Porque a demora do processo trabalhista?

Desde de 19 de dezembro de 2011 meu processo esta parado na seguinte condição:Autos conclusos para despacho.O perito ligou para mim em 10 de dez de 2011 e no dia 19 do 12 de 2011 fiz a consulta no site e já estava lá registrado a realização da perícia e o relatorio entregue e concluso.Porque a justiça é tão lenta?O que será que está acontecendo? Fui demitido em 27 de novembro de 2010 e dei entrada na justiça do trabalho em 05 de abril de 2011 pois,a empresa não pagou a minha rescisão até hoje.Simplesmente fui desligado e ela na época alegou falta de verba.para minha idenização e que eu aguardasse.Mas a empresa que ela prestava serviços reteve a fatura já previndo as futuras rescisões e tambem a condição de recuperação judicial e que inclusive a justiça já suspendeu a tal recuperação juducial pois se passaram os 6 meses solicitados pela empresa.

Comments

  • A Justiça do Trabalho é um dos segmentos mais rápidos do Judiciário, se seu processo corresse na Justiça Comum estaria quase um ano só para defesa do réu. No caso, quando é feita a perícia o juiz deve dar às partes um prazo para se manifestarem sobre o laudo, e se alguma delas questionar algum defeito ou dúvida nas conclusões periciais, formula quesitos suplementares.

    A quesitação suplementar precisa ser analisada pelo juiz, para verificar se são pertinentes, e uma vez consideradas cabíveis o processo é devolvido do perito para esclarecimentos. No caso, o processo aguarda a decisão do juiz sobre a perícia, podendo ter recebido algum andamento que não foi registrado na internet. Lembre-se que esses dados são informativos, não têm caráter oficial.

    De toda sorte, é preciso considerar também que uma série de fatores humanos e estruturais interferem no andamento de qualquer trabalho, inclusive no Judiciário. Férias, licença, doença etc. podem afastar o juiz do posto, prejudicando andamento. Excesso de demanda em um determinado mês ou período de meses. Falta de servidores para dar vazão ao trabalho que se acumula, etc..

    Tudo isso pode influenciar o trabalho forense, que já é precário por natureza em virtude de tais mazelas serem habituais no Brasil, que presta péssimos serviços públicos em todos os ramos do Estado (não só no Judiciário).

Sign In or Register to comment.