Qual a hora certa para dizer que seu filho é adotivo?

Antes dos 5 aninhos ou dos 10 ? Pode ser depois dos 20 anos?

E quando tudo é só felicidades, em que o filho ou filha está muito bem na escola, é um grande exemplo, tem um grande futuro pela frente...é melhor não contar?

Acho que quanto mais tarde, pior será a reacão e mais drásticas serão as consequências.

Comments

  • Se eu tivesse a certeza de que nunca ele iria saber a verdade eu não contaria. Mas como não podemos prever e controlar o futuro a melhor coisa a fazer, na minha opinião, é ir falando a verdade desde que a criança é pequena.

  • olha minha mae tem 3 filhos adotivos que pegamos apenas com 15 dias de nascimento,mamae senpre falo a verdade desde que eles comezaram a entender , as 5 aninhos ja sabiam que eram adotados e um deles mamae senpre fez ver a mae natural e isso nao mudo nada porque a verdadeira mae é a que cria , agora tao grande formados ,eles sao os melhores ,eles senpre etenderam isso ,nao foi nada complicado . nos que somos filhos naturais moramos fora do brasil e eles nao querem sair do brasil para nao deixa minha mae so... imagina quanto elles amam ela ,sao execelentes em tudo e sao a melhor coisa que temos nas nossas vidas ,sem eles nossas vidas seria horrivel... vc deve dizer a verdade do principio sera muito melhor para todos ... a mentira senpre traz maus resultado porque ela tem a perna curta ..felicidades

  • Oi...

    Acho q ele deve crescer sabendo q é "filho do coração". Assim evitaria futuros traumas.

    Bjs

  • É melhor vc começar quando a criança ainda é pequena para não crescer transtornado, revoltado. Se vc faz isso, a criança já saberá que a mãe nunca teve amor por ele e vc ficará mais tranquilo. Quando tudo em uma família é transparente é mais ampla a visão de dar tudo certo, tente ir devagar, fale pra criança que a mãe dela não teve condições de criá-la e tbm não quis ficar com ela pq a rejeitava por ser nova e queria aproveitar mais um pouco da vida sem que fosse atrapalhada por uma criança. Existem vários argumentos para se sobresair a esse assunto. Vc conhece a criança que está ao seu lado, então vc deve saber como falar com ela, que tipo de argumentos vc pode usar. Se vc deixar para falar mais tarde, ela poderá não ter uma boa reação e, é nessa hora que muitas caem no mundo das drogas e do álcool. Tome muito cuidado. Valeo!!!

  • A hora certa é o mais cedo possível. Conheço verdadeiros dramas por se esconder a verdade. Tive uma aluna que nunca percebia certos ditos dos colegas porque só ela não sabia que tinha sido adotada. Eu ficava gelado quando ouvia esses ditos. Bastava juntar 2 e 2 para perceber. Conheço outro caso em que uma velha falou: "Coitadinha desta menina que não sabe que a mãe dela é sicrana e julga que é fulana"" A menina foi para casa e perguntou à mãe: "ouve lá, disseram-me que eu sou filha de sicrana e não tua!" A "mãe" chorou imediatamente e denunciou a verdade. A menina era filha de seu marido e de uma traição dele e ela era uma heroina por ter aceitado a filha de seu marido, mas mesmo assim foi um drama. Tudo teria sido mais fácil se a menina soubesse desde início a verdade.

  • Olha, ouvi uma psicóloga dizer que nunca devemos mentir, devemos contar pra criança o mais breve possível, se a criança for recém nascida, devemos contar mesmo ela não entendendo nada do q vc está dizendo, e que ela deve crescer com a verdade, e que a historinha da mãe do coração é a melhor. As crianças preferem a verdade por mais q dôa, do que se sentirem enganadas, pq elas perdem a confiança em quem ela mais confia, ficam inseguras, pode ser traumático ou desastroso. Quanto mais tarde pior. É claro que a forma de contar tem que ser com muito cuidado, mas a mentira pode aparecer antes mesmo de vc contar, aí sim será uma tragédia.

  • Jonas, é melhor vc pedir ajuda psicológica,pois minha prima estava nesta mesma situação,e procurou orientação .

    Pois é sempre melhor , e um direito da criança saber que é adotiva.

    Mas realmente tem idade certa, pra saber a verdade com mais tranqüilidade e sem traumas.

    Se deixar passar muito tempo fica difícil,,tanto para os pais como para a criança.

    Hoje a menina esta com 15 anos e convive muito bem com a familia adotiva,e com a verdade.

    boa sorte.

  • tem uma senhora, que mora no meu condominio, que adotou um garotinho.

    Desde que ele era pequenininho, de colo ainda, quando ele estava dormindo, ela se aproximava do berço e começava a conversar com ele, dizendo, que apesar de ser adotado, ele era a coisa mais importante da vida dela, que ela o amava e coisa e tal e que apesar dele não ter nascido da barriga dela, ele era o filho adorado que ela sempre quis ter.

    Hoje o garoto tem 9 anos e age naturalmente em relação a isso.

    É assim que deve ser.

    Eu conheço inclusive uma outra senhora, que adotou o mesmo procedimento, conversando com a filha quando ela era pequenina e estava dormindo no berço.

    Mas era só isso. A mãe adotiva dela, nunca comentou, fora das paredes da casa dela que a menina era adotada.

    Certa vez, na escola, a criança comentou com outras crianças que era adotada, mas que não se importava com isso, pois a mãe dela a amava muito.

    A diretora da escola, preocupada, chamou os pais para uma conversa e só aí soube que a menina era realmente adotada.

    Hoje a garota é uma moça, perfeitamente ajustada e feliz.

    É assim que deve ser. O assunto deve ser tratado com naturalidade e respeito. E quanto mais cedo melhor.

  • O mais cedo possível para evitar aborrecimentos futuros!!

  • Tem que ser dito sim!!!! Quanto mais cedo melhor!

    Minha filha tem um filho que o pai nunca quis saber dele.

    Ela , quando ele tinha 2 anos arrumou um companheiro que adotou meu neto com todo amor e carinho.

    Minha filha contou pra ele quando tinha 7 anos . Ele está com 11 e sabe que o pai biológico não se importa com ele. Nunca ligou pra perguntar por ele....... Ele ama o pai adotivo. Ele é tão bem preparado pela mãe que diz sempre. Meu pai é esse que me dá todo o amor que eu preciso. Ele diz que não quer conhecer o pai biológico mas, a mãe sabe que mais cedo ou mais tarde ele vai querer saber mais sobre esse pai , nem que seja por curiosidade, e, que ela nada poderá fazer. Ela já está preparada pra isso.

    Afinal não se sabe o que vai passar pela cabeça dele , mais tarde, em relação a isso. Que fazer né

Sign In or Register to comment.