Declaração IRPF 2013?
Boa tarde, eu financiei um apartamento no meu nome em 2010 e venho declarando este apartamento. Em junho de 2012, me casei com comunhão parcial de bens, então eu e meu marido devemos declarar o apartamento financiado nas nossas declarações ou somente eu continuo? Não iremos fazer declaração conjunta, cada um fará a sua e somente informaremos o CPF e importaremos os dados de cada um nas nossas declarações. Ele também está na mesma situação, pois possui leasing de um veículo no nome dele e financiou em 2010....eu tb tenho q declarar? Outra coisa.....ele possui um imóvel financiado pelo SFH do casamento anterior. O financiamento ainda está no nome dele, mas no documento do divórcio, perante o juiz, deixou para o filho, que hoje é maior de idade com uso fruto da ex mulher (mãe do filho dele)...ele tem que declarar este imóvel? Pois assim que terminar o financiamento em 5 anos, o imóvel terá a escritura no nome do filho e ele não receberá nenhum centavo se o imóvel for vendido. Se ele tiver que declarar, eu também tenho, por ser esposa atual e casada em comunhão parcial de bens? Obrigada!
Comments
Oi Luciana. Regime de comunhão parcial de bens significa que os bens que cada um tinham antes de casar não se comunicam com o casamento atual. O que você tinha antes de casar é só seu e vai ser declarado somente na tua Declaração de Renda. O que ele tinha antes de casar com você será declarado somente na declaração dele. qualquer bem móvel ou imóvel que você compraram após o casamento aí sim terão que decidir na declaração de quem vai entrar, explico:
Se você após casados compraram um carro, por exemplo, este carro pertence ao casal e não 505 para cada um. O percentual somente aparece depois do divórcio ou falecimento, durante o casamento o bem é de ambos na totalidade. Assim terão que decidir na declaração de quem vai ser informado o bem porque nas duas não pode. Se ele declara na dele você não informa na sua. A Receita cruza os dados e verifica que há comunhão no bem informado em uma só declaração.
O teu financiamento foi feito antes de casar então siga declarando como teu bem particular e informe os valores pagos em 2012. Atenção: se teu esposo após o casamento de vocês passou a pagar o financiamento do teu apartamento comprador antes de casar, ele terá direito a uma parte em caso de separação. Se esta sendo pago por você não ha divisão. O mesmo vale para o carro e imóvel dele.
Quanto ao imóvel do casamento anterior, se ele vai pagar o financiamento até quitar e esse foi o acordo judicial ele segue declarando na declaração dele. Quando quitar o formal de partilha transfere para o filho o imóvel. somente após a quitação o filho vai declarar o imóvel como dele, até lá esta sendo pago pelo pai e portanto entra na declaração do pai. Você não tem nada a ver com este imóvel e ele não se comunica com o casamento.
È importante que saibas porque a maioria das pessoas desconhecem que em caso de separação o que você tinha antes de casar não é compartilhado com o cônjuge, somente os bens comprados durante o casamento são partilhados no divórcio. Porém no caso de FALECIMENTO do cônjuge os bens anteriores ao casamento são partilhados e o cônjuge sobrevivente é herdeiro. Isso no Regime parcial que vocês escolheram. Desta forma se teu esposa vem a falecer você tem direito a metade do carro que ele financiou antes de casar com você e se você falecer ele tem direito a metade do apartamento que você comprou e esta pagando. O que você não tem direito é ao imóvel que irá para o nome do filho porque na partilha já foi determinado ser dele, só não foi para o nome dele porque tem financiamento imobiliário.
espero ter explicado da melhor forma possivel.
abraços
Se cada um vai fazer a sua declaração continue declarando como antes do casamento, tanto o imóvel como o leasing.
O imóvel doado acho conveniente declarar que houve a doação para o filho e zerar na declaração de seu marido.
O valor do imóvel (constante da declaração) declara em pagamentos e doações efetuadas no CPF do filho.
bjs
}.. Vocês podem optar em fazer a declaração em conjunto, ou seja tudo que for comum ao casal e uma so declaração inclusive os rendimentos, ou fazer em separado o que é mais vantajoso. o único problema é que o que for declarado em uma declaração não pode ser declarado pelo outro, assim como os dependentes, se um declarar o outro não pode fazer, Quanto ao apartamento vc pode declarar o seu nome, já que a declaração de bens parcial é formalizado depois do casamento o que vc tinha antes não é do casal,. ou um dos dois pode colocar os bens do casal na declaração e informar que o outro já relacionou os bens do casal na declaração, e faz menção do CPF na declaração do cônjuge informando que os bens estão na declaração do outro. ele tem que declarar sim o apartamento que esta em nome dele, so depois de quitado é que ele passará o filho , ja que i filho não tem como pagar o imóvel isso serve tambem o automóvel
Como informei , os bens so podem entrar ou em um CPF ou na declaração conjunta, o que as vezes n]o é vantajoso , já que a renda tem que ser somada e ai o imposto a pagar pode vir a ser maior.