O que é a dúvida?

Por que duvidamos? Como ela surgiu? De onde ela veio? Alguém consegue parar de duvidar? Nem filosofias, ciências, religiões, etc puderam detê-la, inclusive é o que os move.

Comments

  • A dúvida deve ter surgido da falta de conhecimento de algo ou da indecisão entre uma coisa e outra!!!!Como estamos constantemente pensando,agindo e escolhendo,estamos constantemente também solucionando ou criando as nossas dúvidas.

    Um abraço!

    (estou constantemente em dúvida comigo mesmo)

  • A dúvida constitui, mais do que um conceito, todo um vasto tema na reflexão filosófica,pelo que importa distinguir entre as variantes da sua determinação nocional e correlação com outros conceitos, e as teorias, métodos e procedimentos que de algum modo a sistematizam.

    Do latim dubhos, assumindo a acepção de «dois» ou «em dois», o conceito de dúvida não se deve tanto considerar determinado justamente pela positiva, quanto, como outras noções que exprimem margens residuais e redutoras do conhecimento, pela negativa. O «espanto», a «ilusão», o «erro» e a «ignorância» constituem, entre outras atitudes,noções que exemplificam essa correlação negativa da dúvida face ao conhecimento. Porém, ao contrário dessa experiência do limite problemático, enigmático ou até misterioso que exprime o saber que se não sabe, a dúvida questiona também o não saber que se sabe e tem directa relação com o saber hipotético. A noção de dúvida oscila entre a experiência sincera da crise do conhecimento como expressão, logo crítica, de um discernimento a fazer. A dúvida pode caracterizar-se como a atitude mental suspensiva do valor da verdade ou da certeza de um conhecimento, tendo, nesta acepção, um eminente papel crítico face à crença, à opinião, suscitando argumentos e provas até ao indubitável, ou apodíctico, no termo da qual a própria dúvida será superada, desvelando a verdade.

    Espero ter ajudado...

    Bjus =]

  • E QUANDO SE FICA ENTRE UM E OUTRO LADOS.

  • Porque existe muita falsidade, muita mentira, portanto realmente não podemos confiar em tudo e em todos, temos de ter sempre um pé atrás. A dúvida é um sinal de alerta, significa, fique de olho, desconfie desconfiando, e temos de fazê-lo realmente, não estamos errados em duvidar de algumas coisas ou pessoas...

  • A dúvida é o medo da existência da verdade. Se o homem conhecer toda a verdade, ele enlouquece, Portanto, a dúvida é de uma certa forma, é uma auto defesa do ser humano.

  • É aquilo que ñ se tem certeza da resposta! há sempre a dúvida da resposta aí entra o: eu acho isso, eu acho aquilo e assim por diante , por isso que a dúvida nunca acaba, dificilmente alguém tem certeza absoluta de algo e começa a perguntar o por que da coisa, aí a história vai longe!!!

  • Hum... estou com dúvida.

  • Incerteza;

    Insegurança;

    Só sei que a dúvida

    é cruel!

  • Dúvida é uma insegurança diante de algo. Suspeitamos que a coisa não parece exatamente o que havíamos pensado. O princípio do conhecimento é a dúvida. Uma vez inseguros, saímos em busca de algo sólido.

    Certezas atolam o nosso avanço.

  • Não, não é falta de conhecimento nem nada disso.

    Dúvida é um estado psicológico em que os pessoas que pensam frequentemente se encontram e cuja tendência mais imediada é procurar acabá-la.

    A dúvida surge quando no exato momento em que não se sabe qual de duas ou mais alternativas é a que se deve ter como a certa (daí "certeza").

    Dúvida e certeza são dois conceitos correlatos. Quem tem dúvidas não está em estado de certeza sobre o que duvida; quem tem certeza não está em estado de dúvida sobre o que tem certeza. Isso é, um é repelente do outro, relativamente.

    Quando tens duas alternativas (por exemplo: ir para a rua da direita ou para a da esquerda), e não se sabe qual é a que se deve tomar, então nos encontramos em "estado de dúvida sobre aquila situação". Logo, dúvida está sempre relacionada à alternativas opostamente relacionadas.

    Era isso!

    Interessante pergunta...

    i e - b r a z i l

Sign In or Register to comment.