O que acontece se um astronauta se desprende da estação espacial quando estiver fora dela?
Bem, vamos lá... muitos astronautas fazem caminhadas espacial ( usam aquele traje espacial e andam fora da nave ou a EEI), eu gostaria de alguém, que souber, sobre:
1) Como a pressão lá em cima é 0 quando ele retorna pra dentro da nave ele tem que fazer um procedimento inverso ao dos mergulhadores antes de subir pra superfície da água?
2) Ele precisa ficar preso por algum cabo à nave ou EEI quando eles estao no espaço?
3) Eles nao podem se distanciar da nave e voltar de volta?
4) O que acontece se aquele cabo rompe? eles morrem? Ficam sem oxigênio? Eles orbitariam ao redor da terra? Cairiam pra dentro da terra ou vagariam pelo espaço? Eles morreriam instantaneamente ou so quando a reserva de oxigêncio acabasse? E o frio? A radiação? O calor? Tem como retornar pra EEI de volta?
Bem, tem um filme que trata disso, Gravidade, eu ainda nao assisti.
Update:Outra pergunta que gostaria de fazer tb é: uma vez solto no espaço há algum tipo de força física de atraçao ou repulsão sobre o astronauta?
Comments
Caso ele não tenha nenhum cabo ligado à estação espacial e não tiver nenhum meio de se locomover, como cilindro de ar para direcionar o jato em direção oposta à estação espacial, estará irremediavelmente perdido e condenado a morrer por asfixia quando acabar o oxigênio.
A última opção seria dar um jeito de direcionar um vazamento do próprio cilindro de oxigênio em direção oposta à estação espacial, na esperança de retorno e ser salvo antes que acabe seu oxigênio, caso contrário irá morrer da maneira que citei.
Não há forças de atração ou repulsão em um astronauta em queda livre no espaço.
Eles só podem se distanciar até o ponto em que podem usar o oxigênio de seus reservatórios, além disso é morte certa.
Um astronauta para sair ao espaço ou reingressar na estação espacial deve passar por um procedimento semelhante aqueles dos submarinos que você mesmo disse.
Isto vale tanto para sair como para entrar, onde as pressões devem se igualar antes de adentrar no ambiente que deseja.
Um astronauta morto vai orbitar a Terra por tempo indeterminado. Provavelmente será incinerado depois de algum tempo se sua órbita se aproximar muito da Terra e assim que as moléculas de ar começarem a friccionar sua roupa espacial, esta entrará em combustão e tudo vai se transformar em uma bola de fogo queimando tudo, astronauta mais a roupa.
Só funcionam as leis físicas.
Um abraço e boas pesquisas.
Vida longa e próspera.
-----------Edite----------
O Julio fez uma cópia da minha resposta e colou como se fosse sua.
Como podemos classificar isso?
Bom amigo. Depende do meio que ele está conforme a gravidade, ou seja, ele estaria com cabos ligados a nave assim que ele fizer suas agríticas pela lua, ele poderá voltar para a nave nos seguintes procedimentos:
Companheiros que estiverem na nave iram puxá-lo pela corda/cabo(s).
Ele faria um movimento assim: Braços para frente, pés a cruzadas e encolherá a barriga.
Assim, ele será levemente puxado a sua nave, sem dano nenhum.
1) Eu já lhe disse o movimento feito pelos astronautas acima!
2) Sim, se não iram ficar perdidos!
3) Dependendo da distância, não.
4) Se o cabo romper-se ele estará condenado á ficar sem oxigênio e morrer... Assim que o cilindro de ar não produzir mais.
Meu pai me ensinou muito sobre os astronautas; Ele disse que meu tio já tentou ir a lua, só que não tinha equipe e equipamentos corretos para partir, ele não tinha o principal disto tudo: A nave!
Bom, esta pergunta adicional lhe explicará por quê os astronautas encolhem a barriga durante todo o procedimento. Existe uma força tão grande que pode afetar a barriga do astronauta, é um vento muito forte e tremendo que quase rasga a barriga do astronauta, e se ele não encolher a barriga, pode até causar ferimentos graves, o nome desta força não me lembro exatamente, Enamik, Enhamek, não sei ... É um desses nomes aí! ;D
Amigo aqui encima deu uma boa resposta.
Tão boa que eu não tenho nem mais o que dizer
Sua pergunta foi tão complicada que meu cérebro bugou na metade do texto .
Resposta número 100!
O cara morre toque essa musica
https://youtu.be/QFdzB3we4FE
Para um mergulhador de grandes profundidades,a pressão da água ,sobre o mergulhador é muito grande ,por isso os gases que êle respira ,vai ficando dissolvida ,no sangue ,também ,a cada vez mais pressão .Isso ,a medida que êle ,vai descendo ,o sangue fica sobre enorme pressão ,para contrabalançar a pressão externa da água ao redor dêle. Se êle estivesse,com uma roupa de aço,esses procedimentos de ajustamento da pressão do sangue ,não existiria ,e o mergulhador ,poderia descer e subir ,rapidamente ,sem afetar sua saúde .No caso do astronauta ,quando sai da nave ,êle conserva o trage espacial ,que aguenta apressão do espaço zero do espaço vazio.Portanto não existe nenhum procedimento ,de compressão ,ou descompressão ,do astronauta ,quando entra ou sai da nave.O resto das respostas ,está razoavelmente corretas
É uma boa pergunta,,considerando que existe uma estação espacial onde se revezam astronautas de vários países..
1- Não. O que ocorre é pressurização da cabine onde o astronauta entra, e, após, o equilíbrio da pressão atmosférica a que o corpo estava aconstumado, visto que o escafândro usado para ir ao exterior mantém a pressão interna com o uso de ar comprimido.
2- Sim. Todo astronauta que sair para o exterior da nave fica preso a um cabo, a fim de que possa voltar em segurança e não se perca.
3- Não. A distância permitida é o limite do cabo ao qual estiver amarrado.
4- Se o cabo se romper e o astronauta estiver longe da nave, ficará vagando no espaço até terminar o oxigênio, quando morrerá, pois não exite qualquer maneira de retornar à nave, além de que não existe qualquer meio de atração, ao menos por enquanto, Como não existe atmosfera fora da nave e tudo flutua, é patricamente impossível o cabo se romper..
bom so 3 palavras acabou com ele................
1- eles usam um traje pressurizado. Não fosse assim eles morreriam. Para sair do traje não é preciso nenhum procedimento de compressão ou descompressão.
2- ele fica sempre preso por um cabo (life line) de segurança
3- os trajes não teem nenhum sistema de propulsão. Eles não poderiam voltar a menos que tenham algo, como ferramentas, para lançar na direção oposta.
4- se se soltar, alguém tem que buscá-lo de volta, antes que as reservas de ar acabem, porque a ISS é muito pesada para fazer estas manobras.