preciso saber com que base biblica os catolicos adoram imagem já que DEUS abomina tal pratica?
Romanos cap1v 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos,
23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;
29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;
30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;
31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;
32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.
No Novo Testamento, Paulo disse: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).
A Bíblia diz no livro de Josué: "Josué prostrou-se com o rosto em terra DIANTE DA ARCA DO SENHOR, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel" (Jos 7, 6).
Prostrou-se para se humilhar mas ñ para adorar cap 7 v 10 então disse o Senhor a Josué levanta-te porque está prostrado assim sobre o teu rosto, Deus ñ disse porque está me adorando mas sim somente prostrado
ñ se prostra diante da imagem de um anjo nem dirige-lhes preces, nem proteção Ap 19.10; 22.8,9). Essas passagens bíblicas são claras em afirmar que os próprios anjos rejeitam veneração! Aliás, o próprio Pedro - que vocês dizem ter sido o primeiro papa - não aceitou Cornélio se ajoelhar em seus pés (At 10.25,26), mas não é isso que vemos
. Observem que a palavra IMAGEM se refere a um artefato com propósito de Adoração.
Por acaso vemos alguma coisa como: Construam duas IMAGENS de querubins e os adorem??? Claro que não.
A construção da Arca foi motivada pela necessidade de Deus se comunicar com o homem e para guardar as tábuas da lei. A Arca da aliança não era objeto de adoração. Nem ela e nem os querubins alí esculpidos.
então somos proibidos de esculpir qualquer tipo de escultura. Pois poderia ser considerada como IMAGEM de adoração, porém sabemos que não é isso que o contexto nos diz.
"Serpente de Bronze Deus mandou que Moisés construísse ,com uma finalidade O propósito era que o povo olhasse para ela e visse que:
1. Eles pecaram contra Deus;
2. Eles estavam morrendo;
3. Eles estavam morrendo por causa do veneno das serpentes;
”os israelitas fizeram da serpente de bronze um ídolo, e chamaram-na Neutsã, e lhe queimaram incenso, até que, 700 anos mais tarde, Ezequias a destruiu (2 Rs 18:4)”.
2 Reis cap18 v 3 e fez o que era reto aos olhos do Senhor,conforme tudo o que fizera Davi seu pai
Vejam que neste caso, a Serpente de bronze havia sido transformada em um objeto de adoração e foi reprovada por Deus.
Querubins da Arca da Aliança"
A Arca da Aliança permanecia o tempo todo no Santo dos Santos e raramente era vista pelo povo de Israel. Ela era o símbolo da presença de Deus. Porém ela não deveria ser vista como um deus ou o próprio Deus. Apenas em ocasiões especiais ela era retirada do Santo dos Santos (Js 6:6; 2 Sm 11:11
Sig. De idolatrar ou venerar
A idolatria é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a Deus
a idolatria foi duramente condenada por certas religiões cujos ritos não incluíam imagens de ídolos. A Bíblia, a Torah e o Alcorão são particularmente taxativos quanto à idolatria, comparando-a com alguns dos piores crimes e pecados concebíveis. Por conta desta condenação, o termo "idolatria" é atualmente adotado como forma pejorativa de referência a práticas religiosas desobedecendo as leis de Deus segundo os seus mandamentos
7Atos cap17 v 29 sendo nós pois geração de Deus ñ havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro,ou a prata ou a pedra esculpida PR artifício e imaginação dos homens.
Comments
eu sou católica e posso t responder que a IGREJA CATÓLICA NAO DEFENDE A ADORACAO DE IMAGENS.
de onde vxs tiraram essa ideia? nos, vemos na imagem a semelhança de deus. apenas, agora não posso responder particularidades de pessoas que adoram .
Adorar a BÃblia também é idolatria. Concorda comigo?
"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."(Lucas 6:41-42)
Obs: Não sou católico.
Católico não adora Imagens já protestante adora a mamon o deus do dinheiro.
Shalom !!!
Lembra-te da parabola do joio de jesus,em que o inimigo plantou tal semente na plantação de trigo assim fez o inimigo,ele fez uma meia verdade plantou o ruim no bom,os catolicos acreditam em Deus mais dão adoração a santos,e na consumação do Seculo ão de ser jugado pelos seus tai feitos,por que um dos mandamentos do Senhor e não adorar imagem,nem semelhança alguma do que há ACIMA DOS CÃUS,nem abaixo da terra.
esta em Ãxodo 20:4 e 5.
789 dc -neste ano o concÃlio de Nicéia introduziu as imagens de escultura e relÃquias religiosas.
.
.
mas nada com fundamento bÃblico !!
.
.
acredito eu que a idolatria cairá fora da igreja católica, dai então a igreja romana conseguira recuperar os inumeráveis fieis que ela perdeu para as demais igrejas cristã !
tinha perguntado pra minha colega do colegio, e ela disse que não é adoração, e sim prestam homenagem.
tbm não concordo com isso, mas quem sou eu pra julgar alguem.
boa pergunta, não existe nada de que Deus nos mandou adorar imagens, muito pelo contrário, Deus não divide sua glória com ninguem, esses católicos não entende o que tá claro na bÃblia.
tambem naum entendo!