Quais os meus direitos ?

Moro com um companheiro a 4 anos. Porém ele tem 74 anos e eu 38. Ele é divorciado , aposentado , e tém problemas cardiológicos. A casa que moramos é minha ,e a pouco tempo ele comprou um carro. O único bem que meu marido tem , é uma fazenda de 107 hectares, no qual predomina a plantaçao de cana de açucar , e que esta arrendada para a usina por 5 anos. Dos casamentos ..e casos do meu marido ele tem 10 filhos ( registrados ) , no qual muitos deles dizem que estão só esperando ele morrer para me dar um chute sem ter direito a nada...por isso quero saber quais os meus direitos , se é conveniente eu me casar . Obrigada !

Comments

  • Estou no 4º ano do Curso de Direito e vou lhe explicar:

    Convença-o de fazer um TESTAMENTO. No testamento, ele pode deixar metade de tudo o que ele tem para você. Assim, como vocês não estão casados, você terá os direitos provenientes da UNIÃO ESTÁVEL em que estão vivendo (metade do que cada um dos filhos dele herdar) e, além disso, ficará com metade de tudo o que é dele, devido haver testamento para você.

    O melhor a fazer é o TESTAMENTO, pois é simples e bastante seguro. Porém, faça-o por instrumento público, em cartório, e leve várias testemunhas, de preferência pessoas de sua família e da família dele.

    Ok? Boa sorte. Tchau !!!

  • Pela idade que vc tem, vc pode trabalhar e parar de ficar se preocupando com bens, a vida dos materialistas é um inferno só vivem pensando em repartir bens, arregasse as mangas e vá trabalhar é até uma vergonha vc c/ a idade q/ tem ficar questionando pensão, bens e etc, cara eu sempre trabalhei e nunca dependi de homem algum.Deve ser um horror mesmo saber q/ de uma hora p/ outra vc pode ficar sem nada, se tivesse corrigo atrás não estaria passando por isso ficaria despreocupada, pois vc teria o seu dinheiro e não ficaria na rua da amargura.A casa sendo sua vc tem mas é q/ ficar c/ ela, tb seria um absurdo se eles quisessem a casa, já que ele é sua, tem q/ ficar c/ vc.Boa sorte!!!!

  • Arruma um amante !!!!!

  • espero poder ajuda-la. Na conformidade da lei todo e qualquer pessoa que ultrapassa os 70 anos de idade,não tem plenos poderes para casar em comunhão de bens e sim, casa-se com separação de bens quando existe patrimônio, exceto se ele fizer uma escritura pre-antinupcial dando-lhe garantias de determinado imóvel ou coisa movel, ou mesmo faça um testamento em cartório com testemunhas, mas os filhos poderão requerer anulação alegando que mediante a idade dele, o mesmo não teria condições de responder socialmente pelos seus atos.Porque a sobrevida de um brasileiro é considerada a partir dos 70 anos, embora lucido, mas a lei ampara alegando ser ele incapaz de decidir sozinho pelos atos sociais dele.

    Quanto aos bens, por morte dele será dividido em partes iguais entre os filhos e voce provavelmente poderá ficar apenas com a pensão dele, requerendo em Juizo atraves de um pedido de Justificação Judicial.

  • CASAR nada vai te adiantar já que PELA LEI todo casamento com pessoas com mais de 60 anos SÓ pode ser por separação TOTAL de bens.A única coisa que ele pode fazer é ,caso queira doar para voce uma parte dos bens dele até o limite de 50%.Os filhos dele ( o que chamamos em direito de legítima) tem direito aos outros 50% do que ele deixar.Mas não podem cancelar o contrato com a usina a não ser que neste contrato haja previsibilidade de rompimento pelo seu falecimento e em situação de igualdade como locatária-arrendatária tem a prerrogativa de ser a primeira na venda ,caso isto ocorra em condições de igualdade.O que voce tem no momento é e união estavel e quiça seja AINDA a melhor relação,mas vá juntando documentação de contas conjuntas,compras em comum,de sua residência com voce ,documentações de fotos,de presença dele em atos de familia,de festas de igreja etc,etc.E mais,caso ele queira mesmo fazer a doação DEVE ser feita em cartório,na presença de testemunhas idôneas,e se possível acompanhada de laudo médico atestando a sanidade mental dele,já que tudo isto pode ser questionado em eventual disputa judicial no futuro e não adianta depois reclamar já que ,se ele falecer ,necessitar de ir apara a justiça decidir ,pode levar anos e até mesmo voce vir a falecer antes de resolver a pendenga....de maneiras que ,um testamento lavrado em cartório nas condições que referí é AINDA a melhor alternativa.Se é que é dele esta OPÇÃO

  • Todos os direitos como se casada fosse, pelo menos para a justiça.

    O carro é seu, vcs compraram juntos.

    Vc é meeira e com a nova lei, herdeira.

    Vc receberá metade do que os filhos querem te furtar e uma porcentagem dos outros 50 % porque é herdeira.

    O ideal era ele fazer um testamento mas, se não fizer, vc ganha de qualquer jeito.

    Se hover + alguma dúvida, entre no meu email, está aberto.

  • Não sei.

  • Você vive em união estável com seu companheiro. E somente o que foi comprado durante essa união pertence 50% a você. Ele tem mais de 60 anos e diz a lei que, se casarem, terá que ser com regime de separação de bens. Essa fazenda que ele tem, bem como a sua casa, ambos não terão qualquer direito. Assim, o que ele trouxe pra essa união de você será dos filhos dele, quando ele infelizmente falecer. Não aconselho você a se casar com ele. Não vejo qualquer vantagem nisso. Aliás, apesar de eu ser advogada, entendo que casamento deve ser feito por amor e não pra assegurar a vida patrimonial. Beijo da Tia Analy,

  • O seu caso é um pouco complicado, devido a idade avançada dele e você se muitos anos mais Jovem! Acho que deve conversar com um advogado e ver o que ele fala!

  • melhor se casar,mas de toda forma vc v ive a tempos com ele ja tem seus direitos,tambem ele pode em vida fazer testamente te favorecendo

Sign In or Register to comment.