Será que o sentido da vida está na ARTE DE SABER SOFRER ?

Uma das coisas que estou rapidamente aprendendo e percebendo na vida é que a vida é uma sucessão de problemas.

Por mais que uma pessoa se julgue feliz e possa se embevecer e se anestesiar por um tempo do sofrimento, este volta. Segundo algumas correntes filosóficas como a de Schoppenhauer, Viver é Sofrer.

Já notou que quando você resolve um problema estoura outro ? como se fôra assim, um cano d´água que a pessoa tapa um furo e estoura outro ?

E além do sofrimento, quando este não vem, nos causa uma expectativa de qual será o próximo baque, gera ansiedade. Então, a arte de viver não poderia ser assim melhor abordada como a capacidade do ser humano em saber CONVIVER com os problemas da vida ? Seria não se preocupar com os males que certamente virão e não se preocupar com os males presentes. E encarar tanto a dor e o prazer com indiferença.

Só há um modo de não se estressar: É fazer do stress a sua sombra. Ele sempre existirá, e viver bem apesar disso.

Vida sem stress não existe!

Comments

  • Quando chegamos a esta conclusão já apanhamos muito, quando se tem este olhar, tudo fica mais suportável, acredito q através desta reflexão q vc fez irá chegando à maturidade e àquele começo de sabedoria tão desejada que só os iniciados, os avatares alcançam, não penso que ficamos indiferentes mas tolerantes, compreensivos, compadecidos, com a nossa dor e com a dor alheia.

  • O sentido da vida não está na arte de saber sofrer, mas na arte de aceitar o que não pode ser modificado e lutar pelo que se pode modificar

  • O amor dá sentido às nossas vidas, tal como a amizade, ou a arte, ou a crença em Deus. São factores de felicidade, de paz interior, de harmonia, que suportam as nossas existências.

    Mas há o outro lado. Há a crueldade do mundo, a dor, o mal, para já não falar da morte. Eles são tigres escondidos, emboscados e prontos a atacar os incautos, para usar uma imagem presente nas escrituras budistas. Eles podem ser factores de infelicidade, geradores de falta de sentido da nossa vida.

    E são entre estes dois pêndulos que se desenrolam as nossas vidas. E quando pensamos em tudo isto, os nossos estados de alma, originam diversas e desencontradas reflexões sobre o sentido da vida.

    É sobre essas reflexões e pensamentos, sobre o que homem pensa e tem dito das suas vidas – e o que a filosofia tem avançado – que este site se debruça.

    ok

  • Puxa, assim vc me deprime!!! rsrsrs

    Não é bem assim que vejo. Eu penso que os problemas são um aprendizado e não significam exatamente sofrimento.

    Se vc tiver maturidade pra enfrentar cada problema, vc vai adquirir experiência para os próximos. E tem mais: sofrimento e problemas, tudo é relativo; talvez o que te faça sofrer, não faça a mim.

    A essência da vida não é a arte de saber sofrer, mas talvez a arte de saber viver... Boa sorte!

  • Sofrer é aprender a viver.

    Estive estudando em uma disciplina do meu curso (Administração) sobre segurança e saúde no trabalho, quando lia um texto que falava sobre o significado real de saúde e dizia que muitos criticam a idéia de que ser saudavel é um estado de pleno bem-estar. E nunca estamos assim. Logo, nao podemos dizer que somos saudáveis. Falava também que a angustia chega a ser um estado bom, porque nos impulsiona a querer alcançar os objetivos e por conta disso sempre estamos entrando em ploblemas e querendo resolve-los.

    Os problemas vão sempre surgir, porque sempre estamos insatisfetos com algo. No dia que vc pensar que não tem mais nenhuma complicação, vc ainda tem a barba para fazer, arrumar seu armário, comprar aquele patê que há tempos vc nao comia sem ter dinheiro no momento e assim por diante. É bom ter problemas, pq temos a oportunidade de utilizar nosso raciocínio para resolvê-los.

    Acho que o mais interessante a se pensar é saber reconhecer os problemas e tratá-los de forma natural... É chato se estressar com algo ou se lamentar que nunca acabam os problemas. Mas, antes saber que eles existem e que vc está se especializando em reduzir ou acabar com esses em menos tempo. As vezes, chegamos a conclusão que tem certos problemas que são pequenos problemas, e dai nos ocupamos em resolver problemas mais importantes.

    Acho que é isso. Pelo menos não tenho medo de enfrentá-los e evito causar problemas maiores que são mais dificeis de se resolver, tentando viver com tranquilidade, humildade e ajudando os outros, que devem ter problemas maiores que os meus.

  • Para mim está na arte de saber reconhecer cada momento de prazer da vida com felicidade plena.

  • axo q sim . pois so aprendemos errandu e sofrendo ! e so asim poderemos evoluir !

  • nao acredito nao.. a vida e para ser vivida, com seus problemas , alegrias,tristezas e outras coisitas mais.........nao devemos ser pessimistas nem otimistas... creio que devemos ser realistas... e a realidade e esta.. gostemos ou nao... va fundo e relaxe... nao se preocupe tanto que nao vale a pena..

Sign In or Register to comment.