
Você só precisa de 5 soquetes de lâmpada, 5 lâmpadas e alguns metros de fio elétrico duplo. Um interruptor também, se você quiser, e uma base de madeira da mais baratinha mesmo, só para fixar os soquetes...
No vídeo elas fizeram com lâmpadas grandes e devem ter ligado na tomada... Para uma feira, acho mais apropriado usar soquetes bem pequenos, e mini-lâmpadas (idênticas), daquelas de lanterna, sabe?
Para essas, você pode usar duas pilhas comuns, o que é muito mais seguro do que a tomada. E o melhor é que não precisa ficar ligado na parede, então é bem mais prático para uma feira... É barato, fácil e muito interessante.
O experimento é assim: você liga quatro lâmpadas no formato de um quadrado, espaçadas, é claro. Depois, liga um fio entre dois vértices opostos do quadrado. No meio desse fio, você liga a última lâmpada.
Basta colocar as pilhas ligadas no circuito e pronto! Se as lâmpadas forem iguais e você tiver feito certinho, a lâmpada do meio não acende, apesar de estar ligada no circuito também.
Boa sorte no seu trabalho aí!
Qualquer dúvida, pode me mandar um email pelo perfil do Yahoo.
Comments
Tem um experimento que fica muito legal na prática, se chama "Ponte de Wheatstone".
Fiz um pequeno numa feira de ciências na escola, é bastante simples, facílimo de fazer e é bem impressionante para quem não conhece a teoria.
Vou colocar um link de um vídeo que encontrei no Youtube com fotos de um trabalho que fizeram sei lá onde, e que mostra o processo do negócio:
http://www.youtube.com/watch?v=bz_iP4bw-kk
Você só precisa de 5 soquetes de lâmpada, 5 lâmpadas e alguns metros de fio elétrico duplo. Um interruptor também, se você quiser, e uma base de madeira da mais baratinha mesmo, só para fixar os soquetes...
No vídeo elas fizeram com lâmpadas grandes e devem ter ligado na tomada... Para uma feira, acho mais apropriado usar soquetes bem pequenos, e mini-lâmpadas (idênticas), daquelas de lanterna, sabe?
Para essas, você pode usar duas pilhas comuns, o que é muito mais seguro do que a tomada. E o melhor é que não precisa ficar ligado na parede, então é bem mais prático para uma feira... É barato, fácil e muito interessante.
O experimento é assim: você liga quatro lâmpadas no formato de um quadrado, espaçadas, é claro. Depois, liga um fio entre dois vértices opostos do quadrado. No meio desse fio, você liga a última lâmpada.
Basta colocar as pilhas ligadas no circuito e pronto! Se as lâmpadas forem iguais e você tiver feito certinho, a lâmpada do meio não acende, apesar de estar ligada no circuito também.
Boa sorte no seu trabalho aí!
Qualquer dúvida, pode me mandar um email pelo perfil do Yahoo.
Olá, eu desenvolvi um gerador com materiais bem básicos, ele transformava o atrito de correias (no caso usamos elásticos para prender dinheiro) fazendo girar o motor (retirado de um disco rÃgido de um computador) e gerava energia elétrica que acendia luzes de led.