Ajuda, problema familiar... (urgente)?

Estou pretendendo processar meu pai, por danos morais, e abandono. Hoje tenho 17 anos, mas desde meus 6 anos de idade sofro muito, meu pai sempre agredia minha mãe na minha frente, junto a minha irmã, e a inda jogava todas suas responsabilidades para mim, no final dos meus 14 anos, descobri que meu pai estava traindo minha mãe com uma vizinha minha. Minha mãe, esta muito doente, incapacitada de tomar qualquer atitude, estava de cama, mal conseguia se levantar. Eo pior de tudo é que ele humilhava muito ela na nossa frente, dizia que não iria sair com ela, porque ela estava ridícula, que tinha vergonha dela, essas coisas, mas ela estava assim devido sua doença, seus cabelos estavam caindo, e ela estava emagrecendo, quando completei 15 anos em janeiro, perdi minha mãe, ela faleceu. Meu pai se envolvei com várias mulheres interessadas em seu dinheiro, meu pai trazia as ficantes para dentro de nossa casa, sendo que aqui foi sempre um ambiente familiar, fui sentindo que não tinha mais privacidade, espaço. Tentei afastar essas mulheres que só tinham interesse, só que agora em meus 17 anos, meu pai chega do trabalho, não olha para nossa cara, simplismente sai pelo mundo e só chega perto da hora do trabalho, nem se quer pergunta como estamos, e se estamos precisando de algo. Antes da minha mãe falecer, meu pai tinha acabado de receber um processo, e ele e minha mãe, combinaram que este dinheiro seria destinado á minha faculdade e da minha irmã, mas o pior de tudo, hoje descobri, que meu pai, com meu dinheiro e da minha irmã, comprou uma casa para esta mulher que ele está agora, e está morando com ela, acabou de imobiliar toda casa, e inclusive fez as despesas para ela. Ela já foi mulher de 4 homens, não tinha casa pra morar, tem 1 filha, e vive da pensão dessa menina, nunca trabalhou, nem nada. Agora, meu pai não está mais fazendo as despesas dentro de casa, nem pagando mais as contas, coisa que meu pai sempre foi preocupado, quando toco neste assunto com ele, ele tenta me agredir, ou pede para que eu deixe-o em paz. Ele nunca está em casa, e as coisas aqui sou tudo eu que tenho que resolver tudo aqui, ele apenas contratou uma tia minha para cuidar da casa, que é muito grande e eu sozinha não dou conta, e diz que vai trazer um parente dele pra cuidar da casa e morar aqui (não gosto dos parentes dele, são todos falsos, interesseiros, e fizeram a caveira da minha mãe, para que eles se separassem), e ele acha que isso é tudo, que dinheiro compra tudo. Ele não quer passar a casa pro meu nome e da minha irmã. Todos finais de semana, ele sai com essa mulher e a filha dela, eu e minha irmã, desde que minha mãe faleceu, ele nunca mais ligou pra gente, nunca nos leva para passear, nada. Enfim, não aguento mais a situação, e penso seriamente em processa-lo por danos morais e abandono, só para ver se ele acorda, que isto é sério. Já conversei com meus familiares, e eles me oferecem apoio para tomar as decisões aqui em casa, já conversaram com meu pai e nada. Um dia desses cheguei em casa, essa mulher estava com umas amigas dela fazendo a unha, já tomando conta da casa, fazendo até almoço para as amigas, eu apenas fui para o meu quarto, e fiquei o dia todo lá, tentando não se estressar.

Podem me ajudar, me dizendo quais processos posso abrir contra meu pai, me enviem leis também, qualquer coisa para que eu possa mostrar para ele que isto é sério. alguns conselhos, sei lá, qualquer coisa.

Obrigado.

PS: minha irmã tem 13 anos.

Comments

  • Duro é processá-lo e continuar vivendo sob o mesmo teto.

    A relação familiar não é nada boa e isso poderá piorar.

    Faz o seguinte- (eu prefiro a paz), voce já tem 17 anos e daqui a pouco já e maior de idade.

    Tenta deixá-lo viver a vida dele e aproveita o que ele te dá, moradia, comida , estudo,etc. e tente fazer a vida dentro de casa ser um pouco melhor.Seja diplomática.

    Faça um belo projeto para a sua vida, que é o que interessa daqui prá frente.

    Não conte muito com o que seu pai possa te dar ou não.

    Coloque como objetivo de vida, estudar, trabalhar e ter uma profissão que te garanta um futuro bem legal.

    Mas isso, guarde com voce, não fique comentado que dá zica.

    Um dia voce estará independente e dona de seu nariz, mas hoje, tenha paciência. Tudo passa.

    Quanto à casa, ele não irá passar no nome de voces tão facilmente, ,porque é o lugar onde ele mora tambem e ele tem direito a 50 % do imóvel enquanto viver.

    Só na hipotese da venda voces terão direito à parte da sua mãe e metade da dele, e ele terá direito então só a 25%.

    Eu não processaria ninguém . Processo é briga, e briga gera raiva, e raiva gera doenças.

    Não siga o caminho de sua mãe. Sei que lhe dói ouvir isso, mas a doença de sua mãe pode ter sido causada pela mágoa e raiva que ela sentia.

