Seria isso estar acima do conceito de Tempo ?

Se Deus é o Criador de tudo, também o é do Tempo... Então, Ele existe independente do Tempo existir... Por isso, sempre existiu, pois antes do tempo ser criado, não havia passagem do mesmo!

Mas, agora que o Tempo existe, como Ele se comporta nele? Está em todos os tempos e instantes ao mesmo tempo? É como um "Presente" no Passado, Presente e Futuro?

Se o tempo fosse uma linha de 5 cm numa folha de papel, Deus seria como uma enorme mão que cobrisse a linha toda? O "Um" sobre todos os pontos / instantes?

Ou seja, Onipresente no Tempo?

Update:

Daniel, toma cuidado... Se você já está pensando parecido comigo, daqui a pouco vai ser tão doido quanto eu ^^

Update 3:

Nielk46, assim eu fico emcabulado, kkkkk

E essa foi uma das poucas perguntas que me fizeram aprender algo mesmo... Meu conceito de tempo mudou em 3 respostas!

Esse site tem seus momentos úteis ^^

Comments

  • Segundo Santo Agostinho, Deus não é no tempo, o qual é uma criatura de Deus: o tempo começa com a criação. Antes da criação não há tempo, dependendo o tempo da existência de coisas que vem-a-ser e são, portanto, criadas.

    ^^

  • mais ou menos.

    O tempo em si não existe. Nosso cérebro divide os fatos em uma linha temporal por incapacidade de vislumbrar a plenitude, vislumbrar tudo que "já está escrito"

  • O tempo é só mais uma dimensão, que temos dificuldade em enxergar como tal.

    Imaginemos um mundo em só duas dimensões. É um mundo plano, em uma folha de papel. Imagine duas rodinhas de papel como seus habitantes.

    Elas enxergam as duas dimensões, e só.

    Agora pense em uma esfera de borracha, e coloque-a no mundo das duas dimensões.

    As duas rodinhas de papel a verão como um ponto - aquele que toca a folha.

    Corte a esfera no meio, e ponha uma metade cortada nesse mundo, com o corte para baixo. As rodinhas a verão como uma outra rodinha, exatamente como elas.

    Mas no fundo é a mesma esfera - a que antes era um ponto.

    Assim é com o aumento de uma nova dimensão. O mesmo elemento é visto de modos diferentes, mas ele existe em todas as suas versões, quando se é capaz de enxergá-lo em todas as dimensões.

    Como eu vejo uma terceira dimensão, enxergo a esfera em todas as suas seções retas ("cortes"). Só as rodinhas bidimensionais é que só vêem uma de cada vez.

    Logo, eu sou "onipresente" em tudo o que é tridimensional.

    Para o que tem a quarta dimensão (aqui o tempo), eu só vejo uma "seção" de cada vez. E vejo-a como se os elementos se modificassem.

    Considerando-se o conceito de um criador de todas as dimensões, ele estará no nível máximo de todas elas, ou seja, as vê todas simultaneamente.

    Beijos

  • Makoto, parabéns por sua instigante pergunta! Propiciou um nível de respostas muito bom, especialmente da Paris Whitney e do Frei Bento, do Assis e da Maria Regina.

    Bem, deixee-me colocar mais uma questão, a saber, da "revolução copernicana" de Kant: Antes de Kant, nós estávamos no espaço e no tempo, depois de Kant, o espaço e o tempo estão em nós". Não me lembro do livro e autor da frase. Mas na "Crítica de Razão Pura" o espaço é uma forma de intuição externa e o tempo, interna.

    Um abraço!

  • Deus seria a gravidade?

  • Diz a religião na qual Jesus cresceu aqui na Terra, que, ao acharmos uma resposta certa, o mais importante é acharmos então a pergunta mais certa pra ela rsss

    Deus É.

    E o comportamento dEle É absoluto.

    Então se comporta com o o tempo com o mesmo senhorio que se comporta "em relação" às outras criaturas.

    A resposta serve para isso:

    A forma de identificar se foi diante de Deus que estiveste, ou se diante de uma alucinação, é justamente essa, o tempo.

    Apenas Deus está além de todos os pontos instantes dos 5 cm da linha, e cobre toda a tua folha.

    Estar diante de Deus é algo que não aceita conjugação de tempo.

    Se estás, estiveste e estarás.

    Se estiveste, estás e estarás.

    Esse instante diante dEle, não tem como ficar pra ti dentro de uma escala de tempo.

    Simultaneamente passa a acontecer em todos os pontos/instantes do teu presente, passado e futuro.

    Se Ele está realmente diante de ti agora, então ele está em todos os tempos aos quais tu, (mas não Ele), está sujeito.

    Ele É.

    A Paz de Jesus.

  • a ciência já sabe por meio da lei da relatividade que o tempo faz parte da matéria, tempo espaço massa,

    e que em certas regiões do espaço não existe tempo e que o tempo ele não flui como um rio, ele / existe e e´estático,

    eu na minha santa ingnorancia imagino que do outro lado da vida não existe tempo, não da forma como conhecemos, e infelizmente devido a não conhecermos sequer podemos imaginar como é

  • Tempo é algo incompreensível (ou falsamente compreensível) para a esmagadora maioria das pessoas, mas sabe-se que o tempo não passa da mesma maneira para todos no universo, pois depende da velocidade que nos encontramos. No plano espiritual o entendimento piora de vez, portanto não há uma resposta satisfatória para sua pergunta.

  • Makoto, o tempo para nós é a relação do movimento de rotação e translação da Terra.

    Se sairmos do controle da Terra, este tempo é diferente, pois a relação passa a ser outra.

  • Parece q Ele poderia fazer isso se assim quisesse. Einstein disse q era impossível recuar no tempo, apenas avançar. Cálculos modernos dizem q tb é possível recuar no tempo - Teoria das super cordas.

    Entretanto, ao analisar a bíblia, notamos q Deus acompanha sua lei estabelecida, quer dizer, Ele permanece no mesmo tempo nosso. Contudo, qd necessário Ele 'abre a janela do futuro' dá uma espiada e toma suas providências, mas Ele não faz isso deliberadamente e sim apenas qd necessário para seus propósitos...

Sign In or Register to comment.