O salário mínimo muito baixo seria um mal necessário para evitar a imigração?

Os estados que oferecem os maiores salários mínimos tendem a serem mais populosos. Os serviços públicos (como saúde, transporte, restaurantes, segurança, habitação, etc) tendem a serem ruins devido ao congestionamento populacional. Se um governo estadual quisesse ser generoso aumentando o sm regional, os problemas causados pelo superpovoamento tenderiam a piorar.

Caso o governo estadual reduzisse o valor do salário mínimo regional, provocaria movimento migratório inverso. O êxodo de emigrantes para outros estados fariam reduzir o número de habitantes. Com menos habitantes, os serviços públicos em geral atenderiam com mais qualidade.

Solução do problema (por exemplo, SP e RJ):

Se os Estados de SP e RJ fossem estados fechados a imigração, o governo paulista cuidaria somente de paulistas nativos e o governo do RJ cuidaria somente de cariocas nativos. Assim, seria possível aumentar os salários mínimos estaduais sem se preocupar com a imigração.

Vocês concordam com o meu raciocínio?

Comentem a favor ou contra.

Comments

  • eu apoio a sua luta separatista

    eu entendo a sua 'raiva'.

    eu tbm concordo que cada estado tem que aprender a se virar sozinho

    PORÉM, o separatismo é proibido pela constituição

    o máximo que voce pode conseguir é um federalismo mais forte:

    - cada estado que decida seu Salario Minimo (eu sou contra a existencia de SM)

    - cada estado que decida sobre aborto

    - cada estado que decida sobre legalização ou não de drogas

    - cada estado que crie sua propria legislação tributaria

    etc....

    aqui tem um partido perfeito pra voce e pra mim tbm.

    http://www.federalista.org.br/site/

    _____

    agora que eu vi o seu avatar,

    voce já conhece o partido federalista

    kkkkkk....

  • o ideal seria a não existência do salario minimo, que prevalecesse a negociação e o acordo mutuo, se atendo a parâmetros e referencias. sem coerção externa, salvo a caraterização de trabalho escravo.

  • Eu sou 100% anti - separatista, temos que ser somatistas somar forças e não se separar.

  • O Salario minimo é somente uma referência, não pode ser menos que o que é estipulado como sendo mínimo. Muitas categorias profissionais tem seu próprio 'salario minimo' (salário base) que ultrapassa o SM estipulado. Se o capitalista fosse menos ganancioso o SM seria muito maior. Não tem nada a ver com imgração por que o imigrante geralmente trabalha prestando serviço ou praticando sua profissão de forma liberal.

Sign In or Register to comment.