É possível que um sociólogo acredite em Deus?

Normalmente, pessoas ligadas à sociologia são ateus, haveria possibilidade da paixão pela sociologia não apagar a crença e o amor à Deus?? Poderia a realidade social fazer morrer dentro do ser humano, a necessidade de buscar a Deus?

Weber foi criado no protestantismo.

Karl Marx era ateu (filho de pais judeus).

Émile Durkheim acreditava numa "consciência coletiva".

Saint Simon foi praticamente forçado a aceitar o cristianismo.

Auguste Comte rejeitou o catolicismo dos pais.

Comments

  • Sim, pode. Tenho uma matéria de sociologia na faculdade, o meu professor disse que estava com um amigo "pesquizando" numa Igreja e o amigo se converteu àquela religião. Os conceitos da sociologia é realmente "fria" em relação à religião, Comte mesmo disse que religião é uma forma "primata" de organização de uma sociedade. Mas acredito que o pessoal ainda não soube separar a ciência da espiritualidade. Uma não deveria dar "palpite" na outra. Houve tempos em que os religiosos queriam explicar os fenômenos da natureza (aí saíram aquelas "pérolas" da ignorância), hoje a ciência quer explicar a espiritualidade (surgem outras pérolas). O que está errado não é Deus e sim o ser humano.

  • ACHO MUITO DIFICÍL A MAIORIA DELES SÃO CÉTICOS COM RELAÃO A RELIGIÃO

  • Ninguem é excencialmente ateu, mesmo os que dizem ser não são , veja se pegar um ateu e mergulhar sua cabeça numa piscina, e segurar a cabeça dentro da agua alguns segundos , ao retornar seguramente Ele pronunciará ' que Deus me Salve "!, então dizer-se Ateu, é um estado de conveniencia, em que a crença não quer evoluir, e aprender . Nada podemos fazer para ajudar. se existem ateus, deixe-os viverem.

  • Eu entendo de sociologia e não sou ateu. Todas as atividades humanas não são perfeitas e portanto de nada adianta ser ou não para exerce-la. Toda atividade tambem será executada como empreendimento, ( Jesus fez assim com o evangelho), logo haverá controvérsias, contratempos, etc... ao longo da atividade. Bom lembrar a parábola do joio e do trigo como ex.

  • Aregentina, Sem de maneira alguma querer desepeitá-la, vejo-me na obrigação de fazer alguns reparos a tua pergunta: Karl Marx jamais poderia ser classificado com propriedade como sociólogo, e muito menos ainda como filósofo; foi fundamentalmente um economista. Auguste Comte foi, sobretudo, um ideólogo no mal sentido que a palavra adquiriu, após o rompimento dos membros da Academia (Freancesa) de Ciências Morais e Filosóficas, com Napoleão. Sobram então, Durkheim, que é quem realmente delimita os métodos propriamente sociológicos, e o grande Max Weber.

    Se é possível que um sociólogo acredite em Deus? Se conferirmos à noção de "Deus" sentido bastante aberto, penso que "sim". Aliás, tenho até um exemplo, o do antropólogo Carlos Rodrigues Brandão (e para ser antropólogo é preciso aqui no Brasil, onde não existe curso de graduação em Antropologia, é preciso, primeiro, ser um cientista social ou sociólogo), assim, como muitos físicos, Albert Einstein notadamente, e psicólogos, Carl Gustav Jung notadamente, acreditam num Deus não-antropomórfico nem salvador. À primeira vista, parece que a sociologia jamais atingirá o patamar de abertura que estas duas últimas ciências atingiram, o que torna mais possível, a crença em Deus; mas um sociólogo como Karl Mannheim, embora não toque em Deus, com seu conceito de "utopia", penso, começou há algum tempo a tornar a esfera da sociologia menos restrita.

    Abçs para v.

  • Não Creio.

    Estaria Influenciado por Uma Imagem, um Mito que Obstruiria seu Pensamento, e não Permitiria evoluir na sua consciência, sendo que a Necessidade de Buscar a Deus não e a necessidade da Humanidade.

  • Sim, é possível! Mas acreditar no DEUS verdadeiro é difícil... Muitos pensam que estão certos nas suas crenças, a verdade está apenas em JESUS!!!

  • É possível sim.

    Conheço um Doutor de Filosofia e vários sociólogos que acreditam em Deus.

  • por mais ateu q alguem seja ela diz "meu Deus", isso significa que não há ninguém ateu e por mais que não se acredite em Deus eles acreditam q há uma força maior q permite q essas forças caótica do universo estejam sempre em harmonia, então isso é crer q existe algo superior a nós então eles creem, de certa forma em Deus!

Sign In or Register to comment.