Qual sua opinião sobre identidade espiritual?

Um espírito mistificador pode tentar passar-se por sábio, como um filósofo, um humanista, ou doutor.

Kardec já nos alertou isto e pediu para julgarem o conteúdo e não a embalagem.

Na opinião de vocês, um espírito de luz e sabedoria, poderia inversamente apresentar-se como humilde preto-velho ou índio, sem a ostentação de sábios?

Por que em alguns centros espíritas (kardecistas) não aceitam a manifestação de espíritos que se apresentam como pretos velhos ou indíos?

Não seria o caso de julgar o conteúdo, ao invés da embalagem?

Comments

  • Eu não sou espírita, mas acho que, como disse Kardec, devemos julgar a mensagem, e não o mensageiro...

  • Em primeiro lugar a identidade espiritual é o que o espírito necessita passar para ter credibilidade.

    Se em determinada situação um espírito elevado necessitar passar uma mensagem de ajuda para alguém insensível, seja encarnado ou desencarnado, ele poderá obter a ajuda de outro espírito que possa se afinizar com o necessitado.

    Por isso, nestes casos, os fins justificam os meios.

  • eu sou espírita kardecista (acho ridículo que em pleno séc. XIX, tenho ainda que dizer "kardecista" para não ser confundida com macumbeira..., mas enfim...).

    eu concordo com Kardec, que diz pra não julgar o livro pela capa, pra considerar a mensagem e não o mensageiro. acredito que espíritos sábios não se apresentariam assim, mas se precisar (para o entendimento de alguns) eles fariam. porque algumas pessoas acreditam em preto-velho e não em outros. e para se fazer entendido, o espírito se apresentaria assim, como necessário.

    depende muito, só na prática mesmo pra dizer alguma coisa mais rentável...

  • sua pergunta foi respondido por vc mesmo.

    concordo com vc

  • Como você mesmo sabe, não se deve julgar o conteúdo pela embalagem , então, quando um Espírito se manifesta deve-se levar em conta a sua mensagem, suas palavras dirão quem ele exatamente é!

    Quanto aos pretos velhos, são conhecidos por estas denominações na Umbanda, que não é propriamente O Espíritismo Geralmente eles se manifestam com outros nomes, como:

    Pai João de Angola, e até entidades indìgenas!

  • É aí que vc se engana irmão, muitos espíritos de luz se presentam como preto velho, e no centro que eu frequento mesmo tem uma entidade dessas - e meu centro é todo pautado nos estudos da doutrina, como vc sabe o espírito principalmente o de luz pode se apresenatar da maneira que lhe aprouver e que mais lhe agrada. Esse espírito que lá se manifesta foi um escravo em uma encarnação passada, mas é um ser altamente evoluído moral e intelectualmente, mas precisou ser um escravo e fez muito bem pras pessoas, como essa encarnação foi uma das que mais lhe agradou, ele se apresenta dessa maneira.Olha eu nunca frequentei um centro que haja assim, mas se vc diz que tem eu digo que eles estã equivocados.

  • Creio que os sábios, não fariam isso, a troca de que? outra a mensagem é que deve ser analisada não o individuo!Um abraço.

  • Deve se julgar a tudo.

  • Companheiro, eu pessoalmente não sou adepto de tal crença, mais o que eu tenho a dizer quanto a isto é o seguinte; que esse pseudo espírito, o qual referiu-se pode

    sim, por que não? é o que todos eles tem feito, enlaçando

    enganando, matando, roubando, e muitas pessoas despreparadas incautas tem se deixado levar, assim como

    você meu amigo, abra os olhos e saia dessa barca furada

    a palavra de Deus condena tudo isto, tire suas dúvidas na

    fonte certa (Bíblia) procure ter a perfeita identidade, Cristo

    é o caminho, verdade, e a vida, Deus te abençoe!

  • É aquele que se iguala ao Pai. Filhos só são filhos! A crença pertence ao homem. Deus pode descartar qualquer coisa... O que está acontecendo é uma reforma de pensamentos e descontaminação das idéias. Até os ignorantes são bem vindos.

Sign In or Register to comment.