    Ao invés de gastar energia em processos e brigas, acumule essa energia para construir um futuro legal pra voce e sua irmã.

    A vida é feito de decisões e cabe a voce decidir se vai brigar a vida toda por picuinhas, ou construir uma vida cheia de riquezas e coisa boas.

  • puts, que preguiça de ler me adc no msn q nois fala [email protected]

  • Quem tiver que ajudar, que mostre competência aqui, e é proibido pelas normas pedir para adicionar, será que não se tocam? Esta injuriada não passa mesmo de uma drogada e mal resolvida sexualmente, isto já deixou claro aqui, deveria ser excluída do Yahoo. Mas não se preocupe, você teve respostas importantes.

  • Li não só seu relato como li também as respostas de outros colegas,gostei de todas,mas a que mais me chamou a atenção foi a de Ângela. Tem ela toda razão e pegando uma carona quero acrescentar meus parabéns por sua atitude corajosa,tens sido de uma força ímpar Mas realmente é complicado abrir um processo contra teu pai.Sabe! O homem quando perde o rumo,acredita que ele está coberto de razão e todos os outros é que estão errados,não o entendem,e isto inclui esposa,filhos,amigos e quem quer que seja,todos aqueles que não o apapóiamão seus inimigos em potencial.Na verdade seu pai precisa mais de ajuda que de um processo,o problema é como dar-lhe ajuda quando voce se encontra nesta situação nada confortante.Você se tornou mãe,dona de casa, escudo para sua irmã e um poço de dores com a lembrança de sua mãe por tudo que ela passou além das humilhações que juntos passaram e testemunharam. Mas cuidado! Quase todos agiriam assim, o primeiro passo seria abrir sim um processo,voces são menores e precisam de um pai, precisam de um amigo onde possam chorar as dores e expor suas necessidades. Seja firme, una-se com sua irmã e todas as manhãs e noites direcionem a Deus uma oração,por mais que seu pai as desprezem,demonstre-lhe carinho,amor (difícil né?) mas não impossível,aja na contramão do mundo e conte com o apoio de Deus,por mais que seu pai esteja errando e tenha errado,ele continua sendo teu pai e lembre-se,Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem seus dias sobre a terra. Aja assim,por mais que lhe seja insuportável,odeie o erro de seu pai, mas procure ama-lo... Ajude-o! Por mais que ele se mostre forte e independente existe ali uma alma que sofre e chora e não sabe o caminho de volta. Abraços e se precisar conte com este amigo.Jamais expus aqui meu emai,l mas hoje o farei e se quiseres me chame e conversaremos. [email protected]

  • Ae mina...

    Eu li mas não entendo direito sobre leis do Brasil...

    Se quiser mim adc no msn tento te ajudar, tipo assim...

    pode conversa comigo... desabafar... falar quando estiver triste =/... tbm quanto estiver feliz =)...

    você que decidi...

    [email protected]

    Abração...

    Jesus te ama...

  • ...não conheço leis, mas acredito q se tiver fazendo isso só por ameaça, isso não vai funcionar. O seu pai ja sabe q fez coisas erradas, inclusive algumas q poderia ser preso(te bater), então acredito q apenas ameaça não va resolver....E se os seus parentes te dão suporte a melhor alternativa seria mesmo procurar um advogado, ele pode te informar quais leis o seu pai infringiu. E cuidado, ta ? O seu pai ja mostrou ser violento, então cuidado. Mas não deixe de correr atrás do q era por direito seu e da sua irmã... e apesar dele ser o seu pai, ele esta fazendo algumas coisas q não devia...

    com o dinheiro faça faculdade, arrume um bom emprego, ajude a sua irmã no q for possível, arrume um bom namorado, case-se e seja feliz. Acho q era o q a sua mãe queria pra vcs.

    te mais, felicidade

  • Olá Jessy!

    Entendi o seu relato, a situação está difícil mesmo...Sinto muito pela perda da sua mãe! De verdade!Mas com as experiências que tive, aprendi o seguinte: quando a gente ama muito alguém a gente nunca perde esta pessoa, a gente tem a pessoa de uma maneira, guardada no nosso coração! Seja forte, fique tranquila...vai dar tudo certo, este momento ruim vai passar!

    Sobre o processo, deixa eu te falar, Jessy...toda criança e adolescente é protegido pelo estatuto do adolescente e por um órgão chamado conselho tutelar. Acho que a primeira coisa que você deveria fazer seria procurar um conselho tutelar próximo a sua residência e relatar o que o seu pai tem feito contigo e com sua irmã..

    O conselho tutelar é uma instituição ligada à justiça, e se houver algum outro direcionamento para este caso o conselheiro entrará com o processo e não você...

    Você está sendo muito forte! Sua ,ãe, onde quer que esteja, está com certeza orgulhosa pelo modo como vc está cuidando da sua irmã e se cuidando!

    Te desejo força!!

    Espero ter ajudado!

  • pode acusa ele por abando de incapaz mais não é facil guria . me add no msn pragente conversa

    [email protected]

    se cuida (=

  • Não pode ser real. Que merd4 de país é esse?

  • Danos morais, abandono, lei maria da penha.Mas e sempre bom olhar isso com um advogado como eu mas o advogado tem q saber dos detalhes abrir um processo na vara da infancia e delegacia mulher

Sign In or Register to comment.