Me ajudem a tentar superar esse problema psicológico?
Eu a um tempo atrás - aproximadamente um mês - comecei a ver minha vida de uma maneira diferente, e como sempre tive uma certa facilidade pra mudanças de vida eu passei do "desapegado" ao "apegado e preocupado", eu ando vivendo apenas de futuro, tenho medo de o que irá acontecer daqui a uma semana, mês, ano e etc, só sei pensar em qual faculdade fazer, em como as coisas vão ser quando o tempo passar, tenho medo de envelhecer, tenho medo de ficar mais feio quando mais velho (já me acho horrível) e etc. Como passar a viver o presente e deixar o futuro acontecer naturalmente? isso é alguma crise de adolescência (17)? por favor, me dêem conselhos pois isso já esta chegando a me fazer mal. Obrigado desde já.
Comments
Nossa! 17 aninhos, que coisa boa. Pode ficar sossegado que isto vai passar. Mas vc tem que se ajudar tb. As coisas aparecem assim para nosso próprio crescimento emocional. É sempre bom pelo menos tentar ser um pouco lógico: há duas coisas que não mudamos, o passado e o futuro. O presente vai ser seu passado em breve, portanto, deixe de lado as coisas que são só preocupações. Veja vc, não temos o mínimo domínio sobre o futuro. Impossível. Então vc estará perdendo um tempo precioso pensando em coisas que vc não tem idéia se vão acontecer.Enquanto vc se preocupa com o futuro, com a semana que vem, etc, vc deixa de viver. Faça um esforço para ter um interesse neste momento. A calma vai fazer vc escolher uma carreira, aquela que vc se sentir melhor. É claro que vc tem capacidade para muitas coisas, mas entre elas, veja a que vc se sente melhor, mais realizado, mais feliz. Provavelmente vc não é horrível e mais vale uma personalidade cativante do que muita beleza (que acaba, isto sim é pior:) Medo com coisas que vc não pode controlar é perda de tempo. Envelhecer todos vamos... e o que tem de mal nisto? Melhor ficar velho do que morrer não é? Quem não fica velho é pq já se foi. E posso garantir a vc que a idade não é o pior que pode acontecer uma pessoa - vc nem calcula o no. de pessoas de mais idade que conheço que são muito felizes e realizadas. Ouço menos queixas de mais velhos do que de adolescentes.
cara, é o seguinte, você deve se preocupar com o seu futuro, mas pense comigo.
se você ficar pensando apenas no futuro, e não aproveitar o presente pode acontecer duas coisas
1 você ter um ótimo futuro e ser bem sucedido
2 você sair de casa destraido com o teu futuro, ser atropelado e morrer dai vc n vai ter nem futuro
um ensinamento que eu não sei se já existe, mas que eu mesmo percebi e o seguinte:
use o passado para não cometer os mesmos erros, aproveite o presente no seu máximo pois nunca se sabe quando acabará, use o futuro como motivação a fazer as coisas certas.
a única maneira de você deixar de pensar no futuro naturalmente é deixando ele chegar a cada ano, mês, dia, hora.
tenho um ótimo exemplo para te dar! Albert Einstein era o pior aluno da escola, foi aceito pela faculdade por um meio de solidariedade e veja onde chegou, simplesmente um dos mais importantes cientistas do mundo. a pergunta pelo modo que ele agia ele era preocupado com o futuro? não ele simplesmente desafiou a lógica do futuro.
Adolescentes também vão ao médico. E isto é muito bom. Pode ser que o médico lhe dê o encaminhamento correto por poder conversar mais com você.
Geja35
à problema de adolecente porque eu já tive isso apesar de eu só ter 14 anos faz tempo que já me recuperei faça coisas que te faz ficar feliz ou alguma coisa que te faz ficar com coragem. para me recuperar comecei a assistir filmes de ação depois de um tempo sumiu.não se esqueça tenha muita coragem.
A BÃblia diz: Não andeis ansiosos pelo dia que há de vir.
Portanto, descanse em Deus e entregue a Sua vida para Ele que tem um futuro de bençãos para você.