Tenho 16 anos, como arranjar emprego?

Arg! A vida deveria vir com um manual. Aprendi a andar de ônibus recentemente, e não há um só local onde esteja tudo detalhado ensinando o sistema de ônibus para quem não sabe.

Como só se tem respostas sobre a vida de quem já viveu, decidi postar minha pergunta aqui aos quatro ventos pra ver se alguém pode me ajudar.

Tenho 16 anos, curso o segundo ano do ensino médio em uma escola particular. Tenho um certificado de proficiência em inglês, e quero aprender mais.

O que eu gostaria mesmo é que o governo subsidiasse uma faculdade no exterior para mim (eu faria um teste, e se passasse o governo me matricularia em uma faculdade no canadá, por exemplo). Sei que é um pouco fantasioso e acho que isso nem existe, mas enfim...

Eu gostaria de algum curso gratuito que me levasse a algum lugar na vida.

Quando terminei o curso de inglês, mandei meu curriculum vitae para a companhia onde estudei, mas eles só aceitam maiores de dezoito anos como professores.

Pesquisei sobre o Programa do Menor Aprendiz e não achei nada. Pesquisei sobre o Ciência Sem Fronteiras e é apenas para quem está na faculdade, além de precisar ter projetado alguma coisa (não entendi exatamente o quê).

Como faço para arranjar um emprego ou um curso (e me expliquem como funciona um curso) que ocupe as minhas tardes?

Eu não sei como a vida funciona. Não sei nem como usar a nota do ENEM pra alguma coisa. Poderiam aproveitar e me explicar o que é o SISU e como ele funciona?

Obrigado :/

Comments

  • Sobre suas dúvidas do Enem e SISU eu indico que veja este site: http://enem.dyo.com.br/ É possível sim você ganhar bolsas de 100% em faculdades e é mais fácil que a galera imagina. Olha com calma, lê com atenção, vale a pena.

    Sobre o emprego: com 16 anos é possível trabalhar sim, aqui na empresa tem uma garota de 16 anos que trabalha no RH, ganha quase R$ 1000,00 como aprendiz e já tem emprego certo quando se forma. Ela é dedicada, comprometida e não tem pose de vitima se fazendo de coitadinha e fugindo do serviço. Pelo contrário, tenta ajudar todo muito e aprender sempre que possível.

    Procure um programa de Trainee ou estágio. Pesquise na net sobre empresas que contratam aprendizes na sua cidade e não só sobre o menor aprendiz, peça seu pai para tentar um serviço para você nas firmas que os amigos dele trabalha, converse com a galera da sua idade que trabalha e pergunte o que eles fazem e onde. As possibilidades são muitas!

    Uma outra dica que te dou, aproveite enquanto ainda não esta trabalhando e estude. Tem milhares de cursos gratuitos que dão CERTIFICADO sem que você precise sair de casa, isso mesmo, você estuda em casa, pela net e descola certificado. Pesquisa depois: learncafe, iped, primecursos, mva, senacead, cursos gratuitos ead.

  • Na vida tudo é difícil, mas existe um ditado popular que diz: "A vida só é dura, para quem é mole".

    Só posso te dar algumas dicas sobre emprego, pois o restante não tenho conhecimento para te informar.

    Para quem é jovem e sem experiencia, um bom lugar para encontrar um emprego é no shopping, de vendedor nas lojas, ou atendentes de lanchonete, especialmente no Mc Donald, bobs´s, pizza hut, casa do pão de queijo...etc.

    Nessas lanchonetes especialmente no Mc Donalds, admitem jovem menores de idade, sem experiência, mas tem que estar cursando o ensino medio, ou terminado.

    É bem puxado o serviço, tem que ser para quem quer um emprego mesmo, e que esteja afim de trabalhar....pois vc tem que trabalhar muito inclusive nos finais de semana e feriado, e ganha pouco, mas é uma experiencia a mais no curriculo, alem de fazer novas amizades, aprende a ficar desinibido e desembaraçado nas palavras, pois irá trabalhar em contato com o publico.

    Se for esforçado, poderá ganhar promoção, subir de cargo e até virar um gerente lá dentro. Isso vai da coragem e do desempenho de cada um.

    Enfim.... é um bom começo, mas como disse não é bem puxado mesmo. Tem que ter fibra.

    Boa sorte.

  • basta voce procurar, emprego não falta., procure mais., boa tarde.

Sign In or Register to comment.