O que acham do Cloud Computing?

Para quem não sabe, Cloud Computing, é a mais nova ideia do google; onde daqui há algum tempo, não se usará CPU. Ou seja o computador será constituído apenas de um monitor com conexão á internet. E todos os programas e docs serão executados lá, independente da máquina ou da localidade. Eu achei um máximo e vocês?

Comments

• >Olá Felipe,

A computação em nuvem é uma metáfora usada pela Tecnologia ou Serviços de TI empresas para o fornecimento de computação requisitos como um serviço a uma comunidade homogênea de destinatários finais. O termo cloud teoricamente significa abstração de tecnologia, recursos e sua localização, que são muito vital na construção de infra-estrutura integrada de computação (incluindo redes, sistemas e aplicativos). Todos os modelos de computação em nuvem dependem fortemente de partilha dos recursos para atingir coherance e economias de escala semelhante a um utilitário (como a rede elétrica ) ao longo de um rede (normalmente a Internet ).

Confia serviços de computação em nuvem (tipicamente centralizado) com um usuário de dados, software e computação em uma publicação de interface de programação de aplicativo (API) em uma rede. Tem uma considerável sobreposição com software como serviço (SaaS).

Usuários finais de acesso baseados em nuvem aplicações através de um navegador web ou um desktop leve ou aplicativo móvel , enquanto a empresa de software e os dados são armazenados em servidores em um local remoto. Provedores de aplicações cloud esforçamos para dar o mesmo serviço ou melhor e desempenho do que se os programas de software foram instaladas localmente em computadores de usuários finais.

Na base da computação em nuvem é o conceito mais amplo de convergência de infra-estrutura (ou infra-estrutura convergente ) e serviços compartilhados . [ 2 ] Este tipo de ambiente de centro de dados permite que as empresas para obter as suas aplicações para executar mais rápido, com gerenciamento mais fácil e menos manutenção, e permite que a TI mais rapidamente ajustar os recursos de TI (tais como servidores, storage e rede) para atender à demanda de negócios instável e imprevisível.

http://thorpower.blogspot.com.br/2012/04/fora-do-a...

• Escolher uma das soluções em cloud, seja IaaS (Infraestrutura como Serviço) ou PaaS (Plataforma como Serviço), garante aos seus projetos o uso da capacidade sob demanda, otimização de performance, segurança e previsibilidade de custos, sem compartilhar espaço ou recursos computacionais.

• Pessoal,

Há algumas confusões aí. Com certeza não foi o Google que criou a Cloud. O conceito vem lá dos meados da década de 60 e a empresa pioneira nesse ramo foi a Salesforce na década de 90.

Trato desses assuntos no meu blog e escrevi um artigo que explica essa questão histórica: http://acloudcomputing.com.br/o-que-e-cloud-comput...

• Computação em nuvem ou cloud computing é um termo de mercado que tem diversos usos, desde a utilização de serviços como Gmail (chamado de E-mail na Nuvem), até o uso de virtualização para a criação de uma nuvem para execução dos servidores virtuais.

• Não é bem assim cara.

Cloud Computing não é uma criação da Google.

Os computadores ainda terão CPU. Porém os processos mais importantes serão realizados na nuvem e o armazenamento também.

O que eu acho?

Bom, eu acho que vai acabar com a minha carreira. (Sou programador Desktop).

Só serve para empresas de TI, que necessitam manter servidores e processar grandes blocos de dados repetidamente.

PS.:Eu acho um lixo, já pensou a velocidade do teu PC depender da velocidade da sua conexão de rede.

Se tem gente que reclama da internet lenta pra ver um vídeo no youtube, por exemplo, imagina se todos os seu vídeos, programas, jogos, músicas tivessem que ser carregados antes de executar.

E já pensou que eles teriam acesso a tudo que é seu?

• Cloud computing não é criação do Google. É um nome novo prá uma coisa bem antiga: servidor remoto. Que já se chamou disco virtual, hd remoto e outras coisas semelhantes. É um espaço - geralmente cedido por empresas que faturam por meio de inserção de patrocínio - cujo tamanho costuma variar e no qual o usuário grava nele os arquivos que são excessivamente grandes para serem guardados na máquina ou que por algum motivo o usuário não quer manter no computador.

Com o crescimento do tamanho dos hd's o tamanho do arquivo deixou de ser um impedimento que levasse alguém a ter necessidade de um servidor remoto ou disco virtual. No entanto, cresceu vertiginosamente o número de EMPRESAS que passaram a demandar espaço para a gravação de seus dados e para a organização de seus arquivos digitais. Além disso, o copyright passou a ser um enorme problema a ser solucionado com o pagamento de um número reduzido de licenças, de preferência apenas uma.

A nuvem surgiu então como uma solução CORPORATIVA desses dois problemas: as empresas passaram a hospedar seus dados sensíveis em servidores cada vez mais potentes, solucionando o problema de espaço em disco e, ao meso tempo, eliminaram o custo com licenças inúteis, pagando apenas ao site onde seus dados se encontram armazenados.

O usuário comum na verdade tem pouco ou quase nada a ganhar com a nuvem. Talvez a comodidade de não ter que atualizar antivírus, se tanto. Isso se você usar um McAfee Artemis ou Panda Cloud. No mais a nuvem não passa de mero artifício para as empresas de telefonia e desenvolvedores de aplicativos em geral terem acesso aos dados dos usuários sem ter que pagar nada por isso.

Sign In or Register to comment.