Porquê o linux recusa a maioria dos programas baixados da internet mesmo que seja feito pra ele ?

Bom , meu pc veio com sistema operacional MANDRIVA LINUX e com ambiente gráfico KDE , só que pra falar a verdade eu nunca gostei , parece que ele contém muitos erros , é muito complicadinho pra mexer mas agora eu até já domino bem , sendo que as vezes , tenho umas surpresas e descubro algumas coisinhas novas . E o pior de tudo é que eu quero baixar videos , jogos e etc.. da internet , daí ele começa a baixar e quando eu vou abrir aparece assim EXECUTÁVEL EM WINDOWS , mas como assim , se eu baixei com as configurações para linux ?!

ou outra hora aparece aquele quadradinho pra gente escolher o programa pra abrir o arquivo . Nosssa isso já tá me dando nos nervos . Acho melhor trocar o sistema operacional !

Comments

  • Sempre q vc quiser baixar algum programa, use a Central de Controle. O "Adicionar/Remover" que tem ai. Lá vc procura pelo nome do programa, marca para instalar, Aplica e pronto, ta feito, e já ta instalado.

    Facinho facinho.

    Evite baixar programas de sites como baixaki, superdownloads, e afins, pq o pacote (.tar.gz) deles precisa ser compilado pra instalar. O recomendado é sempre baixar pela central, que procura e já instala e geralmente a distribuição da um certo suporte ao programa.

    Lembro a vc que programa de windows é para windows e não roda no Linux nem no Mac, pq a plataforma é diferente. No Linux há programas semelhantes (com nomes diferentes mas funcionam da msm maneira) por exemplo, não tem MSN (da Microsoft) mas tem o aMSN...

  • Olá amigo, os executáveis de Windows não irão rodar em Linux, o máximo que você irá conseguir é emular o ambiente Windows com programas como o Wine.

    Você deve baixar a versão do programa que você quer rodar específica para Linux. Além de ser específica para Linux ela deve ser específica para sua distribuição no caso Mandriva Linux. Provavelmente se você baixar um pacote compilado para uma distribuição de Linux diferente da sua não irá conseguir instalar.

    Imagine que você baixe o programa X para Linux com Kernel Z. Você usa o Linux com Kernel Y. Não irá instalar apesar de o programa ser para Linux. Você irá precisar do programa X para o Kernel Z, ou seja para a distribuição que você está utilizando afim de evitar problemas.

    Espero ter conseguido explicar de maneira bem resumida o que está acontecendo.

    Aconselho a você utilizar uma distribuição de Linux mais amigável para a instalação de programas. Como o Ubuntu que pode ser baixado gratuitamente no link abaixo:

    http://www.ubuntu-br.org/download

  • O problema é BIOS: Bicho Ignorante Operando Sistema.

    Olha, o Mandriva é super fácil de usar. No gerenciador de software (dentro da Central de Controle Mandriva) você obtém a maioria dos programas disponíveis para ele. Só é recomendável instalar programas por meio deste método.

    Se quiser instalar programas de terceiros, faça o download da versão para Linux e siga as instruções do desenvolvedor do programa para instalá-los.

    No Windows não há gerenciador de software, assim como no Mandriva, e no Windows muitos programas vem em diversos formatos (ZIP, RAR, CAB, EXE). No Mandriva há um formato padrão: RPM.

  • Não baseie a sua opinião sobre o Linux apenas por estar com dificuldades em uma distribuição; vc pode experimentar outras, como Ubuntu ou Debian, que são, pelo menos na minha opinião, mais amigáveis do que o Mandriva. Dá uma olhada aqui:

    http://sidserra.blogspot.com/

  • Essa afirmação é sem sentido.

    O que falta é entender os conceitos mais básicos que tudo fica simples. Dá uma olhada:

    http://sinapseslivres.com.br/guia_linux

Sign In or Register to comment.