Por que meu salário é depositado em uma conta corrente e não direto na minha poupança?

Sou fincionário público e tenho conta no banco do Brasil, até hje eu não entendi a diferença de uma conta corrente e uma conta poupança.

Comments

  • Kadu,

    Por definição a conta poupança é um investimento. Ela é feita pra ser uma conta de depósitos que vão acumular (e não ser movimentados) durante um período e ter um certo lucro (embora seja muito pouco).

    A conta corrente é a conta feita para movimentação de saldos. Ela exige mais da disponibilidade bancária: Terminais de atendimento, rede de funcionamento, funcionários, caixas, prontos a receber você sempre que precisar movimentar sua conta. E, baseando-se nisso, o banco cobra suas taxas de manutenção da conta, enquanto a conta poupança, que EM TEORIA serve para ser pouco movimentada, não tem taxas. Até porque o rendimento é tão baixo, que se tivesse taxa, o cliente sairia era no prejuízo.

    É por isso que seu dinheiro tem que cair em uma conta corrente. Porque baseia-se no fato de que você se sustenta do seu salário e vai utilizá-lo durante o mês pra se manter. Não vai guardar para poupar.

    Ocorre que você tem o DIREITO de optar por ter uma conta salário, que não tem nenhuma taxa. Não PODE ter taxa. Mas essa conta não te dá direito a ninguém mais depositar dinheiro na sua conta: Ela só serve pra entrar seu salário. Não pode ter talões de cheque, nem cheque especial, nem outro tipo de serviço. Só o cartão pra sacar e pronto.

    Assim, você opta: Ou tem uma conta corrente normal, com todos esses serviços (cheque, limite de cheque especial, limite de crédito) ou mantem sua conta salário somente para depósito do seu dinheiro pela empresa.

    Espero ter ajudado!

  • Conta corrente é feita pra isso , movimentação continua de dinheiro . Poupança é justamente o contrário , espero ter ajudado .

Sign In or Register to comment.