Síndrome de Turner e seus tipos de cariótipos?

Vocês podem me ajudar a entender o que é o cariótipo mosaicismo em sindrome de turner? Não estou conseguindo entender!

Obrigada

Comments

• Síndrome de Turner

é bastante rara e afeta apenas indivíduos de sexo feminino e não possui cromatina sexual, são monossomicos, ou seja, em exames de seu cariótipo revela a presença de 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. Sendo seu cariótipo representado por 45,X.

A ST ocorre em apenas 1 mulhere entre 3.000 nascimentos, devido ao grande número de abortos que chega ao índice de 90-97,5%).

pode surgir quando esta ausente o cromossomo x paterno no espermatozóide.

As meninas com esta Síndrome são identificadas ao nascimento, ou antes, da puberdade por suas características fenotípicas distintivas.

resunido; A constituição cromossômica mais freqüente é 45, X sem um segundo cromossomo sexual, X ou Y.

SOBRE MOISACISMO

1/3 destas crianças são mosaicos (genótipo composto por células com alteração do cromossoma X e células normais). Neste síndrome está implicada uma alteração numérica dos gonossomas e o cariótipo na maioria das crianças é 45,X, ou seja, está implicada a perda de um cromossoma X ou Y que ocorre durante a divisão celular. Existem outras formas mais complexas, por si mais raras

É importante a pesquisa de mosaicos e particularmente da linha celular XY

• Nada sei sobre a síndrome de Turner; quanto à cariótipo e mosaicismo, em qualquer dicionário que se preze como tal, você poderá verificar que cariótipo refere-se à disposição dos cromossomos de uma célula, reunidos segundo determinados critérios e que mosaicismo diz do indivíduo que apresenta duas ou mais linhagens de células geneticamente distintas, originadas dentro de seu próprio organismo.

Sign In or Register to comment.