Criado um jogo para ios?

olá, planejo criar um game para ios em um futuro proximo (2 a 4 anos) mas para isso preciso de muitos conhecimentos dos quais não tenho, por onde começar?bom, meu primo vai cuidar da parte de programação (já e apple Developer e esta estudando os códigos) e eu tenho que estudar a parte gráfica. estou aprendendo o básico de photoshop + queria saber se o photoshop seria útil e se sim, para o que?baixei o programa blender + ainda n sei nem abrir ele direito. alguém pode me indicar algum curso de blender, photoshop e me falar por onde começo e quais os conhecimentos devo ter?

Comments

  • Olá amigo.

    Bom para criar um jogo para iOS você primeiro tem que pensar que tipo de jogo?

    2D?3D?

    Depois de decidir em qual dimensão vem o que você vai usar.

    Photoshop?sempre.

    Blender?eu recomendo 3DsMax e Zbrush.

    Bom você tem 2 opções fazer o jogo por o software(programa) Adobe Flash CS6.

    Ou

    Unity 3D,Unreal Development Kit.

    O que gosta do Unity 3D e que além de você poder criar o jogo para computador ele já exporta o jogo em Flash também.

    Mais para mecher com Unity 3D ou Unreal Development Kit você precisa saber programação muita!

    C#,C++,Python.

    Já para Flash você pode criar um jogo em 2D e precisa de saber Action Script 1.0,2.0,3.0.

    O Action Script 1 nem e usado mais hoje em dia então se usando mais AS 2.0 e 3.0 mais você tem que aprender do começo fica mais fácil.

    Photoshop? Prop 3D, Prop 2D=Texturas para as props do seu jogo.

    E um trabalho difícil de se fazer com duas pessoas,eu estou criando um jogo também mais plataforma PC incluindo que o jogo vai estar no Facebook e iOS,Android,Windows 8.

    Eu tenho uma equipe so que eh americana so tem 1 brasileiro eu venho estudando a 2 anos e meio em um site chamado Lynda.com tutoriais de profissionais tudo em Inglês muito bom.

    Bom Continuando:

    Você vai precisar de alguém pra trabalhar com o som do jogo.

    Ai entra

    Sony Vegas,SoundBooth CS6 ,Audition CS6, você pode estar usando também Garageband que e disponível em Ipad,Iphone e Mac.

    Se quiser ver as ferramentas Unity 3D e Unreal Development Kit:

    Unity3D: www.unity3d.com

    Unreal Development Kit (UDK) :www.unrealengine.com

    Bom espero ter ajudado.

    Se tiver alguma duvida me add no skype:netbus16

  • Se a parte gráfica for a arte gráfica do jogo sem ser a parte de programação, você pode estudar e analisar jogos que você joga e alguns jogos do mercado, por exemplo se eles são 2D ou 3D, se eles usam imagens vetoriais ou não e por ai vai. Vai também perceber dentro do contexto e história do jogo como eles elaboraram objetos, estruturas, roupas dos personagens, por exemplo tem alguns jogos medievais que tem estruturas, construções que lembram o império asteca. Você pode ver filmes também e ver como eles se preocupam com essas coisas.

    Bom ai talvez vocês com o projeto definido passem para o papel: nosso jogo terá tal ambiente e ambientação, como ele está ocupado com programação tire o que puder de preocupações dele do que não for programação mas deve haver dialogo, por exemplo alguns detalhes do projeto podem implicar na programação e em como você vai produzir a arte do jogo, isso precisa ficar claro para ambos para que você possa produzir o que ele vai permitir usar programando.

    Agora entrando nas ferramentas, o Senac em algumas cidades fornecem cursos para Photoshop, tratamento de imagens e etc. Para Blender você pode recorrer a livros e tutoriais na internet, para livros é bom ver o conteúdo antes, visite as livrarias mesmo que não for comprar nelas para ver o conteúdo e se tem o que você espera.

    Acho que você analisar os jogos e jogos em emuladores, tentar descontruir com o olhar o jogo mesmo vai contribuir muito. Vá lutando com as ferramentas, explorando que você vai ganhando conhecimento.

    Para o Blender você vai precisar de ajuda e paciência, acho que a coisa mais significativa é descobrir os atalhos do teclado dele e algumas opções, acho bom deixar anotado as coisas que você ver que são mais significativas e o mais importante: faça backup desse rascunho.

    No Youtube alguns desenvolvedores mostram como fazem suas criações, uma coisa que achei muito interessante foi um cara mostrando como fazer um modelo 3D a partir de imagens.

    Tem alguns eventos da comunidade de softwares livres e código aberto como o FLISOL, as vezes ocorrem em universidades, num desses eventos teve uma programação de cursos que entre eles tinha um de Blender, muito bom e foi onde também tive a experiência de fazer um modelo 3D a partir de imagem, veja a programação de eventos na sua cidade. As vezes existem cursos também de GIMP, um software aberto similar ao Photoshop em finalidade e proposta, talvez não com a variedade de recursos.

    Sorte irmão no desenvolvimento do projeto. o/ Tudo que vocês decidirem coloquem no papel, se organizem, sejam flexiveis também em alterar qualquer coisa que tenham decidido antes. Se puder aprenda um pouco de programação se não for interferir no seu trabalho, como são duas pessoas talvez você precise se envolver também com som, lhe aconselho usar o Audacity como editor, livre e de graça como o Blender.

Sign In or Register to comment.