Quando Moises perguntar o nome de Deus.... Ele teria dito: “eu sou o que sou”?
Êxodo 3,13...
Ou a bíblia apenas teria plagiado parte de
uma antiguíssima inscrição egípcia,
gravada no Templo da natureza.
E incorporada a mesma a bíblia....
Como sendo do suposto Deus Jeová?
Update:A frase original plagiada pela Bíblia seria:
Eu sou tudo o que é, tudo o que foi; e tudo o que será.
Comments
Literalmente, "Eie asher eheie" - Eu sou o que Eu sou
Porém, Moisés fora criado como nobre no Egito (alguns dizem que ele na verdade pertencia à nobreza egípcia e que o história da cestinha não é mais do que uma cópia da história (muito anterior) do herói Gilgamesh - da Suméria). Ora, na época em que Moisés viveu fazia apenas 40 (talvez até 100, mas não mais do que isto) anos que acontecera a maior heresia de toda a longa história egípcia:
O faraó Amenhotep IV, após uma revelação em meio ao deserto (é sempre no deserto!) mudou seu nome para Akhenaton e ordenou o fim do culto a todos os deuses egípcios: a partir daquele momento só se reverenciaria a um Deus único: Aton. que estava muito além e acima de tudo. Como os Egípcios costumavam representar os seus deuses, Akhenaton adotou como representação de seu Deus o Sol - deixando bem claro que Aton era muito mais do que o sol, mas que esta era a melhor representação que se poderia fazer dele que a tudo criara e que distribuía diariamente suas benesses como o sol distribui seus raios.
Após a morte de Akhenaton, o seu nome foi retirado das listas de Faraós, a nova capital que ele fundara - Akhetaton - foi abandonada e seu sucessor Tut Ankh Aton mudou o seu nome para Tut Ankh Amon, restaurando a religião antiga e proscrevendo a Religião do Deus único.
Poderia Moisés ter se baseado nesta religião proscrita para criar a sua? Não se pode afirmar taxativamente, mas difícilmente esta religião estaria totalmente esquecida no tempo de Moisés... Por outro lado, o Salmo 104, supostamente escrito por Davi séculos depois de Moisés, é praticamente idêntico a um Hino a Aton escrito pelo próprio Akhenaton...
Só pra ser objetiva..
O verbo SER na linguagem antiga, seja egipcia ou hebraica, não podia ser usado por homens, só era atribuÃdo a Deus. Por que? Porque 'ser' é ser pra sempre. Costumava se usar a palavra 'estar' porque o homem é passageiro. Então por exemplo, Moisés não dizia "eu sou hebreu", ele dizia "eu estou hebreu" porque um dia ele morreria e não seria mais.
POr isso o unico que era, é, e sempre será, é somente Deus.
Então quando moisés disse "O Eu Sou me enviou", faraó entendeu que não se tratava de homens, mas de um Deus eterno.