meu cachorro esta com otite e derme(bicheira) no ouvido... me ajudem?

MEU CACHORRO ESTA COM OTITE E DERME(BICHEIRA) E SEMPRE ACONTECE NO OUVIDO, JÁ FEZ LAVAGENS, LIMPEZAS ETC ETC,JÁ TRATAMOS MAIS SEMPRE VOLTA, QUERO SABER COMO FAÇO PARA "DOPA-LO" POIS ACHAMOS QUE POR ELE SENTIR DOR, ELE FICA MUITO BRAVO E NÃO NOS DEIXA BOTAR O REMEDIO EM SPRAY, SE PUDEREM ME AJUDAR FICO GRATO!

Update:

que fique bem claro que meu cachorro já foi inúmeras vezes ao veterinário, desculpem se não fui específico, ele tem otite crônica, quando o ganhamos ele já veio com este problema, da última vez que o levamos ao veterinario ao ser feita a limpeza o veterinario cortou a orelha dele e ele sofreu ainda mais, o maior problema além da otite é ele ser muito bravo acho q pelo fato de sentir muita dor o que acaba prejudicando o seu tratamento. alguem sabe como faço para acalma-lo?

Comments

  • Otite

    Otite é o nome que usamos para os processos inflamatórios do ouvido. O ouvido normal de um cão não apresenta odor, e a quantidade de cerúmen (cera) é bem pouca. Os sinais de alteração, normalmente, são: coçar ou esfregar o ouvido no chão, balançar a cabeça ou pendê-la para um dos lados, chorar ou tentar morder quando tentamos acariciar o animal perto da orelha, cheiro ruim nos ouvidos e excesso de cera. As otites mais profundas, denominadas internas, podem afetar o equilíbrio do animal, e o sinal mais evidente é o andar com a cabeça "pendendo" para o lado do ouvido afetado.

    As causas da otite são várias :

    - infecciosa: causada por bactérias e, geralmente, acompanhada de pus. Às vezes, torna-se difícil de ser tratada e necessita de exames complementares, como coleta da secreção para análise e determinação do tipo de microrganismo e antibiótico que deve ser usado (cultura e antibiograma). Esses tipos de otite, quando "mal curadas", levam o animal a desenvolver um quadro crônico e cada vez mais difícil de ser resolvido.

    - parasitária: causada por ácaros (sarna). É muito comum encontrarmos excesso de cera de cor marrom muito escura, O cão coça muito as orelhas. O ácaro que acomete o conduto auditivo não é o mesmo que causa a sarna de pele. Ele é transmitido entre cães e gatos, mas não para o homem. A recidiva desse tipo de otite é comum se o animal freqüenta ambientes contaminados.

    - fungos: é similar à otite bacteriana, mas o tipo de agente é outro. Apenas o exame da secreção do ouvido poderá diferenciar o microrganismo causador.

    - seborréica: por excesso de produção de cera. Alguns cães produzem muito cerúmen e o mesmo não é eliminado. O acúmulo do material vai causar fermentação, o que leva ao mau cheiro e posterior inflamação dos ouvidos.

    - umidade: alguns cães tem o hábito de nadar, e a entrada de água nos ouvidos certamente causará inflamação. A penetração de água no conduto auditivo durante o banho é uma freqüente causa de otite. Chumaços de algodão devem ser colocados, para que os ouvidos fiquem protegidos.

    - predisposição racial: raças que tem orelhas longas e peludas têm maior probabilidade de terem otite. Orelhas caídas abafam os ouvidos e não permitem a circulação do ar (aeração), condição que favorece a multiplicação de bactérias. O excesso de pêlos que algumas raças apresentam dentro dos ouvidos é outro fator predisponente. Os pêlos formam um tampão, e impedem a entrada de ar e saída da cera. A remoção do excesso de pêlos dentro dos ouvidos deve ser feita pelo veterinário, com a freqüência que se achar necessária.

    O tratamento da otite irá depender muito da causa. Evitar fatores como umidade, excesso de pêlos e o gotejamento desnecessário de medicamentos no conduto, irão diminuir a incidência da otite. Uma das freqüentes causas de falha no tratamento é o procedimento incorreto na hora de pingar o medicamento no ouvido do cão. Os remédios devem ser aplicados com a cabeça do cão deitada e segura firmemente por alguns instantes após a instilação das gotas. A maioria dos cães chacoalha a cabeça logo após a aplicação, o que elimina grande parte do medicamento, não permitindo que ele atinja toda a extensão do conduto.

    A limpeza dos ouvidos pode ser semanal ou junto com os banhos. Não usar cotonetes ou instilar medicamentos, pois pode haver irritação e inflamação com esses procedimentos. Um chumaço de algodão, embebido em uma pequena quantidade de álcool, é o suficiente para a limpeza externa dos ouvidos. A limpeza dos ouvidos é uma maneira de se controlar e detectar as otites.

    Silvia C. Parisi

    médica veterinária - (CRMV SP 5532)

  • .

    Cuidado com os banhos pra não entrar água no ouvido, pode ser isso..

    Já fez exame pra saber qual "bichinho" é? Só assim se pode passar um remédio específico.

    Exames não são caros. Faça pra ter um diagnótico correto, não adianta tratar uma coisa se não sabe o que está provocando..

    .

    .

  • oi já tive um problema desses com um fila: vc compra um remedio chamado de mata bicheira que vende no pet shop coloque no ouvido dele uma vez ao dia e veja o resultado mas muito cuidado com os olhos dele.espero que ele fique bem e bom, boa sorte.

  • Experimente entrar no site "www.arenales.com.br" e verificar remédios homeopáticos, pois trazem resultados excelentes para doenças tipo crônicas, sem prejudicar o animal.

    Você também pode ligar para o tel (11) 3666-9862 - que é uma clínica veterinária em SP/SP. (forneço o tel. com a autorização da Clínica ButDog ).

  • Pelo jeito, esse problema do seu cachorro já está crônico...

    Uma vez um cachorro meu teve um tipo de fungo no ouvido e tomou uns comprimidos que serviam para uma série de problemas de ouvido, inclusive Otite.

    Infelizmente não me lembro o nome... Vc pode ir em uma Pet Shop e perguntar por algum medicamento via oral, ou ir a um veterinário.

    Pelo que vc descreveu, acho que essas pomada e sprays não estão dando resultado, e ele vai ficar cada vez mais bravo até vc não conseguir dar mais o remédio de jeito nenhum...

    Acho que comprimidos vão ser a melhor solução para o seu caso...

  • Leva ele pro veterinário!!!Quando vc está doente você vaipra onde???

Sign In or Register to comment.