Relação de experimentos de física que envolva eletricidade?

Preciso da ajuda de vocês pra sugestões de experimentos que sejam bem objetivos, e 'fáceis', pois serao apresentados na feira de ciências da minha escola!

Comments

  • Tem um experimento que fica muito legal na prática, se chama "Ponte de Wheatstone".

    Fiz um pequeno numa feira de ciências na escola, é bastante simples, facílimo de fazer e é bem impressionante para quem não conhece a teoria.

    Vou colocar um link de um vídeo que encontrei no Youtube com fotos de um trabalho que fizeram sei lá onde, e que mostra o processo do negócio:

    http://www.youtube.com/watch?v=bz_iP4bw-kk

    Você só precisa de 5 soquetes de lâmpada, 5 lâmpadas e alguns metros de fio elétrico duplo. Um interruptor também, se você quiser, e uma base de madeira da mais baratinha mesmo, só para fixar os soquetes...

    No vídeo elas fizeram com lâmpadas grandes e devem ter ligado na tomada... Para uma feira, acho mais apropriado usar soquetes bem pequenos, e mini-lâmpadas (idênticas), daquelas de lanterna, sabe?

    Para essas, você pode usar duas pilhas comuns, o que é muito mais seguro do que a tomada. E o melhor é que não precisa ficar ligado na parede, então é bem mais prático para uma feira... É barato, fácil e muito interessante.

    O experimento é assim: você liga quatro lâmpadas no formato de um quadrado, espaçadas, é claro. Depois, liga um fio entre dois vértices opostos do quadrado. No meio desse fio, você liga a última lâmpada.

    Basta colocar as pilhas ligadas no circuito e pronto! Se as lâmpadas forem iguais e você tiver feito certinho, a lâmpada do meio não acende, apesar de estar ligada no circuito também.

    Boa sorte no seu trabalho aí!

    Qualquer dúvida, pode me mandar um email pelo perfil do Yahoo.

  • Olá, eu desenvolvi um gerador com materiais bem básicos, ele transformava o atrito de correias (no caso usamos elásticos para prender dinheiro) fazendo girar o motor (retirado de um disco rígido de um computador) e gerava energia elétrica que acendia luzes de led.

Sign In or Register to comment.