Por que a grande mancha vermelha de Júpiter nunca se desmancha ?

Fico encabulado com o fato de Júpiter ter superfície volátil e assim mesmo a mancha vermelha não se desmanchar. Ela muda de posição, forma e até cor, mas nunca desaparece

_ Há explicação para isso ?

Comments

• É uma pergunta que não quer calar. Já vi algumas simulações da atmosfera de Júpiter que faziam aparecer uma mancha oval que se tornava estável por muito tempo. Já houve colisões de ovais menores com ela mas ela se manteve firme.

.

• A grande mancha é uma gigantesca tempestade. Até onde eu sei existem várias teorias para explicar a existência deste ciclone vermelho na superfície joviana. Atualmente a mais aceita parece ser uma que relaciona a teoria do caos com o movimento de fluidos em turbulência.

• Provavelmente é uma grande tempestade provocada pela dinâmica de grandes massas de atmosfera. Também pode ser devido a algum acidente na superfície, com montanha ou depressão.

• Pelo que li, já a algum tempo, a mancha é um anti-ciclone (gira em sentido inverso ao do planeta) de gás, sua composição gasosa tem densidade diferente da do resto do planeta, por isso ele não se mistura.

• Júpiter não tem uma superfície volátil, querido. A atração gravitacional fortíssima faz da superfície de Júpiter algo mais estável do que a areia de uma praia. Você não percebe, quando olha Júpiter ao telescópio, que aquilo é estável, extremamente denso, viscoso?

Phoenix você não brincou de massinha quando era criança?

Beijos, querido.

• Excelente pergunta!

Na verdade, não se tem ainda uma explicação definitiva para isso, porque não sabemos exatamente quais elementos compõem a atmosfera de Júpiter.

O que sabemos, e podemos usar como base é que o planeta gigante tem em sua atmosfera uma imensa quantidade de gases, entre eles hidrogênio, amona, metano e hélio. Sabemos também que as correntes de lá migram no mesmo sentido que a do nosso planeta e que essa mancha avermelhada existe porque provavelmente nas correntes de ar do planeta há também fósforo ou enxofre. A temperatura e pressão no centro de Júpiter são altíssimas, o que me dá uma vontade danada de conhecer o oceano desse planeta! (rsrs).

O movimento de rotação é muito rápido e isso gera um tipo de carrossel que nunca pára. Daí você tem essa grande mancha vermelha, que já se alterou muito com o tempo, mas nunca desapareceu, e nem acontecerá enquanto verificarmos essas características presentes por lá (quem sabe um dia, quando um super efeito estufa ocorrer... ahh! desculpa! Isso só aconteceria se nós humanos estivéssemos lá, mas isso não vai acontecer. Rsrs)

Ixi... será que me empolguei? Espero não ter sido confusa demais!

Sign In or Register to comment.