Minha redação esta boa? de uma nota a ela e aponte os erros?
Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado.
No século XXI, a internet se tornou parte crucial na vida da maioria das pessoas do mundo. Tanto é que a ONU a declarou como direito fundamental do ser humano. Assim, mobilizando governos a expandirem o acesso à rede a toda população. O que antes era restrito somente ao uso secreto da polícia, hoje se tornou público, trazendo grande perigo quando usado incorretamente.
Atualmente qualquer pessoa pode fazer uso da internet em casa ou lan houses, devido à facilidade que se encontra de acessar a rede. Mas toda essa praticidade pode trazer sérios riscos à reputação e a vida de várias pessoas, em sua maioria jovens e crianças, que fazem mau uso das redes sociais. Pois sem o controle do que se posta na internet, muitas vezes acaba se expondo o particular da pessoa. O que pode ser irreversível, porque com apenas um clique todos têm acesso ao que é colocado na rede, como fotos, vídeos comprometedores e endereços; chamando assim a atenção de pedófilos e de outras pessoas mal-intencionadas.
Mas, por outro lado tornar pública uma ideia através da internet pode ser libertador, como ocorreu na revolução do Egito, onde as pessoas iniciaram os protestos através das redes sociais, e assim conseguiram acabar com a ditadura que os oprimiam.
Com isso, a web tem se tornado parte fundamental da vida das pessoas, deixando de ser restrita apenas a uma parcela da sociedade e se tornando um ambiente público de acesso, muitas vezes, gratuito. Mas para a internet continuar avançando sem causar prejuízos aos seus usuários, precisa-se saber usá-la corretamente. Por isso é importante à participação dos pais no monitoramento dos filhos enquanto estão na frente do computador, ensinando-lhes como utilizar a rede. Carece também que o governo crie programas informativos através da mídia, expondo os riscos do uso incorreto da internet e continue a fiscalizar os crimes on-line. Além disso, o indivíduo precisa ter bom senso para não expor na rede o que não mostraria para os outros.
Comments
Companheiro(a), eu não iria responder, pois, já tem duas respostas.
Mas, sem ofender, ninguém, eu, olhando, tive dúvida sobre duas das correções: Mal ou mau e idéia. Procurei, para ver se estavas corretas e, também, confirmei para meus textos, no endereço:
http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/mal-ou-m... Parece-me que, nos dois
momentos que você usou, estavam certos. Também, verifiquei que a palavra "ideia", pela mudança, recente, na ortografia, não se acentua mais, portanto, acertou, também. A palavra "tôda" leva
acento. E por último, se a palavra "restrito" você usou fazendo ligação com "o acesso à rede", está
correto, também, o termo masculino.
Notei e compreendo as dificuldades que todos temos em colocar ou não vírgulas.
Vou citar as linhas de 1 a 22, conforme posição do texto.
Linha 3: acesso à rede a toda população. O que antes era restrito somente ao uso >>>> acesso à rede à tôda população. O que antes era restrito, somente, ao uso<<<<<<<
Linha 4: >>>hoje , se tornou público, trazendo grande perigo quando usado , incorretamente.<<<<<
Linha 5: >>> Atualmente , qualquer pessoa <<<<<
Linha 6: >>> Mas , tôda essa praticidade<<<<<<<
Linha 7: >>> , em sua maioria , jovens e crianças,<<<<<
Linha 8: >>> , muitas vezes , acaba<<<<<
Linha 9: >>> , porque , com apenas um clique , todos <<<<<
Linha 12: >>> , mas, por outro lado , tornar pública uma ideia , através da Internet , pode ser<<<<<
Linha 13: >>> redes sociais e , assim , (e sem vírgula anterior e com vírgula posterior)
Linha 15: >>> deixando de ser retrita , <<<<<
Linha 16: >>> apenas , <<<<<
Linha 17: >>> Mas , para a internet continuar avançando , sem causar prejuízos , aos <<<<<
Linha 18: >>> usá-la , corretamente. Por isso , é importante a participação <<<<< (a sem crase)
Linha 19: >>> Carece , também , que o <<<<<
O Texto eu, modestamente, considero bem objetivo, bem trabalhado e, alguns errinhos cometidos,
não diminui o trabalho bem feito, inclusive, ortograficamente.
Parabéns!
Guilherme e Ellen, a gente não sabe a idade de vocês, mas eu diria que o texto está muito bom e acima da média do que normalmente vemos por aÃ. Vocês poderiam aprimorá-la acrescentando sobre a necessidade de leis que visem coibir os problemas de mau uso citados, principalmente aqui no Brasil onde quase nada existe nesse sentido.
As incorreções apontadas pelo usuário aà acima, tambem devem ser corrigidas.
Nota: Ãtima!
Erros vistos:
que fazem mau <Troque por> que fazem mal
tornar pública uma ideia <Troque por> tornar pública uma idéia
deixando de ser restrita <troque por> deixando de ser restrito
Pronto, sem mais erros de ortografia!