"Um galo sozinho não tece uma manhã" ?

Tecendo a Manhã

1.

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito de um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

2.

E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendendo para todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si: luz balão.

João Cabral de Melo Neto

PERGUNTO:

O QUE A POESIA DE JOÃO CABRAL QUIS MOSTRAR A TODOS NÓS QUANTO AO INDIVIDUALISMO CADA DIA MAIS CRESCENTE NAS RELAÇÕES?

<Livre interpretação>

Comments

  • Olá Estrela Solitária.

    Peço perdão a João Cabral por ousar interpretar sua poesia.

    Nós humanos temos necessidades básicas essenciais, que são conhecidas e supridas de uma forma ou de outra, como:

    Receber alimento, proteção do frio ou calor, dormir, sexo...

    Sem isso o ser humano "morre" fisicamente.

    Nós humanos temos necessidades básicas culturais, que nos integra ao grupo, ao meio social, a vida dentro do sistema humano; regido por leis, regras, limites, convenções...Sem isso o ser humano "morre" socialmente.

    Nós humanos, através da primorosa poesia de João Cabral, nos "acordar" para dizer que, temos uma necessidade vital, especial, fundamental, que é de nos fazer ser quem somos. A necessidade é ser acreditado, ouvido e visto por outro alguém, um alguém que nos faça sentir e acreditar que realmente existimos, por ser apenas quem somos.

    A experiência de sentir, ouvir e ver o outro, como de ser

    sentido, ouvido e visto pelo outro; nós faz reais para nós mesmos, nos faz acreditar que existimos, que somos reconhecidos pelos outros seres humanos como um humano; naquilo que somos e por nossa forma de ser.

    O ser que nos sente, ouve e vê; acredita em nós, passando nossa existência a outros, e outros, e outros....

    Ai nasce a nossa consciência, é o nosso despertar para ser,

    e a fé e nós mesmos e no mundo que interage conosco,

    Galos que não são ouvidos, sentidos, vistos e acreditados; adoecem enquanto essência vital, sem se apropriar de seu poder de "acordar" para vida e tecer sua própria manhã.

    Galos ignorados, deixam de cantar e morrem para aquilo que nasceram; seja tecer manhãs ou tecer poesias. .....

    Sem isso o ser humano "morre", sem ser sua essência.

    Eu te ouço, te leio, te sinto e te vejo,.....você existe e é real.

    Beijos

    Lenda Virtual.

  • olá estrela brilhante

    é nem um galo,nem uma andorinha..

    mover a vida sozinho já é difícil e implicado,mas o ser humano entende que cada vez mais ser egocêntrico,cada vez mais individual,é ai a solução dos conflitos mundial,vai fazer o que???

    bjinho querida

  • Olá, minha querida! Gostei de sua pergunta.

    Vamos lá:

    Cada dia que passa se torna mais difícil saber o que se passa na cabeça de um escritor. Quantas vêzes escrevemos uma poesia com um sentido, uma inspiração e vem um leitor que tem um mundo completamente diferente do nosso e interpreta de forma que não tem nada a ver; não chega nem perto daquilo que pensamos e sentimos?

    João Cabral de Melo Neto era um homem simples e interado com seu próprio eu. Ele se preocupava muito com o outro, em ajudá-lo, em fazer com que cada um voltasse para seu próximo. Esta poesia nos ensina que na vida devemos ser solidários e que ninguém consegue fazer tudo sozinho.Isso é claro quando ele diz: "Ele precisará sempre de outros galos".

    Precisamos da Política, Medicina, Sociologia, Antropologia, Religião, Pedagogia, etc....

    Precisamos do homem que planta o alface, do cara da feira que vende e assim sucessivamente.

    Eu penso que o nosso poeta, além do individualismo, estava se referindo ao ciclo da vida, onde cada um faz sua parte, morre e outro continua. Da forma que ele fez a parte dele quando vivia. Quando ele usa as palavras: "e o lance a outro"... São repetitivas e dá a idéia de continuação.

    Afinal a vida não é assim? Uma continuação? Uma caminhada? Uma construção? Uma repetição?

    Pode ser também que ele estivesse brincando com as palavras sem nenhuma intenção. O coração do ser humano é muito misterioso, enganoso, sublime e inacessível.

    O compartilhar, o respeito, a compaixão, a ausência de altruísmo são qualidades que estão faltando em nosso cotidiano, nas coisa mais simples e corriquerias da vida.

    O nosso querido poeta escreveu poemas lindos, igual a esse que vc nos apresentou. Não posso afirmar exatamente que ele esteja nos chamando atenção para o individualismo em nossas relações, mas de uma coisa eu sei: Ele escrevia muito bem sobre o seu mundo interior e isso é um segrêdo que ele levou com ele e nos deixou apenas escritos para pensarmos, discutirmos e agirmos.

    Será que vc é individualista cotidianamente e não percebe? Será que eu sou? E se somos vamos voltar atrás e começarmos a ser mais altruístas, começando por aqui no Yahoo onde nossas relações são mais abertas.

    Beijos e amei sua pergunta.

  • Acho q ele ñ conhece o galo q me acorda todas as manhãs lá no litoral, Praia Grande, pois este ñ precisa de qquer outro galo. Mas aqui em sampa, chove há mais de 18 horas e então ñ teve jeito de galar cantar.

  • No sítio o filho da mãe sozinho acorda a família toda.

    bjinho

  • Plagio de uma Andorinha só não faz verão!

  • Querida , amiga.O único galo que eu ouvia cantar ,aqui na cidade onde vivo , foi morto por causa da reclamação de uma zelosa mãezinha. .O galo , pode?Não deixava o bebê dela dormir.Era meu sinal de referencia.Sempre acordei com o canto desse galo. Por anos a fio.A mãezinha , levando seu inocente bebê depois disso mudou.Conto isso para mostrar o que é a insanidade do ser humano.Um pobre galo que cantava uma única vez por dia , ao amanhecer.E quantas pessoas acordava com o belo canto desse galo ,pois moro num condomínio fechado.Sinto falta até hoje ,anos passados.O que é o individualismo!O ser humano na busca pelo seu ego é insano.Coitado do meu galinho.Yzabar

  • De que o poder da união, mesmo levando a voz como base de uma transformação social, tem seu peso para despertar a socialidade e parceria.

    Tudo o que tem faltado numa sociedade cada dia mais egoista e individualista. União harmoniosa e leal aos princípios básicos de sociedade, nos faz mais fortes frente as diversidades do dia a dia.

  • Estrela, querida...

    tecer o amanhã...é uma tarefa difícil...

    não é mesmo trabalho pra um galo só...

    juntos construíremos um amanhã muito mais sólido...

    a união faz a força...

    beijim...bom dia....

  • Esse elo de cooperação que encontramos na natureza está cada vez mais faltando aos seres humanos. Será preciso mta dor para que a humanidade inicie o seu caminho de volta e aprenda que, ao respeitar o outro, ser solidário e impulsioá-lo para vencer estará tecendo o seu amanhã, não apenas suas manhãs.

    Beijaumm!

Sign In or Register to comment.