O INSS não soube responder?

Veja esta situação: Um cidadão contribuiu para o INSS de jul/1994 a jun/2006 com o valor mínimo (Um salário mínimo) para a aposentadoria, a partir de jul/2006 passa a contribuir com o teto máximo (ref. a R$ 2.801...).

O que eu quero saber?

Se posso equiparar a contribuição de jul/1994 a jun2006 ao teto máximo, se pagava ref. a 01 sal. mínimo, atualizar para teto máximo R$ 2.801... .

Espero que tenham entendido.

Comments

  • Não. Não pode porque o valor referente aquele período de contribuição você contribuiu com um salário mínimo, então não há como você "complementar" a contribuição daquele período. O que se poderia fazer era, se você não tivesse contribuições naquele período e quisesse pagar aquele período em branco, então você teria aberto um processo em uma agência de arrecadarão do INSS comprovando uma atividade autônoma e pago os atrasados com o valor que você quisesse mais acrescido de juros e multa.

    Qualquer dúvida acesse meu perfil e me escreva, sou servidor do INSS.

  • Parece que você aumenta o valor de forma gradativa ,não pode aumentar derrepente para o valor máximo,salvo se fosse um emprego como autônomo tem de ser gradativo.

  • Não pode não.

    Se assim fosse permitido, ninguém nunca contribuiria, espontaneamente , pelo teto.

    Assim visando que a Previdência, não seja lubridiada, o calculo da aposentadoria, é feito pela média das contribuições, efetivamente ocorridas.

    Agora o tempo de contribuição mencionado, não é suficiente para você requerer o benefício, também. A menos que existam contribuições anteriores, não mencionadas.

    O tempo mínimo de contribuição,para homens, para requerer a aposentadoria por tempo de serviço, é de 35 anos, independentemente de sua idade. Muita gente acha que precisa ter uma idade mínima. Isto não existe. Pois se existisse, eu não estaria aposentado.

    Maiores esclarecimentos,pode me escrever, ou entre no site na Previdência, ele é muito elucidativo.

    Boa sorte

  • Pelo que entendo de aposentadoria, dos exemplos que tive na minha família, na hora do cálculo para o salário que o aposentado ficar recebendo, será feita a média das últimas 24 contribuições. Ou seja, somarão os valores pagos nos últimos 24 meses e dividirão por 24, então esse será o salário. Bom, na política atual para os aposentados, não te aconselho a aumentar muito sua contribuição, pois a taxa percentual de ajuste de sálario de aposentados foi desvinculada do salário mínimo e isso dá uma desvalorização tremenda. Ex. o mínimo sobe 8% e o dos aposentados, 5%, no final das contas, em alguns meses estarás recebendo próximo ao salário mínimo! É a minha opinião! Abraços!

  • muito interessante!!!!!!!!!

  • Para o cálculo da aposentadoria, o INSS faz a média de 80% das maiores contribuições, considerando a partir de julho de 1994.

    Como de 07/1994 a 06/2006 você contribuiu com o valor mínimo, e de 07/2006 até agora contribuiu com o valor máximo, no momento da aposentadoria a mencionada média vai resultar em um valor bem menor do que os R$ 2.801,00 que servem de referência para as suas contribuições atuais, porque o maior "peso" virá das contribuições efetuadas pelo valor mínimo.

    Além disso, eles ainda vão levar em conta sua idade, porque na fórmula da aposentadoria tem um mecanismo que considera a "expectativa de vida" do futuro aposentado.

    Não espere grande coisa dessa aposentadoria, porque o INSS é muto sa-ca-na. Tenho um amigo que trabalhou 30 anos, ganhava R$ 1.200,00 no final da carreira e se aposentou com R$ 580,00, sob a alegação de que ele era novo, ainda iria viver muitos anos.

    No Brasil aposentadoria só compensa para políticos e juízes. O povão só toma no rab*, se é que você me entende ...

  • não tem complicação você pode pagar a contribuição pelo valor máximo de referencia se e o objetivo de beneficio final uma vês que a regra do Inss atual para conceçao de aposentadoria e que o trabalhador do sexo masculino deve contribuir 35 anos de para conceçao de aposentadoria e ter idade superior 54 anos no ato de solicitaçao e para efeito de beneficio e calculado a media dos 10 últimos anos contribuidos boa sorte e abraços

  • Não sei te responder pq ate agora isso so ta dando dor de kbca pra gnt.

Sign In or Register to comment.