sobre a teologia da prosperidade..?
Me expliquem a teologia da prosperidade.....
o que eu entendi é que mesmo sendo bandido ,marginal, ladrão...se a pessoa possui bens ela é uma santa e esta agradando Deus..
mas mesmo sendo decente honesto e trabalhador ,se for pobre é um endemonhado...
é o que pregam...
Update:eu estou falando da visão dos crentes da prosperidade... eles medem a sua espiritualidade apenas pelo que vc possui ...
Comments
A Teoria da Prosperidade não se refere a sendo justificado perante Deus com bens e sim ela diz que a pessoa que usa seus bens para ajudar a causa de Deus tem prosperidade financeira,mas eu não vejo base bíblica pra essa teoria.
prosperidade nunca foi e nem sera teologia para mim
Teologia da prosperidade!... Um excelente marketing para arrebanhar trouxas. Todos querendo ser sócios de Deus e correndo para comprar commodities do céu. Uma coisa é certa: Num paÃs de 200 milhões de imbecis o que não falta é oferta de espertezas. Mas ficaria melhor se fosse chamada pelo seu nome verdadeiro: "Teologia do Estelionato".
Não é bem isso que pregam. à o seguinte na versão
dos teólogos da prosperidade Deus é muito rico e dono
da terra inteira; e pode lhe dar todas as riquezas, basta
você dar a ele um voto de confiança. Pagar o dÃzimo só
é o básico, quanto mais você der a "Deus" mais ele multiplica
seus bens seu dinheiro. Um exemplo: Você doa todo seu pagamento
ou toda sua poupança + o pagamento, seu carro, fica liso
e faz um teste com Deus. E segundo os pastores da prosperidade
Deus vai lhe restituir multiplicando as bençãos segundo a quantia.
1. Em seguida, Jesus foi conduzido pelo EspÃrito ao deserto para ser tentado pelo demônio.
2. Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.
3. O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães.
4. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3).
5. O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe:
6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra (Sl 90,11s).
7. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16).
8. O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe:
9. Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares.
10. Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13).
Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/...
na verdade essa visão é anterior a essa teologia da prosperidade. max weber no livro a ética protestante e o espÃrito do capitalismo relaciona a acumulação de bens em paÃses protestantes com essa visão de que a fartura seria considerada sinal de deus. pena que esses teólogos ignorem que na sua religião, o próprio judeu que a fundou era um pobre filho de carpinteiro que quando precisou de um animal de montaria, teve de pedir emprestado.
vc esta equivocado...
não O_O''' isso é o que uma pessoa super preconceituosa falaria em tom ironico
Já ouvi coisas do tipo.
Sou defensor da teologia da prosperidade. Ela é muito criticada por quem não a entende muito bem, mas basicamente se crê normalmente:
- que ser prospero é uma coisa boa, não má
- que Deus abençoe com prosperidade
- que devemos ofertar, semear no reino de Deus, e uns nos outros,
- que podemos esperar recompensa por esse tipo de atitude
A teologia da prosperidade tem varias passagens bÃblicas que apoiam. como quando Jesus diz que daria 100 vezes mais aos que deixaram n coisas por ele. A fala de Jesus de que não é para ficar fazendo aparecer sua oferta, para que Deus o recompense. Falas do velho testamento que Deus diz que se o obedecerem a terra deles será abençoada, riquezas, cabeça e não cauda, etc.
O que ela NÃO defende: que só dinheiro importa, que se você não tem dinheiro é bandido, que não tem que tomar cuidado com as riquezas, lutar contra ganancia etc.
à basicamente a mesma coisa que alguém dizer que é importante cuidar da aparencia, ou da saúde. Não significa que é a UNICA coisa que importa, só que é um valor em si.
Os que criticam comumente afirmam que quem acredita nisso tá errado porque acha que quem não ganha dinheiro então é porque tem pecado.. Eu to desempregado e não acredito nisso. Acredito sim, que ALGUMA COISA ERRADA deve ter na vida de pessoas que não prosperam, não significa que necessariamente na moral delas. E que buscar que elas prosperem é importante.
Acusar disso é como acusar as pessoas que defendem que saude é bom e que Deus cura de estarem dizendo que pessoas doentes estão em pecado. Longe disso. Jó por exemplo Deus abençoou com SAUDE e com RIQUEZAS, então afirmar que essas coisas não são benção é ignorar verdade bÃblica. Mas também deixou tirar, e isso não implica em desobediencia da parte de Jó.
Há passagens bÃblicas que afirmam sobre males do dinheiro, perigos das riquezas, etc. Não ignoramos (intencionalmente) passagem alguma, porém. Da mesma forma que está num texto um cara falando "não dá nem a riqueza nem a pobreza, dá-me a minha porção acostumada" assim também há promessas de Deus, e Deus deu a salomão riqueza além de sabedoria. E repare, o cara que disse isso disse "para que não roube tendo pouco, e para que não me esqueça de Deus tendo muito". porém Paulo disse o contrario: sei ter abundancia e sei ter necessidade.
Jesus bem disse o que se cumpriu antes em salomão: buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas serão ACRESCENTADAS.
Nós (exceto corrupção que tem em todo mundo) lutamos sim contra a avareza. o ato de ofertar à UM COMBATE A AVAREZA. Quando você doa, faz caridade, faz ofertas, semeia na vida dos outros, você tá mostrando que tem compaixão (base para eliminar injustiças, ganancia cuja base é o egoismo), sabedoria para ser rico de forma não destrutiva. Quando você não esquece de Deus, mas agradece a Deus pelo que tem, usa o que tem para fazer a obra de Deus, para cuidar de sua familia, educação, etc.
Em suma: é a visão teológica de que Deus faz prosperar, que semear gera bençãos, e que dinheiro pode ser usado para o bem.
Porém NÃO é acreditar que ter riquezas é sinonimo de ser santo da mesma forma que saúde, e bem estar em geral. A bÃblia está cheia de passagens falando sobre o fato de que essas associações são enganosas, mas também que há certa ligação, que Deus dá saúde, etc. São TENDENCIAS, não coisas garantidas.
os que falam que jesus era pobre filho de carpienteiro ignoram que Deus é dono do ouro e da prata, que Jesus foi presenteado com presentes carissimos (pelo que ouvi ouro nem era o mais caro), e que JESUS veio para ser humilhado até morte, mas que o padrão bÃblico não é esse: Jó, abrão, isaque, jacó, Salomão, Davi, e israel enquanto obediente, foram abençoados por Deus. O próprio Paulo falou "Deus multiplicará a vossa sementeira"