Tenho transtorno de personalidade esquiva. Existe tratamento sem medicamento?

Estou pensando em fazer teatro. Numa tentativa desesperada de conseguir me relacionar com outras pessoas. Sei que esse transtorno é sério e que de repente eu, (uma pensoa que tem pavor de me relacionar com pessoas estranhas ), talvez me vendo na obrigacao de contracenar COM ESTRANHO EU CONSIGA VENCER NA MARRA O MEU PAVOR DE FALAR COM DESCONHECIDOS.

Hoje fui com meus pais a uma loja enorme e me perdi deles. De repente me senti sozinha num mundo de estranhos. Senti vontade de fugir nao sei bem do que.!

No momento em que escrevo isso estou chorando e com vergonha de me sntir assim. Sei que preciso de um tratamento psiquiatrico, pois isso so esta piorando com o tempo. Quero e preciso me tratar com urgencia, mas gostaria ainda te ter uma atividade paralela ao tratamento, como fazer um curso de teatro (apenas para fins de contracenar, me relacionar com pessoas estranhas), PNL (Programa Neuro Linguista). O que vc sugere???

Comments

• Ola, sobre Personalidade Esquiva , o primeiro passo e encarar o problema, esse transtorno vem ligado a ansiedade, aquela sensação de agonia de querer fazer alguma coisa e viver em função do que vai acontecer e acabar não vivendo o presente, vc ja pensa o que vão achar do que vc vai falar, antes mesmo de dizer, e por isso acaba não dizendo nada, com isso cada vez mais se afastando das pessoas e evitando eventos sociais e locais publicos.

Agora se vc sabe que faz isso precisa começar mudando algumas coisas, o primeiro passo e diminuir a ansiedade, quando perceber que está com a sensação faça a respiraçao 2 por 4, inspira em 2 seg e expira em 4 seg, depois de um tempo está fazendo vai sentir a diferença.

Controlada a ansiedade vc precisa começar a falar, claro que é a parte mais difícil mais ai vem o esforço, procure conversar e perguntar coisas as pessoas a sua volta, com o tempo vai melhorando no aspecto social.

Agora o principal é trabalhar a auto-estima pois ela está baixa, comece a frequentar cursos pode fazer teatro como vc disse e se conseguir assitir algumas palestras sobre o assunto. Passe a particar esportes, cuide da saúde e da sua aparência para que as outras pessoas notem que vc se gosta. Procure ler bastante livros jornais e noticia para não ser uma pessoa sem assunto, esteja sempre interada.

Espero que ajude e não dispense a ajuda de um profissional qualificado, recomendo psicoterapia cognitiva e uma consulta psiquiátrica para saber se precisa de algum medicamento que auxilie nessa sua jornada.

Boa Sorte

Abraço

• vx tekl q ird na medio e dave traoatmento

Sign In or Register to comment.